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Novos modelos de negócios

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Apresentação em tema: "Novos modelos de negócios"— Transcrição da apresentação:

1 Novos modelos de negócios
Setor vestuário Novos modelos de negócios

2 Cenário Global Participações regionais no comércio mundial de roupas
Fonte: Calculado de OMC, 2004 Word the Report: Gráfico IV.12

3 Cenário Global fonte:OMT, 2005: tabela IV.69
% das exportações mundiais Exportadores 1980 2003 China 4 23 UE 10,4 8,4 Turquia 0,3 4,4 HongKong 11,5 3,6 México 3,2 Índia 1,7 2,9 Estados Unidos 3,1 2,5 Bangladesh 1,9 Indonésia 0,2 1,8 Romênia - Thailândia 0,7 1,6 Coreia 7,3 Vietinã Marrocos 1,3 Paquistão 1,2 % das importações mundiais Importadores 1980 2003 Estados Unidos 16,4 30,2 UE 23 25,6 Japão 3,6 8,3 Canadá 1,7 1,9 Suiça 3,4 Russia - 1,6 México 0,3 1,3 Coreia 1,1 Austrália 0,8 0,9 Emirados Árabes 0,6 Noruega China 0,1 Hong Kong 0,4 Arábia Saudita Cingapura 0,2 fonte:OMT, 2005: tabela IV.69

4 Cenário da Industria Três categorias de empresas de roupas:
Produtores de produtos básicos Operadores de pequenas oficinas Empresas sem fábrica Cadeia de produção – da linha à costura totalmente internacional. Na cadeia de valor o setor produtivo esta sendo dominado por grandes cadeias varejistas. "Atualmente somos uma empresa com forte ênfase em criatividade e design, marketing e logística" Hugo Boss Variações nas características de produção do setor: Características da produção Fibras (sintéticas) Produtos têxteis Roupas Intensidade de capital Alto Baixo Intensidade de mão de obra Custos de material Médio Tamanho médio da unidade de produção Grande Pequeno Tecnologia Sofisticado Simples

5 Relação TRADICIONAL – varejista & fornecedores
Grandes remessas volumosas Fabricante de peças de vestuário Varejista Pedidos do varejo de baixa freqüência Fábrica de vestuário 1 Loja de varejo 1 Centro/Depósito de distribuição do fabricante Centro/Depósito de distribuição do varejista Fábrica de vestuário 2 Loja de varejo 2 Fábrica de vestuário 3 Loja de varejo 3 Pedidos Pedidos Fluxo de produtos Fluxo de informações

6 Relação OBJETIVA – varejista & fornecedores
Remessas freqüentes específicas de lojas Fabricante de peças de vestuário Varejista Pedidos de suprimento contínuos Fábrica de vestuário 1 Centro/Depósito de distribuição do varejista: despacho rápido Loja de varejo 1 Centro/Depósito de distribuição do fabricante Fábrica de vestuário 2 Loja de varejo 2 Fábrica de vestuário 3 Loja de varejo 3 Loja de varejo n Entrega direta na loja Fluxo de produtos Fluxo de informações

7 Principais fatores-chave
Países Asiáticos (maiores exportadores), fornecendo principalmente para América do Norte, Europa Ocidental e América Latina; Realocação geográfica (evitar restrições e diminuir custos de mão-de- obra e logística); Conglomerados Econômicos: Nafta e União Européia (incentivos e isenções); AMF restringiu o crescimento da indústria nos países em desenvolvimento e favoreceu EUA, UE e principalmente os Países Asiáticos.

8 Tendências e Características Relevantes
Forte dependência de fornecedores e terceiros asiáticos; Conglomerados Econômicos (protecionismo) versus Globalização; Inovação, tecnologia, design, flexibilidade e cooperação; Uso de tecnologia aumenta velocidade da linha de produção: Aumento da resposta à demanda do mercado Redução da necessidade de Capital de Giro Terceirização (marcas conhecidas produzidas em países com custos mais baixos, desrespeito a regulamentações governamentais); Mão de obra feminina, de baixo custo, de baixa qualificação e com longas jornadas de trabalho (84 a 98 horas semanais)

9 Empresa escolhida


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