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Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
James A. O'Brien Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Capítulo 1: Introdução aos Sistemas de Informação nas Empresas 1.1 Por que as Empresas Precisam da Tecnologia da Informação 1.2 Fundamentos dos Sistemas de Informação 1 1 © 2001 Editora Saraiva

2 1.1 Por que o Sistemas de Informação são Importantes
A tecnologia da informação está redefinindo os fundamentos dos negócios. Atendimento ao cliente, operações, estratégias de produto e de marketing e distribuição dependem muito, ou às vezes até totalmente, dos Sistemas de Informação (SI). A tecnologia da informação (TI) e seus custos passaram a fazer parte integrante ao dia-a-dia das empresas.

3 O Mundo Real dos Sistemas de Informação
Analisando a NetFlix.com - locação de filmes pela Internet O tamanho e o peso do DVD tornam fácil de despachar e tornam a remessa economicamente viável. O uso da consulta da Internet, site e tecnologias de faz das comunicações e pedidos eletrônicos um processo rápido e eficiente.

4 O Que Você Precisa Saber
Os usuários finais precisam saber como os sistemas de informação podem ser empregados com sucesso em um ambiente de negócios. A pergunta importante para qualquer “gerente” ou “usuário final” de uma empresa é: O que você precisa saber para ajudar a gerenciar os recursos de rede, hardware, software e dados de sua empresa para que eles sejam usados para a empresa alcançar o sucesso estratégico ?

5 Um Referencial Teórico para os Usuários Finais das Empresas
Conceitos Básicos Conceitos comportamentais, técnicos e administrativos fundamentais sobre os componentes e papéis dos SI. Os exemplos incluem conceitos básicos de sistemas de informação derivados da teoria geral dos sistemas ou conceitos de estratégia competitiva utilizados para desenvolver sistemas de informação em busca de vantagem competitiva. Tecnologias da Informação Cinco áreas de conhecimento que são importantes para os usuários finais entenderem os sistemas de informação: Conceitos de Fundação. Os usuários finais devem estar familiarizados com os componentes e tipos básicos de sistemas de informação existentes. No entanto, eles também precisam se familiarizar com a teoria geral dos sistemas e as teorias de processamento de informações (máquina e homem). Esses tópicos são abordados no Capítulo 1 e outros. Tecnologia. Os usuários finais devem entender a tecnologia, mais precisamente, a tecnologia da informação de hardware, software, redes, administração de banco de dados e outras tecnologias de processamento da informação. Todos esses elementos interagem em um processo dinâmico de mudança e desenvolvimento muito rápidos e novas maneiras de fazer negócios (Veja Capítulo 2). Aplicações. O modo como os sistemas de informação se aplicam aos problemas empresariais é mais complexo do que pode parecer. O usuário final informado busca aprender tanto sobre como utilizar os sistemas de informação para solucionar problemas existentes como sobre começar a utilizar os SI como uma nova maneira de definir problemas e encontrar oportunidades empresariais. Os usuários finais devem obter uma compreensão básica dos principais usos dos sistemas de informação para operações, gerenciamento e vantagem competitiva de uma empresa, incluindo comércio eletrônico e colaboração utilizando a Internet, intranets e extranets (Capítulos 6-9). Desenvolvimento. Os usuários finais de SI precisam saber os conceitos fundamentais de metodologias de solução de problemas e de desenvolvimento. Aqui você deve se familiarizar com metodologias como a abordagem de sistemas, o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas e protótipo (Capítulo 10). Gerenciamento. O modo como os gerentes utilizam os recursos de SI é a principal preocupação dos usuários finais. Mais do que nunca, é necessário um conhecimento de métodos de gerenciamento por parte de cada usuário final, uma vez que a TI exige que os usuários finais tomem decisões mais independentes que apóiem os objetivos gerais da empresa (Capítulos e ao longo do texto). Aplicações Empresariais Processos de Desenvolvimento Desafios Gerenciais 9 9 3 3 3 © 2001 Editora Saraiva

6 Um Referencial Teórico para os Usuários Finais das Empresas
Conceitos Básicos Tecnologias da Informação Os principais conceitos, avanços e questões gerenciais na tecnologia da informação, ou seja, hardware, software, redes, administração de banco de dados e outras tecnologias de processamento da informação. Cinco áreas de conhecimento que são importantes para os usuários finais entenderem os sistemas de informação: Conceitos de Fundação. Os usuários finais devem estar familiarizados com os componentes e tipos básicos de sistemas de informação existentes. No entanto, eles também precisam se familiarizar com a teoria geral dos sistemas e as teorias de processamento de informações (máquina e homem). Esses tópicos são abordados no Capítulo 1 e outros. Tecnologia. Os usuários finais devem entender a tecnologia, mais precisamente, a tecnologia da informação de hardware, software, redes, administração de banco de dados e outras tecnologias de processamento da informação. Todos esses elementos interagem em um processo dinâmico de mudança e desenvolvimento muito rápidos e novas maneiras de fazer negócios (Veja Capítulo 2). Aplicações. O modo como os sistemas de informação se aplicam aos problemas empresariais é mais complexo do que pode parecer. O usuário final informado busca aprender tanto sobre como utilizar os sistemas de informação para solucionar problemas existentes como sobre começar a utilizar os SI como uma nova maneira de definir problemas e encontrar oportunidades empresariais. Os usuários finais devem obter uma compreensão básica dos principais usos dos sistemas de informação para operações, gerenciamento e vantagem competitiva de uma empresa, incluindo comércio eletrônico e colaboração utilizando a Internet, intranets e extranets (Capítulos 6-9). Desenvolvimento. Os usuários finais de SI precisam saber os conceitos fundamentais de metodologias de solução de problemas e de desenvolvimento. Aqui você deve se familiarizar com metodologias como a abordagem de sistemas, o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas e protótipo (Capítulo 10). Gerenciamento. O modo como os gerentes utilizam os recursos de SI é a principal preocupação dos usuários finais. Mais do que nunca, é necessário um conhecimento de métodos de gerenciamento por parte de cada usuário final, uma vez que a TI exige que os usuários finais tomem decisões mais independentes que apóiem os objetivos gerais da empresa (Capítulos e ao longo do texto). Aplicações Empresariais Processos de Desenvolvimento Desafios Gerenciais 9 9 3 3 3 © 2001 Editora Saraiva

7 Um Referencial Teórico para os Usuários Finais das Empresas
Conceitos Básicos Tecnologias da Informação Cinco áreas de conhecimento que são importantes para os usuários finais entenderem os sistemas de informação: Conceitos de Fundação. Os usuários finais devem estar familiarizados com os componentes e tipos básicos de sistemas de informação existentes. No entanto, eles também precisam se familiarizar com a teoria geral dos sistemas e as teorias de processamento de informações (máquina e homem). Esses tópicos são abordados no Capítulo 1 e outros. Tecnologia. Os usuários finais devem entender a tecnologia, mais precisamente, a tecnologia da informação de hardware, software, redes, administração de banco de dados e outras tecnologias de processamento da informação. Todos esses elementos interagem em um processo dinâmico de mudança e desenvolvimento muito rápidos e novas maneiras de fazer negócios (Veja Capítulo 2). Aplicações. O modo como os sistemas de informação se aplicam aos problemas empresariais é mais complexo do que pode parecer. O usuário final informado busca aprender tanto sobre como utilizar os sistemas de informação para solucionar problemas existentes como sobre começar a utilizar os SI como uma nova maneira de definir problemas e encontrar oportunidades empresariais. Os usuários finais devem obter uma compreensão básica dos principais usos dos sistemas de informação para operações, gerenciamento e vantagem competitiva de uma empresa, incluindo comércio eletrônico e colaboração utilizando a Internet, intranets e extranets (Capítulos 6-9). Desenvolvimento. Os usuários finais de SI precisam saber os conceitos fundamentais de metodologias de solução de problemas e de desenvolvimento. Aqui você deve se familiarizar com metodologias como a abordagem de sistemas, o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas e protótipo (Capítulo 10). Gerenciamento. O modo como os gerentes utilizam os recursos de SI é a principal preocupação dos usuários finais. Mais do que nunca, é necessário um conhecimento de métodos de gerenciamento por parte de cada usuário final, uma vez que a TI exige que os usuários finais tomem decisões mais independentes que apóiem os objetivos gerais da empresa (Capítulos e ao longo do texto). Aplicações Empresariais As principais utilizações dos sistemas de informação para as operações, administração e vantagem competitiva de um empreendimento, incluindo comércio eletrônico e colaboração, utilizando a Internet, intranets e extranets. Processos de Desenvolvimento Desafios Gerenciais 9 9 3 3 3 © 2001 Editora Saraiva

8 Um Referencial Teórico para os Usuários Finais das Empresas
Conceitos Básicos Tecnologias da Informação Cinco áreas de conhecimento que são importantes para os usuários finais entenderem os sistemas de informação: Conceitos de Fundação. Os usuários finais devem estar familiarizados com os componentes e tipos básicos de sistemas de informação existentes. No entanto, eles também precisam se familiarizar com a teoria geral dos sistemas e as teorias de processamento de informações (máquina e homem). Esses tópicos são abordados no Capítulo 1 e outros. Tecnologia. Os usuários finais devem entender a tecnologia, mais precisamente, a tecnologia da informação de hardware, software, redes, administração de banco de dados e outras tecnologias de processamento da informação. Todos esses elementos interagem em um processo dinâmico de mudança e desenvolvimento muito rápidos e novas maneiras de fazer negócios (Veja Capítulo 2). Aplicações. O modo como os sistemas de informação se aplicam aos problemas empresariais é mais complexo do que pode parecer. O usuário final informado busca aprender tanto sobre como utilizar os sistemas de informação para solucionar problemas existentes como sobre começar a utilizar os SI como uma nova maneira de definir problemas e encontrar oportunidades empresariais. Os usuários finais devem obter uma compreensão básica dos principais usos dos sistemas de informação para operações, gerenciamento e vantagem competitiva de uma empresa, incluindo comércio eletrônico e colaboração utilizando a Internet, intranets e extranets (Capítulos 6-9). Desenvolvimento. Os usuários finais de SI precisam saber os conceitos fundamentais de metodologias de solução de problemas e de desenvolvimento. Aqui você deve se familiarizar com metodologias como a abordagem de sistemas, o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas e protótipo (Capítulo 10). Gerenciamento. O modo como os gerentes utilizam os recursos de SI é a principal preocupação dos usuários finais. Mais do que nunca, é necessário um conhecimento de métodos de gerenciamento por parte de cada usuário final, uma vez que a TI exige que os usuários finais tomem decisões mais independentes que apóiem os objetivos gerais da empresa (Capítulos e ao longo do texto). Como os usuários finais ou especialistas em informação desenvolvem soluções de sistemas de informação para problemas das empresas utilizando metodologias de solução de problemas e de desenvolvimento. Aplicações Empresariais Processos de Desenvolvimento Desafios Gerenciais 9 9 3 3 3 © 2001 Editora Saraiva

9 Um Referencial Teórico para os Usuários Finais das Empresas
Conceitos Básicos Tecnologias da Informação Cinco áreas de conhecimento que são importantes para os usuários finais entenderem os sistemas de informação: Conceitos de Fundação. Os usuários finais devem estar familiarizados com os componentes e tipos básicos de sistemas de informação existentes. No entanto, eles também precisam se familiarizar com a teoria geral dos sistemas e as teorias de processamento de informações (máquina e homem). Esses tópicos são abordados no Capítulo 1 e outros. Tecnologia. Os usuários finais devem entender a tecnologia, mais precisamente, a tecnologia da informação de hardware, software, redes, administração de banco de dados e outras tecnologias de processamento da informação. Todos esses elementos interagem em um processo dinâmico de mudança e desenvolvimento muito rápidos e novas maneiras de fazer negócios (Veja Capítulo 2). Aplicações. O modo como os sistemas de informação se aplicam aos problemas empresariais é mais complexo do que pode parecer. O usuário final informado busca aprender tanto sobre como utilizar os sistemas de informação para solucionar problemas existentes como sobre começar a utilizar os SI como uma nova maneira de definir problemas e encontrar oportunidades empresariais. Os usuários finais devem obter uma compreensão básica dos principais usos dos sistemas de informação para operações, gerenciamento e vantagem competitiva de uma empresa, incluindo comércio eletrônico e colaboração utilizando a Internet, intranets e extranets (Capítulos 6-9). Desenvolvimento. Os usuários finais de SI precisam saber os conceitos fundamentais de metodologias de solução de problemas e de desenvolvimento. Aqui você deve se familiarizar com metodologias como a abordagem de sistemas, o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas e protótipo (Capítulo 10). Gerenciamento. O modo como os gerentes utilizam os recursos de SI é a principal preocupação dos usuários finais. Mais do que nunca, é necessário um conhecimento de métodos de gerenciamento por parte de cada usuário final, uma vez que a TI exige que os usuários finais tomem decisões mais independentes que apóiem os objetivos gerais da empresa (Capítulos e ao longo do texto). Aplicações Empresariais Os desafios de administrar de forma efetiva e ética os recursos e estratégias de negócios envolvidos na utilização da tecnologia da informação considerando: o usuário final; o empreendimento; e o aspecto global do negócio. Processos de Desenvolvimento Desafios Gerenciais 9 9 3 3 3 © 2001 Editora Saraiva

10 Recursos dos Sistemas de Informação
Sistema de Informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização. As pessoas têm recorrrido aos sistemas de informação para se comunicarem entre si, utilizando uma diversidade de dispositivos físicos (hardware), instruções e procedimentos de processamento de informações (software), canais de comunicação (redes) e dados armazenados (recursos de dados, ou, banco de dados). Pessoas Hardware Cinco áreas de conhecimento que são importantes para os usuários finais entenderem os sistemas de informação: Conceitos de Fundação. Os usuários finais devem estar familiarizados com os componentes e tipos básicos de sistemas de informação existentes. No entanto, eles também precisam se familiarizar com a teoria geral dos sistemas e as teorias de processamento de informações (máquina e homem). Esses tópicos são abordados no Capítulo 1 e outros. Tecnologia. Os usuários finais devem entender a tecnologia, mais precisamente, a tecnologia da informação de hardware, software, redes, administração de banco de dados e outras tecnologias de processamento da informação. Todos esses elementos interagem em um processo dinâmico de mudança e desenvolvimento muito rápidos e novas maneiras de fazer negócios (Veja Capítulo 2). Aplicações. O modo como os sistemas de informação se aplicam aos problemas empresariais é mais complexo do que pode parecer. O usuário final informado busca aprender tanto sobre como utilizar os sistemas de informação para solucionar problemas existentes como sobre começar a utilizar os SI como uma nova maneira de definir problemas e encontrar oportunidades empresariais. Os usuários finais devem obter uma compreensão básica dos principais usos dos sistemas de informação para operações, gerenciamento e vantagem competitiva de uma empresa, incluindo comércio eletrônico e colaboração utilizando a Internet, intranets e extranets (Capítulos 6-9). Desenvolvimento. Os usuários finais de SI precisam saber os conceitos fundamentais de metodologias de solução de problemas e de desenvolvimento. Aqui você deve se familiarizar com metodologias como a abordagem de sistemas, o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas e protótipo (Capítulo 10). Gerenciamento. O modo como os gerentes utilizam os recursos de SI é a principal preocupação dos usuários finais. Mais do que nunca, é necessário um conhecimento de métodos de gerenciamento por parte de cada usuário final, uma vez que a TI exige que os usuários finais tomem decisões mais independentes que apóiem os objetivos gerais da empresa (Capítulos e ao longo do texto). Software Dados Redes 9 9 3 3 3 © 2001 Editora Saraiva

11 Tipos de Sistema de Informação
Sistemas de informação manuais (papel-e-lápis) Sistemas de informação informais (boca-a-boca) Sistemas de informação formais (procedimentos escritos) Sistemas de informação computadorizados Os sistemas de informação computadorizados utilizam hardware, software, redes de telecomunicações, técnicas de administração de dados computadorizadas e outras formas de tecnologia de informação para transformarem “recursos de dados” em “produtos de informação”. Estes produtos oferecem informações para a tomada de decisão feita pelos gerentes.

12 Classificando os Usuários de um Sistema de Informação
Trabalhadores do conhecimento, ou seja, pessoas que passam a maior parte de seu tempo comunicando e colaborando em equipes e grupos de trabalho: criando, utilizando e distribuindo informação. Usuário Final qualquer pessoa que utilize um SI ou a informação que ele produz Especialistas em SI analistas de sistemas ou profissionais de programação de computadores Usuários Finais Administrativos gerentes, empresários ou profissionais de nível administrativo que utilizam pessoalmente sistemas de informação

13 Responsabilidades Éticas Geradas pelo uso da Tecnologia da Informação
Aplicações da TI melhorar o conhecimento do mercado, aumentar a capacidade de resposta, aperfeiçoar as comunicações, melhorar a seleção de estratégias Danos Potenciais invasões de privacidade, informações imprecisas, conluio, exclusão de facilidades essenciais Riscos Potenciais ações legais, boicotes dos consumidores, paralisações no trabalho Como se proteger auto-regulação, defesa, educação, códigos de ética, incentivos, certificação

14 A Perspectiva da Administração de Empresas
Os SI interconectados de hoje desempenham um papel vital no sucesso empresarial de um empreendimento. A internet e as redes internas similares, ou intranets, e as redes interorganizacionais externas, as chamadas extranets, podem fornecer a infra-estrutura de informação que uma empresa necessita para operações eficientes, administração eficaz e vantagem competitiva. O sucesso de um SI não deve ser medido apenas por sua eficiência em termos de minimização de custos, tempo e uso de recursos de informação. O sucesso também deve ser medido pela eficácia da TI no apoio às estratégias de uma organização, na capacitação de seus processos empresariais, no reforço de suas estruturas e culturas organizacionais e no aumento do valor comercial do empreendimento.

15 Qual a Razão do Sucesso ou Fracasso dos Projetos dos SI
Cinco Razões Maiores para o Sucesso Envolvimento do Usuário Apoio da Administração Executiva Declaração Clara de Requisitos Planejamento Adequado Expectativas Realistas Falta de Contribuição do Usuário Requisitos e Especificações Incompletos Mudanças de Requisitos e Especificações Falta de Apoio Executivo Incompetência Tecnológica Cinco Razões Maiores para o Fracasso É importante que você perceba que a tecnologia da informação e os sistemas de informação podem ser mal administrados e mal aplicados de forma a criarem tanto o fracasso tecnológico como o empresarial. Portanto, a administração correta dos sistemas de informação é um desafio maior para os gerentes. Em resumo, a função dos sistemas de informação representa: Uma grande área funcional dos negócios que é tão importante para o sucesso empresarial como as funções de contabilidade, finanças, administração de operações, marketing e administração de recursos humanos. Uma contribuição importante para a eficiência operacional, produtividade e moral dos funcionários e atendimento e satisfação do cliente. Uma fonte principal de informação e apoio necessária para promover a decisão eficaz dos gerentes. Um ingrediente importante no desenvolvimento de produtos e serviços competitivos que conferem à uma organização uma vantagem estratégica no mercado global. Uma parte importante dos recursos de um empreendimento e seu custo de realização de negócios, representando por isso um desafio maior à administração de recursos. Uma oportunidade vital, dinâmica e desafiadora de carreira para milhões de homens e mulheres. 14 15 10 10 10 © 2001 Editora Saraiva

16 Em resumo, a função dos Sistemas de Informação representa:
uma grande área funcional dos negócios contribuição importante para a eficiência operacional, produtividade e moral dos funcionários e atendimento e satisfação do cliente fonte principal de informação e apoio as decisões dos dos gerentes ingrediente importante no desenvolvimento de produtos e serviços competitivos que conferem à organização uma vantagem estratégica oportunidade vital, dinâmica e desafiadora de carreira

17 Três Principais Papéis dos Sistemas de Informação
Apoio às Operações Suporte de seus processos e operações. Apoio à Tomada de Decisão Gerencial Suporte na tomada de decisões de seus funcionários e gerentes. Apoio à Vantagem Estratégica Suporte em suas estratégias em busca de vantagem competitiva. A Tecnologia da Informação se torna cada vez mais importante no mercado competitivo. Os gerentes precisam de toda a ajuda que puderem obter. Os sistemas de informação desempenham três papéis vitais na empresa: Suporte de Operações Empresariais. Desde a contabilidade até a rotina de pedidos de clientes, os sistemas de informação fornecem gerenciamento com suporte nas operações empresariais diárias. Uma vez que a resposta rápida se torna mais importante, a capacidade dos sistemas de informação de reunir e integrar informações ao longo das funções empresariais está se tornando decisiva. Sugestão de Ensino: A capacidade de combinar uma mudança nas vendas de artigos, por exemplo, como resultado de uma nova campanha de marketing, até o sistema de estoque e pedido pode ajudar a manter artigos de grande saída no estoque. Suporte na Tomada de Decisão Gerencial. Assim como os sistemas de informação podem combinar informações para ajudar a gerenciar melhor o negócio, as mesmas informações podem ajudar os gerentes a identificarem tendências e avaliarem o resultado de decisões anteriores. O SI ajuda os gerentes a tomarem decisões melhores, mais rápidas e mais informadas. Suporte na Vantagem Estratégica. Os sistemas de informação projetados em torno dos objetivos estratégicos da empresa ajudam a criar vantagens competitivas no mercado. Sugestão de Ensino: As lojas Wal-Mart, por exemplo, podem fornecer preços mais baixos em parte devido aos custos mais baixos refletidos por seu avançado sistema computadorizado de estoque, acompanhamento e distribuição. 3 5 5 5 5 © 2001 Editora Saraiva

18 A Internet e os negócios
Há uma grande mudança na TI cuja importância os executivos, acadêmicos e tecnólogos concordam com unanimidade. É o crescimento explosivo da Internet e das tecnologias afins e seu impacto nos negócios, sociedade e sobre a própria tecnologia da informação. A internet se tornou uma plataforma vital de telecomunicações para comunicações eletrônicas e para a colaboração e o comércio eletrônico entre as empresas e seus funcionários, clientes, fornecedores e parceiros comerciais. Sites comerciais na Internet se tornaram casas de compensação para a troca interativa de informações por , sistemas de chat, fóruns de discussão e edição de multimídias. O sites das empresas também servem como pontos de atacado e varejo eletrônico para compra e venda de uma ampla variedade de produtos e serviços.

19 A Empresa Conectada à Internet
A Internet está mudando a forma de funcionamento das empresas e de trabalho das pessoas e como se dá o apoio da TI a operações e atividades do usuário final nas empresas. Elas estão se tornando empreendimentos interconectados. A Internet e as redes de tipo similar: dentro da empresa (intranets), entre uma empresa e seus parceiros comerciais (extranets) e outras redes, têm se tornado a principal infra-estrutura de tecnologia da informação no apoio às operações de muitas organizações. Isto é particularmente evidente nas áreas de “sistemas de comércio eletrônico” entre as empresas e seus clientes e fornecedores, e de “sistemas colaborativos” entre equipes e grupos de trabalho.

20 Glossário Comércio Eletrônico
O comércio eletrônico é a compra e venda, marketing e assistência a produtos, serviços e informações sobre uma multiplicidade de redes de computadores. Um empreendimento interconectado utiliza Internet, intranets, extranets e outras redes para apoiar cada etapa do processo comercial. Sistemas Colaborativos Os sistemas colaborativos envolvem o uso de ferramentas de groupware para apoiar a comunicação, coordenação e colaboração entre os membros de equipes e grupos de trabalho em rede. Para implementar esses sistemas, um empreendimento interconectado depende de intranets, Internet, extranets e outras redes..

21 TI e Globalização Estamos vivendo em uma economia globalizada cada vez mais dependente da criação, administração e distribuição de recursos de informação por redes globais interconectadas como a internet. Direcionadores de Mudança Ambiente Competitivo Empresa/Estratégia de TI Implementação da Empresa Globalização As companhias globais operam em um ambiente competitivo no qual os sistemas de computador interconectados possibilitam mercados globais que podem processar transações empresariais de modo instantâneo e barato. O papel da tecnologia da informação fornece o combustível para o crescimento global e os meios para encontrar oportunidades globais. Motivadores de Mudança. Do mesmo modo que torna a competição global mais estrategicamente possível, a TI também controla as forças de mudança para passar de uma visão da empresa relativamente doméstica ou regional para uma que vê o mundo como um mercado único e discutível. Ambiente Competitivo. A TI possibilita às empresas, até às pequenas empresas, gerenciarem e estenderem o limite eficaz de seu alcance competitivo muito além das fronteiras de seus mercados domésticos. Resposta Competitiva. A TI fornece aos gerentes informações em “tempo real”, muitas vezes conectando fornecedores, fabricantes e varejistas para ajudar a gerenciar a distribuição ideal de oferta e procura de maneira muito mais rápida do que antes. Isto ajuda a desenvolver a competição ágil -- a capacidade que uma empresa tem de operar de maneira lucrativa em um ambiente competitivo de mudanças contínuas e imprevisíveis em oportunidades ao cliente. Implementação. À medida que os processos de decisão e a logística se agilizam e se tornam melhor informados e mais integrados, as empresas podem implementar seus planos estratégicos de maneira mais vigorosa. Mercados Globais Emergentes Interconectando A Empresa Global Operações e Alianças Comerciais Globalizadas Tecnologia da Informação 6 6 7 7 7 © 2001 Editora Saraiva

22 1.2 Fundamentos dos SI Conceito de Sistemas
Um sistema é um grupo de componentes inter- relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação. Componentes ou funções básicas dos sistemas: Entrada envolve a captação e reunião de elementos (dados) que entram no sistema para serem processados. Processamento envolve processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto (informação). Saída envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final.

23 Conceitos de Sistemas Ambiente Outros Sistemas Processo de Produção
Entrada de Matéria-Prima Saída de Produtos Acabados Ambiente Outros Sistemas Controle pela Administração Sinais de Controle Feedback Fronteira do Sistema Os conceitos de sistema são subjacente ao campo dos sistemas de informação. Da perspectiva do usuário final, é necessário entender os fundamentos da teoria de sistemas: Sistema. Um sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação. Os sistemas possuem as três funções básicas em interação seguintes: Entrada. A entrada envolve a captação e reunião de elementos que entram no sistema para serem processados. Processamento. O processamento envolve a transformação de entrada em saída. Saída. A saída é o resultado final do processo de transformação. Ela envolve a transferência de elementos que foram produzidos por um processo de transformação para seu destino final. Sugestão de Ensino: Você pode desejar introduzir o conceito de “valor adicionado” em relação à transformação do sistema. As mudanças que ocorrem durante o processamento normalmente têm mais valor para a pessoa que está fora do sistema, como um cliente, do que os custos envolvidos na realização da transformação. 10 10 3 3 3 3 © 2001 Editora Saraiva

24 Feedback e Controle Um sistema dotado de componentes de feedback e
controle é conhecido, como um sistema cibernético, ou seja, um sistema automonitorado, auto-regulado. Feedback são dados sobre o desempenho de um sistema. Os dados sobre desempenho de vendas, por exemplo, são feedback para um gerente de vendas. Controle envolve a monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema está se dirigindo para a realização de sua meta. Em seguida, a função de controle faz os ajustes necessários aos componentes de entrada e processamento de um sistema para garantir que seja alcançada a produção adequada. Um gerente de vendas, por exemplo, exerce controle quando realoca vendedores para novos territórios de venda depois de avaliar o feedback sobre seu desempenho de vendas.

25 Componentes de um SI Um sistema de informação depende:
dos recursos humanos (os usuários finais e os especialistas de SI), de hardware (máquinas e mídia), de software (programas e procedimentos) de dados (bancos de dados e bases de conhecimento) e de redes (mídia de comunicação e apoio de rede) para executar atividades de entrada, processamento, produção, armazenamento e controle que convertem recursos de dados em produtos de informação.

26 Modelo de Sistemas de Informação
Recursos Humanos: Usuários Finais e Especialistas em SI Controle do Desempenho do Sistema Entrada de Recursos de Dados Processamento de Dados em Informações Saída de Produtos de Informação Recursos de Hardware: Máquinas e Mídias Um Sistema de Informação é uma combinação organizada de pessoas, hardware, software, dados e recursos de rede que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização. Os conceitos fundamentais de um sistema de informação incluem: Recursos de Pessoal. São necessárias pessoas para as operações de todos os sistemas de informação. Essas pessoas incluem os usuários finais e especialistas em SI. Os usuários finais são as pessoas que utilizam um sistema de informação ou a informação que ele produz. Os especialistas em SI são pessoas que desenvolvem e operam sistemas de informação. Recursos de Hardware. Incluem todos os dispositivos físicos e materiais utilizados no processamento de informações. Especificamente, eles incluem não apenas máquinas, como computadores e outros equipamentos, mas também todas as mídias de dados, ou seja, todos os objetos tangíveis nos quais são registrados dados, desde folhas de papel até discos magnéticos. Recursos de Software. Incluem todos os conjuntos de instruções de processamento da informação. Este conceito genérico de software inclui não só os conjuntos de instruções operacionais chamados programas, que dirigem e controlam o hardware do computador, mas também os conjuntos de instruções de processamento de informação necessitados por pessoas, chamados procedimentos. Recursos de Dados. Os recursos de dados dos sistemas de informação normalmente são organizados em bancos de dados que guardam dados processados e organizados e bases de conhecimento que guardam conhecimento em uma multiplicidade de formas como fatos, regras e exemplos ilustrativos sobre práticas empresariais bem-sucedidas. Recursos de Rede. Redes de telecomunicações como a Internet, intranets e extranets tornaram-se essenciais ao sucesso de operações de todos os tipos de organizações e de seus sistemas de informação baseados no computador. Os recursos de rede incluem mídia de comunicações e suporte de rede. Recursos de Software: Programas e Procedimentos Armazenamento de Recursos de Dados Recursos de Dados: Bancos de Dados e Bases de Conhecimento Recursos de Rede: Meios de Comunicação e Suporte de Rede 4 3 5 5 5 5 © 2001 Editora Saraiva

27 Recursos dos Sistemas de Informação
Recursos Humanos Especialistas: analistas de sistemas, programadores, operadores de computador Usuários finais ou clientes: todos os demais que utilizam SI, vendedores, balconistas, clientes, gerentes. Recursos de Hardware Máquinas: computadores, monitores de vídeo, unidades de disco magnéticos, impressoras, scanners óticos. Mídias: disquetes, fita magnética, discos óticos, formulários em papel. Recursos de Software Programas: SO, processador de textos, planilhas eletrônicas, programas de controle de estoque.

28 Recursos dos Sistemas de Informação
Recursos de Dados Descrição de produtos, cadastro de clientes, arquivos de funcionários, banco de dados de estoque. base de conhecimento: guardam conhecimento em uma multiplicadade de formas como fatos, regras e exemplos ilustrativos sobre práticas de negócios bem-sucedidas. Recursos de Rede Meios de comunicação, processadores de comunicações, acesso a redes e software de controle. Produtos de Informação Relatórios administrativos e documentos empresariais utilizando texto e demonstrativos gráficos, respostas em áudio e formulários em papel.

29 Atividade dos Sistemas de Informação
Entrada (interface com o usuário) Escaneamento ótico de etiquetas com códigos de barra em mercadoria. Processamento (transformação de dados em informações) Calcular salário, impostos e outras deduções na folha de pagamento dos funcionários. Saída de produtos da informação Produzir relatórios e demonstrativos de desempenho das vendas. Armazenamento Manter registros sobre clientes, empregados e produtos. Controle Gerar sinais audíveis para indicar entrada inadequada de dados de vendas.

30 Atributos da Qualidade da Informação
Peça aos alunos para identificarem diferentes necessidades de dimensão do tempo para cada um dos níveis de gerenciamento e darem exemplos de produtos de informação adequados para cada nível desta dimensão. Dimensão do Tempo a informação deve ser fornecida quando for necessária, atualizada, quantas vezes for solicitada, englobando períodos passados, presentes e futuros. Dimensão de Conteúdo a informação deve estar isenta de erros, relacionada às necessidades de informações de um receptor específico para uma situação específica apenas a informação que for necessária deve ser fornecida a informação pode ter um alcance amplo ou estreito, ou um foco interno ou externo a integridade dos dados deve ser assegurada Dimensão da Forma a informação deve ser fornecida de uma forma que seja fácil de compreender, detalhada ou resumida, em seqüência predeterminada, em forma narrativa, numérica, gráfica ou outras, em documentos impressos, monitores de vídeo ou outras mídias. Qualidade da Informação é uma função dos produtos de informação cujas características atributos e dimensões ajudam a fornecer aos gerentes dados e informações que levam às melhores decisões. Os componentes da qualidade da informação podem ser agrupados em três dimensões: A Dimensão do Tempo. Nas empresas, a maioria das informações freqüentemente é sensível ao tempo. São boas, exatas ou relevantes só por um período de tempo específico. Por esta razão, o SI pode ser projetado para fornecer informações de acordo com uma ou mais dimensões relevantes ao tempo: relatórios de demanda (quando solicitado), relatórios de exceção (na ocorrência de condições específicas) ou relatórios periódicos (em intervalos regulares de tempo). A Dimensão do Conteúdo. Esta dimensão volta-se para a exatidão e integralidade da informação. Também é importante que, dentro desses dois parâmetros, a informação seja o mais concisa possível. O projeto de SI deve levar em conta essas considerações. A Dimensão da Forma. Também é decisivamente importante que a informação seja atrativa e de fácil uso. Cada área funcional da organização exige que os dados e produtos de informação sejam apresentados quando solicitados na forma típica daquela área de especialização. Isto exige que os projetos de SI identifiquem e formem no SI a capacidade de os usuários finais solicitarem as informações de uma forma que estão acostumados a trabalhar. Os gerentes de marketing e supervisores de produção, por exemplo, devem ser capazes de acessar os mesmos dados e obter a conversão desses dados em um formato relevante para cada uma de suas áreas. 11 7 7 7 7 © 2001 Editora Saraiva

31 Armazenamento de Recursos de Dados
Peça aos alunos para identificarem diferentes necessidades de dimensão do tempo para cada um dos níveis de gerenciamento e darem exemplos de produtos de informação adequados para cada nível desta dimensão. Armazenamento é uma atividade do SI na qual dados e informações são guardados de uma maneira organizada para uso posterior. Elementos lógicos dos dados: Um campo é um grupamento de caracteres que representam uma característica de um pessoa, lugar, objeto ou evento (campo nome de um funcionário). Um registro é um coleção de campos inter-relacionados (registro da folha de pagamento de um funcionário pode consistir em um campo do nome, um campo do cargo e um campo do salário). Um arquivo é uma coleção de registros inter-relacionados (arquivo da folha de pagamento consiste em registros da folha de pagamento de todos os funcionários de um firma). Um banco de dados é uma coleção integrada de arquivos inter-relacionados. Qualidade da Informação é uma função dos produtos de informação cujas características atributos e dimensões ajudam a fornecer aos gerentes dados e informações que levam às melhores decisões. Os componentes da qualidade da informação podem ser agrupados em três dimensões: A Dimensão do Tempo. Nas empresas, a maioria das informações freqüentemente é sensível ao tempo. São boas, exatas ou relevantes só por um período de tempo específico. Por esta razão, o SI pode ser projetado para fornecer informações de acordo com uma ou mais dimensões relevantes ao tempo: relatórios de demanda (quando solicitado), relatórios de exceção (na ocorrência de condições específicas) ou relatórios periódicos (em intervalos regulares de tempo). A Dimensão do Conteúdo. Esta dimensão volta-se para a exatidão e integralidade da informação. Também é importante que, dentro desses dois parâmetros, a informação seja o mais concisa possível. O projeto de SI deve levar em conta essas considerações. A Dimensão da Forma. Também é decisivamente importante que a informação seja atrativa e de fácil uso. Cada área funcional da organização exige que os dados e produtos de informação sejam apresentados quando solicitados na forma típica daquela área de especialização. Isto exige que os projetos de SI identifiquem e formem no SI a capacidade de os usuários finais solicitarem as informações de uma forma que estão acostumados a trabalhar. Os gerentes de marketing e supervisores de produção, por exemplo, devem ser capazes de acessar os mesmos dados e obter a conversão desses dados em um formato relevante para cada uma de suas áreas. 11 7 7 7 7 © 2001 Editora Saraiva

32 Classificações Operacionais e Gerenciais dos Sistemas de Informação
Os Sistemas de Informação podem ser classificados pelo tipo do suporte que fornecem para uma organização. 1. Sistemas de Apoio às Operações: Os sistemas de apoio processam dados gerados e utilizados em operações empresariais. Seu papel pode ser dividido nas seguintes áreas: TPS. Esses sistemas registram e processam dados resultantes de transações empresariais, como vendas, compras e mudanças de estoque. O processamento de transações pode ser gerenciado pelo processamento em lotes - dados acumulados durante um certo tempo para serem periodicamente processado; ou pelo processamento em tempo real - os dados são processados imediatamente pelo SI enquanto ocorre a transação. PCS. Esses sistemas tomam decisões sobre questões de rotina, como decisões automáticas de reorganização do estoque e controle da produção. ECS. Aumentam as comunicações empresariais e a produtividade de equipes e grupos de trabalho. Os trabalhadores do conhecimento em uma equipe de projeto, por exemplo, podem usar correio eletrônico para enviar e receber mensagens eletrônicas e videoconferência para realizar reuniões eletrônicas e coordenar suas atividades. 2. Sistemas de Informação Gerencial: Sistemas de apoio utilizados para ajudar os gerentes na tomada de decisões. Seu papel pode ser dividido nas seguintes áreas: MIS. Um sistema de apoio gerencial que produz relatórios pré-especificados, imagens e respostas em uma base periódica, de exceção e por demanda. DSS. Um sistema de informação que utiliza modelos de decisão, um banco de dados e os próprios critérios de um tomador de decisões em um processo de modelagem específico, interativo e analítico para obter uma decisão específica de um tomador de decisões específicas. EIS. Um sistema de informação com capacidades adicionais, incluindo ferramentas de análise de dados, apoio à decisão, correio eletrônico e produtividade do pessoal. Sistemas de Apoio às Operações Sistemas de Apoio Gerencial Sistemas de Processamento de Transações Sistemas de Controle de Processos Sistemas Colaborativos Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Informação Executiva 12 13 9 9 9 9 © 2001 Editora Saraivav

33 Sistemas de Apoio às Operações
SI que processam dados gerados e utilizados em operações das empresas. Sistemas de processamento de transações registram e processam dados resultantes de transações das empresas. As transações podem ser processadas em lote (acumuladas durante um certo tempo e periodicamente processadas) ou em tempo real (on-line, os dados são processados imediatamente depois da ocorrência). Sistemas de controle de processo monitoram e controlam processos físicos (industriais). Sistemas colaborativos aumentam as comunicações ( , videoconferência) e a produtividade de equipes e grupos de trabalho.

34 Sistemas de Apoio Gerencial
SI que se concentram em fornecer informação e apoio para a tomada de decisão eficaz pelos gerentes. Sistemas de informação gerencial fornecem informação na forma de relatórios e exibições em vídeo para os gerentes. Sistemas de apoio à decisão fornecem suporte computacional direto aos gerentes durante o processo de decisão. Sistemas de informação executiva fornecem informação elaboradas especificamente para os executivos.

35 Outras Categorias de SI
Os sistemas especialistas são sistemas baseados no conhecimento e fornecem conselho especializado e funcionam para os usuários como consultores especialistas. Os sistemas de administração do conhecimento são sistemas baseados no conhecimento e apóiam a criação, organização e disseminação de conhecimento empresarial dentro da empresa. Os sistemas de informação estratégica fornecem a uma empresa produtos, serviços e perícias estratégicos para a vantagem competitiva. Os sistemas de informação inter-funcional apóiam as aplicações operacionais e gerenciais das funções organizacionais básicas de uma firma.

36 Identificando os SI Como “usuário final” de uma empresa, você deve ser
capaz de reconhecer os componentes fundamentais dos sistemas de informação que você encontra no mundo real. Isto significa que você deve ser capaz de identificar: As pessoas, o hardware, o software, os dados e os recursos de rede que eles utilizam. Os tipos de produtos de informação que eles produzem. O modo como eles executam as atividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle. Como eles apoiam as operações empresariais, a tomada de deciões gerenciais ou a vantagem competitiva de uma empresa. Este tipo de entendimento o ajudará a ser um melhor usuário, criador e gerente de Sistemas de Informação.


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