A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA DE COMUNICAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA DE COMUNICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA DE COMUNICAÇÃO
“Aprenda a ouvir os outros e a si mesmo, através da sua consciência, antes de falar,decidir ou agir.” Lenilson Naveira

2 PRINCÍPIO DA COMUNICAÇÃO
“Ouvir é ouro , falar é prata”- porque ao ouvir podemos aprender ou perceber algo novo, enquanto que o ato de falar limita- nos ao processamento de idéias já formadas.” David Kolb

3 COMUNICAÇÃO Esta imagem representa o bombardeio de informações que recebemos diariamente.

4 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
EMISSOR Dificuldade de expressão Timidez, medo de expressar opinião Escolha inadequada do receptor Escolha inadequada do momento/local Escolha inadequada do meio Suposições Excesso de intermediários

5 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
RECEPTOR Atitude de pouco interesse pelo outro Falta de incentivo para o outro expressar suas idéias Preocupação Distração Comportamento defensivo Competição de mensagens Atribuições de propósitos

6 SABER OUVIR Demonstre interesse Mantenha contato visual
Esteja consciente de sua linguagem corporal Participe oportunamente da conversa Explore a força do silêncio

7 PRINCÍPIO DA COMUNICAÇÃO
“Ouvir é ouro , falar é prata”- porque ao ouvir podemos aprender ou perceber algo novo, enquanto que o ato de falar limita- nos ao processamento de idéias já formadas.” David Kolb

8 “Lembre-se dos três erres: respeito por si próprio,respeito pelo próximo, responsabilidade por seus atos”.  Tantra Totem do Nepal

9 JOSEPH LUFT E HARRY INGHAM(1961)
A JANELA DE JOHARI JOSEPH LUFT E HARRY INGHAM(1961)

10 A JANELA DE JOHARI I II IV III EU ABERTO EU CEGO EU DESCONHECIDO
CONHECIDO PELO EU NÃO CONHECIDO PELO EU CONHECIDO PELOS OUTROS I EU ABERTO II EU CEGO IV EU DESCONHECIDO III EU SECRETO NÃO CONHECIDO PELOS OUTROS JOSEPH LUFT E HARRY INGHAM(1961)

11 ESTILOS INTERPESSOAIS DE COMUNICAÇÃO
O Feedback consiste na solicitação ativa de informações a seu respeito que você sente que os outros têm e você, não. A Exposição, ao contrário, é o processo pelo qual a pessoa dá informações de si mesma a outras pessoas.

12 ESTILOS INTERPESSOAIS DE COMUNICAÇÃO
São várias as formas de usar os processos de Exposição e Feedback. Cada uma reflete um estilo interpessoal básico, isto é, um modo preferencial e consciente de se comportar.

13 ESTILO INTERPESSOAL I Uso mínimo dos processos de Exposição e
Feedback. Eu desconhecido: inclui coisas das quais nós e os outros não estamos cônscios. Características: não realização do potencial, bloqueio à criatividade, sentimentos de ansiedade interpessoal e busca de segurança.Pode ser visto como o participante observador do grupo.

14 ESTILO INTERPESSOAL II
Uso mínimo do processo de Exposição e solicitação de Feedback em demasia. Eu secreto:representa as coisas sobre nós que conhecemos mas escondemos dos outros. Características:tendência a perguntar muito sobre si mesmo, como os outros o percebem, o que acham de suas idéias e atos. Pode ser visto como superficial ou distante

15 ESTILO INTERPESSOAL III
Uso excessivo de Exposição e baixa solicitação de Feedback. Eu cego:representa nossas características de comportamento que são facilmente percebidas pelos outros,mas das quais geralmente não estamos cientes. Características:diz às pessoas o que pensa delas,como se sente com relação a elas,podendo criticar freqüentemente a todos, na convicção de que está sendo franco, honesto e construtivo.Pode ser visto como o participante atuante no grupo.

16 ESTILO INTERPESSOAL IV
Exposição e Feedback são usados de modo intenso e equilibrado. Eu aberto: constitui o nosso comportamento em muitas atividades conhecido por nós e pelo outro. Características: franqueza, abertura pessoal, sensibilidade quanto a necessidade que os outros têm de participar.

17 ESTILO INTERPESSOAL IV
Exposição e Feedback são usados de modo intenso e equilibrado. Características: o comportamento da pessoa ,em sua maior parte,é claro e aberto para o grupo,provocando menos erros de interpretação por parte dos outros.

18 O QUE É ASSERTIVIDADE? “É o comportamento que torna a pessoa capaz de agir em seus próprios interesses, a se afirmar sem ansiedade indevida, respeitando seus direitos sem negar os alheios.” Robert E. Albert

19 TIPOS DE COMPORTAMENTO
Comportamento assertivo Comportamento não-assertivo Comportamento agressivo

20 PESSOA NÃO – ASSERTIVA CARACTERÍSTICAS
Tende a pensar na resposta depois que a oportunidade passou. Fica geralmente ressentida consigo própria. Fica com a sensação altamente desconfortável de ter “engolido mais um sapo”.

21 PESSOA ASSERTIVA CARACTERÍSTICAS
Não passa pela vida cheio de inibições, cedendo à vontade alheia. Desenvolve controle de si mesmo nas relações interpessoais. É espontâneo na expressão dos sentimentos sem hostilidade, frente às situações de invasão por parte de outras pessoas.

22 COMPORTAMENTO NÃO-ASSERTIVO CONSIDERAÇÕES CULTURAIS
Na escola: criança bem educada é aquela que não questiona o professor , não faz perguntas... E no trabalho ?

23 O PROCESSO DA ASSERTIVIDADE
1. Observe seu próprio comportamento.Você tem sido assertivo? 2. Observe um modelo eficaz. Alguém que saiba lidar com a situação. 3. Considere respostas alternativas. Identifique o que seria assertivo, agressivo e não assertivo.

24 O PROCESSO DA ASSERTIVIDADE
4. Imagine-se lidando com a situação. Treine mentalmente a resposta assertiva. 5. Coloque-a em prática.

25 ASSERTIVIDADE DILEMA X Atender a expectativa social OU preservar
nossa identidade ? X Atender a expectativa social E preservar nossa Identidade ?

26 FEEDBACK "A competência máxima numa situação de feedback ocorre no momento em que, ao dar feedback para você, eu me torno consciente de que ele também é útil para mim”.

27 FEEDBACK Feedback é a oportunidade que eu tenho de transmitir a minha percepção a seu respeito (não a verdade sobre você), alimentando a nossa relação (pessoal ou profissional) para que ela seja mais satisfatória para nós dois (não apenas para mim).

28 FEEDBACK Por outro lado, receber feedback é a oportunidade que eu tenho de conhecer e acatar a sua percepção a meu respeito (seus valores pessoais, opiniões e expectativas em relação a mim, reações ao meu comportamento), compreendendo-o melhor e verificando quanto a sua percepção sobre mim é verdadeira.

29 FEEDBACK “Não há necessidade de se apagar a luz do próximo para que a nossa possa brilhar”. Business Briefs

30 FEEDBACK - CRITÉRIOS Para tornar-se um processo útil, o feedback precisa, tanto quanto possível ser: 1.Descritivo ao invés de avaliativo – quando não há julgamento reduz-se a necessidade do outro reagir defensivamente. 2.Específico ao invés de geral – indicar o comportamento em uma determinada ocasião: “Nesta reunião você não ouviu a opinião dos demais”.

31 FEEDBACK - CRITÉRIOS 3.Compatível com as necessidades do emissor e receptor – deve satisfazer a necessidade de ambos. Não se deve usar a oportunidade para desabafar. 4.Dirigido para comportamentos que o receptor possa modificar – o receptor deve reconhecer falhas naquilo que está sob seu controle mudar.

32 FEEDBACK - CRITÉRIOS 5.Solicitado ao invés de imposto – será mais útil
quando há por parte do receptor maior flexibilidade e aceitação.  6.Oferecê-lo em momento oportuno – é mais útil quando oferecido o mais próximo possível do comportamento em questão. 

33 FEEDBACK - CRITÉRIOS 7.Esclarecido para assegurar comunicações
precisas – um modo de proceder é fazer com que o receptor repita o feedback recebido.

34 FEEDBACK Porque é difícil receber feedback?
Porque é difícil dar feedback?

35 FEEDBACK - DIMENSÕES O feedback poderá ser dado nas
dimensões:ética e psicológica: 1.Mentira com ódio 2.Mentira com amor 3.Verdade com ódio 4.Verdade com amor


Carregar ppt "OFICINA DE COMUNICAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google