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Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento e Aprendizagem Motora"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

2 1. ENCONTRO Apresentação da disciplina: objetivos, conteúdos, avaliações, bibliografia. AVALIAÇÃO:  PROVA (Fevereiro) Prova Escrita + Exercícios (10,0)  PROVA (Março) Prova Escrita + Exercícios (20,0)  PROVA (Abril) Seminário (20,0)  PROVA (Maio) Prova Escrita + Exercícios (20,0)  PROVA (Junho) Prova Escrita (30,0)

3 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA
Programação/Conteúdo Programático Desenvolvimento e Aprendizagem motora com sub-áreas de estudo do movimento humano e da Educação Física; Definição do estudo do desenvolvimento motor: os conceitos de movimento e de mudança no comportamento motor; Perspectivas teóricas no estudo do desenvolvimento motor; Seqüência de desenvolvimento motor: modelos e questões; Conceitos de desenvolvimento motor e suas implicações para a Educação Física; Fatores que afetam o desenvolvimento motor; Aplicações e implicações pedagógicas do desenvolvimento motor; Teoria de circuito fechado x circuito aberto; Teoria de esquemas e variabilidade de prática; Teoria hierárquica de programação motora; O processo de aquisição de habilidades motoras; conhecimento de resultados e feedback; Interferência contextual, retenção e transferência.

4 Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 2. ENCONTRO)
Tema da aula: Terminologias, Conceituação, Pesquisas do movimento humano.

5 DEFINIÇÕES Motor – refere-se aos fatores biológicos e mecânicos que influenciam o movimento. Motor elétrico do corpo - Músculos. Aprendizado – processo interno que produz alterações consistentes no comportamento individual em decorrência da interação da experiência, da educação e do treinamento com processos biológicos. Desenvolvimento Humano - o processo que se refere à estabilidade e mudanças nas características biopsicológicas dos seres humanos durante o curso de suas vidas e através de gerações”(p. 995) Bronfenbrenner e Morris (1998). Desenvolvimento Motor – alteração contínua no comportamento motor ao longo do ciclo da vida provocadas pelo ambiente, individualidade biológica e pelas peculariedades da mecânicas da tarefa.

6 DEFINIÇÕES Tarefa - termo geral que se refere a um movimento.
Habilidade - tarefa motora especifica a um movimento. Habilidade Motora – movimento que pode ser dividido em três categorias (locomoção, manipulação e equilíbrio). Aptidão física - competência física para realizar o movimento.

7 DEFINIÇÕES Comportamento motor – engloba alterações no aprendizado e no desenvolvimento, incluindo os processos maturacionais vinculados ao desempenho motor. Controle Motor – aspecto do aprendizado e do desenvolvimento que lida ou trabalha com o estudo de tarefas isoladas em condições específicas. Desempenho Motor – termo freqüentemente usado para agrupar os vários componentes da aptidão física relacionada a saúde e ao desempenho conjuntamente.

8 ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE FÍSICA

9 (PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO)
PESQUISA BÁSICA (PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO) OU PESQUISA APLICADA (COMPROMETIDAS COM SOLUÇÕES DE PROBLEMAS ENFRENTADOS NA PRÁTICA PROFISSIONAL) FORMAÇÃO DE UM CORPO INTEGRADO DE CONHECIMENTOS E SUSTENTAÇÃO TEÓRICA À PRÁTICA E À PREPARAÇÃO PROFISSIONAL ***

10 COMO PODE SER PESQUISADO O DESENVOLVIMENTO MOTOR ?
MÉTODO LONGITUDINAL - ideal e o único real. MÉTODO TRANSVERSAL - pessoas diferentes, representando cada idade. MÉTODO LONGITUDINAL MISTO - combina os aspectos. DOIS TIPOS DE OBSERVAÇÃO. PROCESSO - descreve as fases desenvolvimento das habilidades motoras . PRODUTO - analisa as necessidades biológicas, ambientais, ocupacionais que influenciam as habilidades motoras e o desempenho motor. FOCO DAS OBSERVAÇÃO. TEORIAS - Idéias gerais que explicam desenvolvimento humano. MODELOS - esquemas que escrevem o desenvolvimento das fases motoras .

11 ONDE E QUEM ESTUDA O DESVOLVIMENTO MOTOR?
No Brasil - Rui Krebs (UDESC), Go Tani (USP), Nádia Valentine (UFRS) , Fernando Coppete (UFSC), Ana Peleguine (UNESP). Internacional - David Gallahue (Indiana University), Carl Gabbad (Texas A&M University), Dale Urich (Michigan University), Hellen Eckert.

12 ORIGEM DOS PESQUISADORES ÁREA DE ATUAÇÃO (1988 - 2004)

13 ORIGEM DO PRIMEIRO AUTOR 1994 - 2003
CATUZZO, BASSO, WALTER, PAROLI, SILVA, TANI, 2004

14 GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE
ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMA IES UF CONCEITO M D F CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA UCB/RJ RJ 3 - CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA UNIVERSO CIÊNCIAS DA MOTRICIDADE UNESP/RC SP 5 CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO UFMG MG CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO UFRGS RS 4 UDESC SC EDUCAÇÃO FÍSICA UNB DF UCB UFES ES UFV UFPR PR UEL UGF UFPEL UFSC USP UNICAMP UNIMEP USJT UNICSUL Mestrados/Doutorados Reconhecidos M - Mestrado Acadêmico, D - Doutorado, F - pós-doutorado

15 Obrigado!

16 Aplicação de conceitos
Como as teorias do DAM podem auxiliar na pratica profissional em Educação Física? Por ser tão estudada no Brasil e no exterior ainda existe algo para se pesquisar em DAM?

17 Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Tema da aula: Domínios do comportamento humano e Áreas de intervenção..

18 QUAIS OS DOMÍNIOS DO COMPORTAMENTO HUMANO ?
Domínio Motor Domínio Cognitivo Domínio Social

19 Período de Desenvolvimento Fatores Biológicos Fatores da Tarefa
Área de Comportamento Motor Cognitivo Afetivo PRÉ - NATAL – DA CONCEPÇÃO ATÉ O NASCIMENTO PRIMEIRA INFÂNCIA - DO NASCIMENTO AOS 2 ANOS INFÂNCIA TARDIA- 2 A 10 ANOS Fatores de Influência ADOLESCÊNCIA - 10 A 20 ANOS Fatores Ambientais Período de Desenvolvimento Fatores Biológicos Fatores da Tarefa Idade adulta JOVEM – 20 aos 40 anos Meia idade – dos 40 aos 60 anos Terceira idade – acima de 60 anos

20 POR QUE NOS TEMOS HABILIDADES DIFERENTES ?
INDIVIDUAL Hereditariedade, Biologia, Natureza e Fatores Intrínsecos AMBIENTE Experiência, Aprendizado, Encorajamento e Fatores Extrínsecos TAREFA Fatores Físicos e Mecânicos

21 PERGUNTAS?

22 Aplicação de Conceitos.
Como os domínios do Comportamento estão relacionados a qualidade de uma habilidade motora? Por que é melhor aprender a uma habilidade motora quando criança? O filho de um “brilhante” atleta pode ter ou não habilidades motoras semelhantes a do pai/mãe? A Expressão popular “papagaio velho não aprende a falar” é verdadeira? Porquê?


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