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Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE

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Apresentação em tema: "Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE"— Transcrição da apresentação:

1 Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Autora: Helena Aparecida Dadá de Almeida Souza Coautora: Meire Cristina Guimarães da Costa Escola Municipal Uberaba Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE

2 Objetivo A melhoria do processo de alfabetização dos alunos do 3º ano do Ciclo Inicial de Alfabetização a partir da presença da arte na aprendizagem da leitura e escrita.

3 Pressupostos Teóricos
Paulo Freire Emília Ferreiro Angela Kleiman Carlos Rodrigues Brandão Ana Mae Barbosa Artistas plásticos: Romero Britto Tarsila do Amaral Alfredo Volpi Ivan Cruz Ceramista Aguimar José Luiz. Compositor Luiz Gonzaga Poesia de Cecília Meireles. Por meio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada. (BARBOSA, 2003, p.18)

4 A leitura do mundo precede a
Prática Pedagógica Sensibilização Atividades Práticas Registro A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire

5 O contato com o objeto de estudo enriquece a prática e torna a aprendizagem significativa.

6 Apreciar, experimentar e criar
Apreciar, experimentar e criar. A Arte encanta os alunos e enriquece o ensino.

7 O contato direto com o artista

8 A Arte estimula o interesse, a curiosidade, a imaginação dos alunos e de forma interdisciplinar perpassa todos os conteúdos.

9 O índice de alunos com uma aprendizagem satisfatória aumentou e consideramos que, a melhora nos resultados com eles se deve às experiências vivenciadas de forma concreta e atraente durante a execução dessa proposta.

10 A Arte possibilita a reflexão e a formação de um cidadão consciente.

11 Os alunos a partir das atividades propostas aprenderam de forma natural e significativa a importância e uso social da leitura e escrita para registro das suas vivências.

12 Para o alcance desses resultados, a participação e interação entre pibidianos-alunos e professores regentes foi de fundamental importância; por meio do diálogo e colaboração entre ambos o processo de desenvolvimento da proposta se tornou mais fácil, eficaz e significativo para todos. Nas reuniões de formação aprendemos a apreciar , valorizar o ensino de Arte e incorporá-la de forma interdisciplinar na prática de ensino.

13 Referências bibliográficas
BRASIL, MEC. Kleyman, Angela B.. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Cefiel/IEL/Unicamp, Disponível em: Acesso em: BRANDÃO, Carlos R.. O que é método Paulo Freire. 1 ed. Ed. Brasiliense, 1981, São Paulo\SP. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários a Prática Educativa Disponível em: Acesso em BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. – 7. ed. rev. – São Paulo, Perspectiva, 2009. FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1994. BACOCINA , Eliane Aparecida. Alfabetização e Arte: sobre leituras de mundo, de letras, de imagens, de vida... Periódico de Divulgação Científica da FALS, Ano II - Nº 04- Jan/Mai ISSN X Disponível em: Acesso em:


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