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A importância da comunicação na enfermagem
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ENFERMAGEM 4º SEMESTRE MÓDULO DESEMIOTÉCNICA PRFª LAÍSA SCHUH ACADÊMICOS: ANA PAULA DAMASCENO DAIANE ORIVES FLAVIA BARRETO JEFERSON HORBACH Cachoeira do sul-RS 2015
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INTRODUÇÃO “A comunicação constitui-se num elemento de suma importância no processo de liderar do enfermeiro e a maneira como se dá a transmissão de mensagens interferirá no resultado desejado” Balsanelli (2006)
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A comunicação e o ser Humano
Etimologicamente a palavra comunicação vem do latim communicare e significa “por em comum” (Bittes Junior e Matheus, 1996). “O mundo social e humano, não existiria como tal, se não fosse um mundo de comunicabilidade, fora do qual é impossível dar- se o conhecimento humano. A intercomunicação é a característica primordial deste mundo cultural e histórico”. FREIRE (1988, p. 65)
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A comunicação e a Enfermagem
Na área da saúde é fundamental saber com(VIVER) com o ser humano. “A comunicação é parte do tratamento do paciente e ficar conversando com ele muitas vezes é o próprio remédio” (REBECCA BEBB, 2003). Relações humana
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A Comunicação enfermeiro-paciente
O processo de interação com o cliente se caracteriza não só por uma relação de poder em que este é submetido aos cuidados do enfermeiro, mas, também por atitudes de sensibilidade, aceitação e empatia entre ambos.
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Comunicação X Humanização
Reconhece a presença do outro È troca- Doação-Preocupação Carinho Respeito Motivação “As ações muitas vezes falam mais que as palavras.” Potter,1999
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“Tão importante quanto conhecer a doença que o homem tem, é conhecer o homem que tem a doença.” Osler
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Comunicação no gerenciamento em Enfermagem
Podemos dizer que a comunicação está no núcleo da liderança; Segundo Maitland (1995, p.14) : “um bom líder é aquele que motiva e coordena sua equipe aplicando de forma eficaz suas habilidades individuais e grupais, seus conhecimentos e suas experiências de modo a alcançar as metas”. Desta maneira podemos observar que o sucesso de uma equipe se faz com boa liderança e comunicação.
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Comunicação e o trabalho em equipe de enfermagem
A comunicação deve acontecer constantemente a fim de reger as atividades gerenciais proporcionando informação, motivação e satisfação nos cargos com eficiência e eficácia. A passagem de plantão é o momento crucial para a realização de uma troca de informações eficiente relativa a todo o ambiente de trabalho .Durante a passagem de plantão são passadas informações referentes a todo um serviço prestado, assim como são diagnosticadas intervenções necessárias e medidas que auxiliem no tratamento.
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Conclusão Para desenvolver uma boa comunicação nas relações de trabalho é preciso conhecer a si mesmo, ser sensível às necessidades dos outros, crer na capacidade de relato das pessoas, reconhecer sinais de ansiedade em si mesmo e no outro, observar o não verbal próprio e do outro, usar as palavras cuidadosamente, reconhecer as diferenças... e tratar os outros com o mesmo carinho e respeito que gostaria que fossem dispensados a você (Silva, 1996: p. 120).
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Obrigado Pela Atenção!
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Referências
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