Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL OFICINA DE COMUNICAÇÃO Luciana Xavier
2
Objetivo “Desenvolver habilidades para uma comunicação mais efetiva, que favoreça o entendimento coletivo e o desenvolvimento de relações interpessoais produtivas pessoais e profissionalmente.” “Uma palavra bem-dita é sempre uma palavra bendita” Carlos Ziul · Então nosso objetivo hoje é fornecer a vocês uma visão geral sobre o tema, encurtando o hiato teórico que possa existir entre vocês e seus líderes, nosso intuito é facilitar a comunicação, o entendimento de vocês sobre o tema.
3
Programação A linguagem corporal e suas funções
Barreiras para uma comunicação eficaz Recursos que Facilitam a Comunicação Fatores Mentais da Audição Critérios para Tornar o Feedback Eficiente Estilos Interpessoais de Comunicação Comunicação e Assertividade · Então nosso objetivo hoje é fornecer a vocês uma visão geral sobre o tema, encurtando o hiato teórico que possa existir entre vocês e seus líderes, nosso intuito é facilitar a comunicação, o entendimento de vocês sobre o tema.
4
Metodologia Modelo teórico-prático fundamentado no processo vivencial de aprendizagem e no método andragógico de educação para adultos. A aprendizagem torna-se predominantemente um processo cooperativo compartilhado entre educador e educando. · Então nosso objetivo hoje é fornecer a vocês uma visão geral sobre o tema, encurtando o hiato teórico que possa existir entre vocês e seus líderes, nosso intuito é facilitar a comunicação, o entendimento de vocês sobre o tema.
5
Metodologia O LÍDER DO TERCEIRO MILÊNIO !
Deverá possuir a capacidade de “ aprender, desaprender e reaprender” Peter Drucker · Então nosso objetivo hoje é fornecer a vocês uma visão geral sobre o tema, encurtando o hiato teórico que possa existir entre vocês e seus líderes, nosso intuito é facilitar a comunicação, o entendimento de vocês sobre o tema.
6
Comunicação é... CONCEITO DE COMUNICAÇÃO
O que é comunicação? Expor o mesmo slide com a definição. A palavra comunicação vem do latim comunis que significa comum, portanto comunicar é reduzir a diferença de informação entre eu e o outro, é nivelar nosso conhecimento, na medida que vamos conversando sobre este tema vamos nivelando nosso conhecimento, assimilando a idéia/percepção do outro, não necessariamente a verdade absoluta sobre o tema. São várias as modalidades de comunicação: escrita, falada, sinais, comunicação interior, não-verbal, mas hoje vamos nos limitar basicamente a conversar sobre a comunicação verbal. E quais seriam os elementos da comunicação? São eles: emissor, mensagem, canal, ruído e o receptor. Onde imaginam vocês que estão nossas maiores dificuldades e barreiras? Como emissor ou receptor da mensagem?
7
O Que é Comunicação? “É a força motriz que promove a interação
humana e o desejo de entendimento.” “Comunicar-se bem é um processo de comunhão; a harmonia e o equilíbrio veiculados por meio de gestos, atos e palavras.” Eunice Mendes e Costacurta Junqueira CONCEITO DE COMUNICAÇÃO O que é comunicação? Expor o mesmo slide com a definição. A palavra comunicação vem do latim comunis que significa comum, portanto comunicar é reduzir a diferença de informação entre eu e o outro, é nivelar nosso conhecimento, na medida que vamos conversando sobre este tema vamos nivelando nosso conhecimento, assimilando a idéia/percepção do outro, não necessariamente a verdade absoluta sobre o tema. São várias as modalidades de comunicação: escrita, falada, sinais, comunicação interior, não-verbal, mas hoje vamos nos limitar basicamente a conversar sobre a comunicação verbal. E quais seriam os elementos da comunicação? São eles: emissor, mensagem, canal, ruído e o receptor. Onde imaginam vocês que estão nossas maiores dificuldades e barreiras? Como emissor ou receptor da mensagem?
8
Quais os Elementos da Comunicação?
CONCEITO DE COMUNICAÇÃO O que é comunicação? Expor o mesmo slide com a definição. A palavra comunicação vem do latim comunis que significa comum, portanto comunicar é reduzir a diferença de informação entre eu e o outro, é nivelar nosso conhecimento, na medida que vamos conversando sobre este tema vamos nivelando nosso conhecimento, assimilando a idéia/percepção do outro, não necessariamente a verdade absoluta sobre o tema. São várias as modalidades de comunicação: escrita, falada, sinais, comunicação interior, não-verbal, mas hoje vamos nos limitar basicamente a conversar sobre a comunicação verbal. E quais seriam os elementos da comunicação? São eles: emissor, mensagem, canal, ruído e o receptor. Onde imaginam vocês que estão nossas maiores dificuldades e barreiras? Como emissor ou receptor da mensagem?
9
O Processo de Comunicação
A Fonte da Comunicação A Codificação A Mensagem O Canal A Decodificação O Receptor O Feedback CONCEITO DE COMUNICAÇÃO O que é comunicação? Expor o mesmo slide com a definição. A palavra comunicação vem do latim comunis que significa comum, portanto comunicar é reduzir a diferença de informação entre eu e o outro, é nivelar nosso conhecimento, na medida que vamos conversando sobre este tema vamos nivelando nosso conhecimento, assimilando a idéia/percepção do outro, não necessariamente a verdade absoluta sobre o tema. São várias as modalidades de comunicação: escrita, falada, sinais, comunicação interior, não-verbal, mas hoje vamos nos limitar basicamente a conversar sobre a comunicação verbal. E quais seriam os elementos da comunicação? São eles: emissor, mensagem, canal, ruído e o receptor. Onde imaginam vocês que estão nossas maiores dificuldades e barreiras? Como emissor ou receptor da mensagem?
10
Sabedoria Popular Pierre Bayle Ditado árabe
“Deu-nos a natureza dois ouvidos e uma só boca, para que ouçamos mais e falemos menos.” Pierre Bayle “Falar é prata.Ouvir é ouro.” Ditado árabe A sabedoria popular está repleta de ensinamentos, mas ignoramos justificando: se conselho fosse bom ninguém dava vendia...Expor slide com os ensinamentos: “falar é prata. Ouvir é ouro”(ditado árabe). “Deu-nos a natureza dois ouvidos e uma só boca para que ouçamos mais e falemos menos”( Pierre bayle).
11
Fatores Mentais da Audição
Indiferença – “Os homens têm necessidade de serem ouvidos.” Impaciência – “Ouvimos mais depressa do que falamos.” 3. Preconceito – “Ouvir é um ato voluntário e consciente.” 4. Preocupação – “Atenção presa a uma ocupação antecipada.” Kolb A. David São 4 os fatores mentais da audição Expor slide com os fatores, o primeiro fator mental da audição é a indiferença( os homens tem necessidade de serem ouvidos Maslow já dizia isso quando falou das necessidades sociais e nós psicoterapeutas ratificamos sua teoria, os consultórios estão repletos de pessoas buscando serem ouvidas) o segundo fator é a impaciência(ouvimos mais depressa do que falamos, estamos sempre atrasados, gerimos mal o nosso tempo, e o piro é que muitas vezes estamos correndo atrás de objetivos que não são os nossos) o terceiro fator é o preconceito( ouvir é um ato voluntário e consciente, funciona um seletor no aparelho auditivo e o preconceito é um dos pilotos automáticos desse estranho aparelho) e por último a preocupação(que significa ocupação antecipada, com a atenção presa a uma ocupação antecipada não será possível ouvir).
12
Princípio da Comunicação
“Ouvir é ouro , falar é prata”- porque ao ouvir podemos aprender ou perceber algo novo, enquanto que o ato de falar limita- nos ao processamento de idéias já formadas.” Kolb A. David Expor slide final: “Ouvir é ouro, falar é prata” - porque, ao ouvir, podemos aprender ou perceber algo novo, enquanto que o ato de falar limita-nos ao processamento de idéias já formadas.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.