A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Profa. Daiany Dantas/ DECOM/ FAFIC/ UERN Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO

2 EMENTA A pesquisa em comunicação no Brasil e no mundo: principais correntes teórico-metodológicas. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.

3 OBJETIVOS Objetivo geral
- Apresentar aos alunos os principais métodos de pesquisa do campo da comunicação no Brasil, suas nuances epistemológicas, técnicas e abordagens.

4 OBJETIVOS Objetivos específicos
- Familiarizar o aluno com a produção do conhecimento científico. - Atualizar o aluno acerca das principais tendências e características da pesquisa acadêmica em Comunicação Social. - Auxiliar o aluno na elaboração de um pré-projeto de pesquisa, um dos pré-requisitos para a conclusão do curso de Comunicação Social.

5 CONTEÚDO UNIDADE I: 1) A pesquisa na Universidade;
2) Paradigmas das Ciências Sociais; 3) Paradigmas científicos na pesquisa em Comunicação. 4) Tendências: hipóteses contemporâneas da pesquisa em Comunicação.

6 CONTEÚDO UNIDADE II: 1) Tendências: a pesquisa contemporânea em Comunicação na América Latina. 2) A pesquisa acadêmica em Comunicação no Brasil – consolidação dos programas de pós graduação. 3) Linhas de pesquisa em Comunicação Social; 4) Seminários: análises das hipóteses de pesquisa em Comunicação no Brasil.

7 CONTEÚDO UNIDADE III: 1) Projeto de pesquisa em Comunicação Social;
2) Construção da problemática, do objeto e das hipóteses. 3)Metodologia na pesquisa: as opções metodológicas. 4) Pesquisa quantitativa e qualitativa: pesquisa de campo, revisão de literatura, coleta dos dados, análise e interpretação. 5) Orientação na produção de um pré-projeto de pesquisa – normatização de trabalhos teóricos Normas ABNT/UERN).

8 METODOLOGIA A disciplina contará com aulas expositivo-dialogadas;
Para tornar o processo didático dinâmico, as aulas contarão com recursos audiovisuais, exposições orais, leituras dirigidas e debates. Bem como seminários e orientações coletivas para a elaboração dos projetos de pesquisa.

9 METODOLOGIA 1ª. Prova escrita (6,0) e trabalhos propostos em sala (4,0); 2ª. Seminário (7,0) e trabalhos propostos em sala (3,0); 3º Pré-projeto de pesquisa (10,0). Os critérios observados na atribuição das notas serão especificados no decorrer de cada atividade, mas, como referências invariáveis estão: pontualidade na entrega dos trabalhos, assiduidade e participação nas aulas; coerência e coesão textual, abordagem que demonstre reflexão acerca do referencial teórico trabalhado na disciplina e autenticidade. Nota: A identificação de plágio acarretará, sumariamente, na atribuição de nota zero (0,0) à avaliação.

10 Referências bibliográficas
Básica: ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e a suas regras. 4.ed. São Paulo: Loyola, 2002. BARROS, Antônio; DUARTE, Jorge. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: ATLAS, 2005. BAUER, Martin; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002. LOPES, M. Immacolata V. Pesquisa em Comunicação. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2002. SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa. São Paulo: Hacker, 2001. SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de teoria e pesquisa da comunicação e da mídia. São Paulo: Letras Contemporâneas, 2004. Complementar: ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 19ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2002. FRANÇA, F.; FREITAS, S. Manual da Qualidade em projetos de Comunicação. São Paulo: Thompson Leaming, 2002.

11 Observações Aula de Campo: participação em evento científico.


Carregar ppt "Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google