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SAÚDE CORPORATIVA Espaço Viver Bem | CPS Dra. Nathércia Abrão

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Apresentação em tema: "SAÚDE CORPORATIVA Espaço Viver Bem | CPS Dra. Nathércia Abrão"— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE CORPORATIVA Espaço Viver Bem | CPS Dra. Nathércia Abrão
Diretora de Provimento de Saúde

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3 Saúde Corporativa OBJETIVOS GERAIS
Conhecer o perfil de saúde e de risco dos colaboradores e dependentes dos clientes corporativos. Promover a integração entre empresa cliente, Unimed e Espaço Viver Bem. Realizar intervenções de saúde mais assertivas com planejamento conjunto pelo comitê de saúde. Diminuir o absenteísmo, reduzindo gastos com afastamentos e substituição de funcionários.

4 Saúde Corporativa OBJETIVOS GERAIS
Sensibilizar os colaboradores para: Realizar prevenções efetivas: Benefícios da prática regular do exercício físico; Manutenção de uma dieta equilibrada; Abandono do tabaco; Tratamento, controle e prevenção de doenças crônicas. Primária (colaboradores saudáveis); Secundária (colaboradores com fator de risco); Terciária (colaboradores com doenças crônicas). Melhorar a imagem da cooperativa junto aos colaboradores, aos dependentes e à empresa por meio do Espaço Viver bem, agregando valor ao nosso produto.

5 Saúde Corporativa PROCESSOS | METODOLOGIA
Criação de um Comitê de Saúde (RH e ocupacional da empresa, Espaço Viver Bem e pós-venda) com definição das responsabilidades. Aplicação do questionário informatizado para definição do perfil de saúde dos colaboradores e dependentes. Apresentação do diagnóstico e definição do plano de ações customizado conforme necessidades identificadas. Definição dos indicadores a serem acompanhados periodicamente. Análise e revisão contínua das ações, processos e resultados. Planejamento e metas para o próximo ano.

6 Saúde Corporativa PROJETOS PILOTOS
Becton Dickinson

7 SAÚDE CORPORATIVA 2.973 vidas

8 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | MERCEDES-BENZ
Grupo de Reeducação Alimentar : Equipe multiprofissional Acompanhamento de longa duração (12 semanas) Redução e controle dos fatores de risco para DCNT e SM Mudança de comportamento Reeducação alimentar

9 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | MERCEDES-BENZ
Metodologia da Reeducação Alimentar

10 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | MERCEDES-BENZ
Dados iniciais

11 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | MERCEDES-BENZ
Dados iniciais

12 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | MERCEDES-BENZ
Resultados

13 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | MERCEDES-BENZ
RESULTADOS: após grupo semanal (3 meses) Principais melhorias na alimentação: Mudança para a rampa “light” no intervalo de almoço Fracionamento Organização na compra/ seleção dos alimentos consumidos Redução no consumo de carnes e de alimentos calóricos/ gordurosos Aumento do consumo de cereais integrais e de hortaliças.

14 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | MERCEDES-BENZ – Status Atual
Grupo de reeducação alimentar piloto em andamento na fase de manutenção (encontros mensais). Mapeamento perfil de saúde on-line. Análise mensal de utilização da carteira e captação para os programas do Espaço Viver Bem.

15 SAÚDE CORPORATIVA 1.848 vidas

16 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | BD
Diagnóstico do Perfil de Saúde Principais pontos de atenção

17 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | BD
Diagnóstico do Perfil de Saúde Principais pontos de atenção

18 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | BD –Status atual
Priorização das intervenções e próximos passos: Acolhimento no ambulatório da BD de todos os titulares com problemas ortopédicos – Enfermeira e Educador Físico. Início da captação: Beneficiários com doenças crônicas para o Monitoramento Ambulatorial no Espaço Viver Bem. Dependentes tabagistas para o Programa de Cessação do Tabagismo. Dependentes com sobrepeso ou obesidade para o Programa de Reeducação Alimentar.

19 SAÚDE CORPORATIVA 323 vidas

20 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | UNIMED
Formação do Comitê Integrado de Saúde: Diretora de Provimento de Saúde, Espaço Viver Bem, RH, Assessoria de Comunicação. Discussão das estratégias de sensibilização dos titulares. Início da sensibilização dos colaboradores: teasers, e- mails, publicação na newsletter interna - Unimed em Foco.

21 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | UNIMED

22 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | UNIMED
Lançamento do projeto

23 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | UNIMED
Lançamento do projeto Nível de motivação em mudar seu hábito de vida: 81,9% responderam que estão se preparando para mudar os hábitos ou estão ativamente nesse processo para melhorar sua saúde.

24 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | UNIMED
Próximos passos: Lançamento do programa de saúde corporativa e inicio das ações.

25 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA | UNIMED – Status atual
Preenchimento do perfil de saúde on-line: 96,5% (338) do total de colaboradores ativos. Dados incluídos em plataforma on-line para gerenciamento do cuidado e interface com cliente. Próximos passos: Finalização da análise do diagnóstico da carteira. Reunião do Comitê Integrado de Saúde para priorização das ações de intervenção.

26 Projeto de SAÚDE CORPORATIVA
Resultados já alcançados: Grande potencial desse programa para agregar valor ao produto da Unimed Juiz de Fora. Contribui para a sustentabilidade da cooperativa. Melhora na qualidade de vida dos colaboradores, aquisição de hábitos saudáveis resultando em maior produtividade e menos absenteísmo.

27 Bill Gates “Nós sempre superestimamos as mudanças que ocorrerão nos próximos dois anos. E subestimamos as que ocorrerão nos próximos dez.”

28 OBRIGADA


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