A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA:"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA:
Psicodiagnóstico de Rorschach Professora: MSc.: Mirna Dutra e Pinto DISCIPLINA: Psicodiagnóstico de Rorschach Professora: MSc. Mirna Dutra e Pinto

2 I – EMENTA A presente disciplina visa apresentar e estudar:
o Psicodiagnóstico de Rorschach, como instrumento de Investigação da Personalidade, reconhecido e empregado mundialmente e de utilização em diversas áreas. Conhecimentos introdutórios da aplicação do teste, classificação, tabulação de respostas e interpretação dos dados obtidos, de acordo com a metodologia do Dr. Aníbal Silveira. Trabalho a partir de protocolos.

3 II – OBJETIVOS GERAIS Compreender o uso do Psicodiagnóstico de Rorschach enquanto um instrumental útil que se propõe ser capaz de uma grande abrangência diagnóstica na investigação da personalidade, sem deixar de considerar as condições éticas para sua utilização. Compreender a importância do Psicodiagnóstico de Rorschach e suas diversas aplicações nos variados campos da Psicologia, fornecendo subsídios básicos para a atuação profissional. Compreender os pressupostos básicos de construção do instrumento de avaliação; padronização, validade, precisão.

4 III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Tal competência será desenvolvida a partir das seguintes habilidades: Reconhecer o Psicodiagnóstico de Rorschach como uma técnica de investigação da personalidade, especificamente um instrumental que permite um diagnóstico tanto estrutural quanto psicodinâmico da personalidade. Posicionar-se ética e criticamente em relação à situação de aplicação de testes psicológicos, bem como em qualquer relação psicólogo-cliente.

5 Conhecer as possibilidades da utilização do Psicodiagnóstico de Rorschach no desenvolvimento de pesquisas e trabalhos científicos assim como, reconhecer as propriedades psicométricas das técnicas projetivas. Reconhecer e compreender as fases de aplicação do teste, os elementos da classificação das respostas e dados de interpretação do Trabalho Mental, desenvolvidos em cada parte do processo de avaliação do Psicodiagnóstico de Rorschach.

6 IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceito de projeção no enfoque das técnicas projetivas e no Psicodiagnóstico de Rorschach. Histórico e objetivo da técnica. Campos de aplicação do Psicodiagnóstico de Rorschach. Conhecimento dos pressupostos básicos do instrumento: padronização, validade e precisão. Aplicação e classificação das respostas. Interpretação do Tipo de Trabalho Mental, como parte do relatório.

7 V – ESTRATÉGIAS DE TRABALHO
Aulas expositivas. Exercícios dirigidos de aplicação e classificação, em sala de aula, para demonstrar ao aluno uma visão global do Método. Interpretação do Tipo de Trabalho Mental, a partir de protocolos de casos clínicos. No final de cada aula se deixará um espaço para discussão e reflexão das atividades realizadas.

8 VI – AVALIAÇÃO Será realizada 1 (uma) prova teórica no 1º bimestre escrita e individual, valendo de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. No 2º bimestre serão realizadas 2 (duas) provas: - uma teórica (individual) - uma prática sobre classificação de respostas (em trio, com consulta). As duas provas valem de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

9 Avaliação No dia de prova a tolerância de atraso é de 30 min.;
A nota será 100% calculada encima das provas NP1 e NP2 (prática e teórica); As tarefas realizadas em sala valerão presença.

10 VII – BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COELHO, L.M.S. Rorschach Clínico – Manual Básico (terceira edição revisada e ampliada) São Paulo: - Terceira Margem, 2007. COELHO, L.M.S. & FALCÃO, M.I. Prova de Rorschach: diretrizes gerais na interpretação dos resultados. São Paulo – Terceira Margem – 2006. COELHO, L.M.S. (organizadora) – Tabela de Qualidade Formal. São Paulo – Ed. Terceira Margem – 2004.

11 COMPLEMENTAR ANNA ELISA DE VILLEMOR-AMARAL & BLANCA SUZANA GUEVARA WERLANG. Atualizações em métodos projetivos para avaliação psicológica. São Paulo – Casa do Psicólogo, 2008. COELHO, L.M.S. Coleção “Cadernos Aníbal Silveira” Método de Rorschach. São Paulo – Ed. Terceira Margem – 2004. WEINER, I.B. Princípios da Interpretação do Rorschach. Trad. Maria Cecília de Vilhena Moraes Silva. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. ADRADOS, ISABEL A Intuição do Psicólogo: Técnicas de abordagem com uso do Rorschach. São Paulo: Vetor, 2004. Material Didático/Apoio Resolução do CFP nº. 02/2003 sobre a utilização e comercialização de métodos e técnicas psicológicas. (site do CFP Apostila contendo os exercícios sobre Classificação de Respostas.

12 AULA 1 Aporte Teórico

13 História Pessoal: Nasceu em Zurique (1884); Pai pintor; habilidade com desenhos; Formou-se em medicina (1910); Psiquiatra (clínica de Bleuler); Fundador da Sociedade de Psicanálise de Zurique.

14 1918 – confeccionou e elaborou os cartões
288 doentes mentais e 177 indivíduos “normais” Iniciou com vários cartões pretos e vermelhos Cartões multicoloridos prontos (1920) Erro de impressão Reconhecimento – Sociedade de Psicanálise

15 Psychodiagnostik – 1921 Morte – 1922 aos 37 anos Até 1929 – Método pouco divulgado Não presenciou a impressionante aceitação do seu Método; Houve uma proliferação de pesquisas

16 Escolas Suíça e alemã; Inglesa e norte-americana; Francesa; Húngara;
Brasileira (Silveira; Lúcia Coelho); Argentina; Uruguaia.

17 ESCOLA BRASILEIRA: SILVEIRA
O diferencial da metodologia de Silveira na elaboração da prova de Rorschach pode ser notada pelo refinamento técnico de todas as etapas do processo:

18 Etapas Aplicação, Classificação das respostas, Cálculo, Interpretação.

19 Todas essas etapas estão correlacionadas e ancoradas na teoria de personalidade:
Aspectos dinâmicos Funções neurais Trabalho cognitivo Organização emocional subjetiva e única a cada um.

20 Deste modo, a Escola de Silveira prima pela comunhão entre a objetividade, dinâmica e respeito à experiência subjetiva.

21 O que é possível avaliar?
Estrutura de personalidade; Funcionamento psicodinâmico; Condições intelectuais; Nível de ansiedade básica e situacional; Depressão; Condições emocionais;

22 Controle geral; Capacidade para suportar frustrações e conflitos; Adaptação ao ambiente; Ajustamento e integração com humanos; Impulsos; Instintos; Nível de aspiração;

23 Auxilia no diagnóstico de pacientes com problemas de interferência neurológica;
Perturbações ou desvios de conduta.

24 CAMPOS DE ATUAÇÃO DA TÉCNICA
Pesquisa, Clínica, Avaliações neuropsicológicas, Orientações vocacionais, Área organizacional, Área jurídica, Área educacional.

25 A Prova de Rorschach pode ser aplicada:
Crianças; Adolescentes; Adultos; Idosos; Qualquer nível sócio - econômico - cultural (desde que tenha condições de se expressar verbalmente e que tenha suficiente acuidade visual);


Carregar ppt "PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google