Qualidade de Vida no Trabalho e Estudos de Engajamento Profissional

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Apresentação em tema: "Qualidade de Vida no Trabalho e Estudos de Engajamento Profissional"— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade de Vida no Trabalho e Estudos de Engajamento Profissional
COMRH 17. Congresso Mineiro de Recursos Humanos BH 15 de Maio de 2013 Qualidade de Vida no Trabalho e Estudos de Engajamento Profissional Profa. Dra. Ana Cristina Limongi-França Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho Universidade de São Paulo – FEA_ EAD Fundação Instituto de Administração FIA_PROGEP

2 Empresas de Bem-estar Trabalho Saudável
Gerenciamento do Clima Organizacional Balanço dos Indicadores de QVT FIB e PIB integrados

3 TRABALHO SUSTENTÁVEL Tem expectativas Integra socialmente priorizadas
Gera credibilidade Capacita e realiza Efetiva a sobrevivência Tem expectativas priorizadas

4 Sem trabalho a vida apodrece, mas sob um trabalho sem alma a vida sufoca e morre. Albert Camus, 1955

5 Gestão do Bem-estar e do stress
Um músico ou um rosto? posicionamento diante das tensões da vida diária, características pessoais e natureza dos agentes estressores

6 decorrentes da relação: esforço/adaptação
STRESS decorrentes da relação: esforço/adaptação DISTRESS EUSTRESS DISTRESS MONOTONIA ( - ESFORÇO) SOBRECARGA ( + ESFORÇO) ÁREA DE MELHOR DESEMPENHO E CONFORTO Coping Happyness Resiliência Lovers working MANIFESTAÇÕES E SINTOMAS DA DOENÇAS MANIFESTAÇÕES E SINTOMAS DA DOENÇA Burnout Tecnostress Pressa Pânico ESFORÇO Somatizações Fadiga Depressão Alextimia TEMPO

7 Fonte: https://fbcdn-sphotos-d-a. akamaihd

8 Indagação inicial? O ser humano é um ser social? O que é ser social?

9 A arquitetura e o espaço do trabalho: diferentes adaptações e comportamentos laborais
Pessoa edifícios inteligentes chão de fábrica teletrabalho veículos terrestres, fluviais, aéreos atividades de alto risco escritórios virtuais

10 O perfil do líder cria uma personalidade organizacional?

11 Fatores Críticos de GQVT:
Eixos de ação alinhados ao ambiente organizacional 1.Visão de Pessoa 2. Produtividade 3. Legitimidade 4. Perfil das lideranças 5. Práticas e Valores 6. Especialidades e especialistas

12 A natureza produtiva dos resultados Propriedades associadas à QVT
Clima Organizacional Acidentes e doenças Imagem organizacional Stress: eustress ou distress Relações de trabalho

13 O que é saúde? Saúde é o completo bem-estar biológico, psicológico e social e não apenas ausência de doença (OMS, 1986).

14 O que é uma ação ou programa de QVT?
Atividade sistemática e identificada visando bem-estar pessoal e organizacional integrado à produtividade saudável.

15 Saúde é o silêncio dos órgãos
Adoecer é o grito dos órgãos no silêncio do sujeito.(*) (*) Caldeira, 1996 – Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática RJ

16 MARCADORES DA METODOLOGIA BPSO Para Ações de QVT

17 Biológico: Psicológico Social Organizacional
Controle dos riscos ergonômicos e ambientais Atendimento aos problemas de saúde Oportunidade de realizar atividades físicas Estado geral de saúde dos colegas e superiores Palestras e eventos de promoção da saúde Confiança nos critérios de recrutamento e seleção Forma de avaliação do desempenho do seu trabalho Clima de camaradagem entre as pessoas no trabalho Oportunidade de evolução na carreira Ausência de interferência na vida pessoal Esporte, cultura e lazer Integração empresa-família Programa de Preparação para Aposentadoria - PPA Orientação ao uso de crédito e consumo Atividades comunitárias e de responsabilidade social Ações de valorização do servidor e imagem do Governo Participação em eventos e treinamento profissional Melhorias nos processos de trabalho e novas tecnologias Oportunidades de participar de comitês de decisão Melhoria dos procedimentos administrativos visando redução da burocracia

18 O engajamento através da cultura, dos grupos e dos interesses pessoais

19 Fonte: Freitas, M. E. Cultura Organizacional. Rio de Janeiro, FGV
Fonte: Freitas, M. E. Cultura Organizacional.Rio de Janeiro, FGV. 2000, pág. 115 A organização vai funcionar como uma superfície que projeta para o indivíduo essa imagem grandiosa ( que ela tem de si) e que ele acredita poder absorver para se completar e realizar seu desejo de ser amado e reconhecido.

20 Estas são manifestações da cultura ou das lideranças?

21 Trabalho e Arte

22 Estética e afeto!

23 O que é um grupo? Grupo é o conjunto de interações que ocorre entre duas ou mais pessoas envolvidas, as quais se diferenciam pela força de uso de poder, crenças, valores e tipo de tomada de decisão, com diversos graus de complexidade.

24 Grupo e Equipes Equipes podem ser classificadas de acordo com seus objetivos. Tipos mais comuns em organizações: Equipes solucionadoras de problemas. Equipes autogerenciadas. Equipes de funcionalidade cruzada.

25 Grupos de Trabalho Equipes de Trabalho
Compartilhamento da informação Neutro (às vezes, negativo) Individual Aleatório e variado Desempenho coletivo Positivo Individual e mútuo Complementar Meta Sinergia Responsa-bilidade Habilidade Fonte: Robbins (1998).

26 Esta linha de produção da Ford 1913, é um grupo ou uma equipe?

27 O Funcionamento Psicológico dos Grupos
interagem umas com as outras são psicologicamente conscientes umas das outras se percebem como um grupo têm sentimento de pertencer ao grupo

28 Tipos de Grupos Grupos formais — aqueles definidos pela estrutura da organização, com missões de trabalhos designadas estabelecendo tarefas. Grupos informais — alianças que não são formalmente estruturadas nem determinadas organizacionalmente.

29 Outros tipos de equipes
Equipes virtuais Equipes de alta performance Rede de relacionamentos Rede de competências

30 Conflitos entre grupos
Achar um inimigo comum: Grupos se unem contra outro "grupo de grupos" ou competição contra outra organização. Estimular interação entre líderes ou subgrupos de grupos competidores: Tentar criar um conceito de "objetivos comuns", de "grande grupo" para todos os grupos; é a base das "reuniões de cúpula". Encontrar um objetivo superior. Ter um treinamento experimental entre grupos: Treinamento entre os grupos competidores, lidando com suas percepções sobre si mesmo e o outro grupo.

31 Dimensionar demandas do trabalho e apoio social de colegas e chefes
Medidas preventivas Resolver discrepâncias entre: demandas do trabalho e número de empregados e tempo disponível Equilibrar demandas do trabalho e habilidades com as qualificações dos empregados Dimensionar demandas do trabalho e apoio social de colegas e chefes Alinhar demandas do trabalho e capacidade de controle sobre o próprio trabalho Fonte: Alessandra quishida, 2008POT, F. M. B. Productivity and utilization of the potential workforce. ENANPC Meeting. November, p. 1-6.

32 Ações Afirmativas e Valorização da Diversidade
São políticas e estratégias para corrigir o desequilíbrio, injustiça, esquecimento e outros tipos de discriminação. As ações afirmativas devem gerar oportunidades.

33 O que fazer para ter uma boa qualidade de vida:
Ter um projeto de vida para os próximos cinco anos Ser exigente com os próprios hábitos saudáveis Cultivar os amigos e os familiares Educar-se sempre culturalmente, profissionalmente e emocionalmente Buscar o auto-conhecimento e auto-valorização pessoal Cuidar do consumo, das contas e do descanso

34 Novos serviços, novas tecnologias, novos clientes, os mesmos desejos essenciais
Alegria de conviver Afeto incondicional Ouvir e ser ouvido Convivência familiar

35 Bases bibliograficas desta apresentação
Stress & Trabalho – uma abordagem biopsicossocial. São Paulo Editora Atlas. Autores: Limongi França, AC & Rodrigues, AL. Qualidade de Vida no Trabalho – práticas e conceitos na sociedade pós-industrial. São Paulo:Editora Atlas. Autoria: Limongi França, AC. Práticas de Recursos Humanos. São Paulo: Editora Atlas. Limongi- França, AC. Comportamento Organizacional. São Paulo: Editora Saraiva. Limongi-França, AC. As Pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente. Fleury, MTL (organizadora). Psicologia do Trabalho. Psicossomática, práticas e valores organizacionais. São Paulo: Editora Atlas, 2008. Cursos FIAPROGEP de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho

36 Leituras: Revista Educação e Psicologia . Vol. 1 (1-4). Coord. Durval Mazzei Nogueira Filho. São Paulo: Editora Segmento. março de 2009. Limongi-França, Ana Cristina. Qualidade de Vida: práticas e conceitos na sociedade pós-industrial. /são Paulo: Editora Atlas, 2005. Limongi-França, Ana Cristina & Rodrigues, Avelino Luiz. Stress & Trabalho. São Paulo: Editora Atlas, 2009. Ramazzini, Bernardino (1700). A Doença dos Trabalhadores. Fundacentro, 1999. Viveret, Patrick. Reconsiderar a riqueza (on line); Gadrey, Jean. Novos Indicadores de Riqueza, São Paulo: SENAC Dawbor, Ladislau. Democracia Econômica. São Paulo: Vozes ( Mercado ético (mercadoetico.org.br).

37 Não posso ficar..... Trem das onze!!

38 Obrigada. Ana Cristina Limongi-França www. fea. usp. br climongi@usp
Obrigada! Ana Cristina Limongi-França 38


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