A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Gestão de Projetos aula 2: processos, operações x projetos Profª. Vilma Tupinambá, MsC

2 Ambiente de Negócio O ambiente em que as empresas operam atualmente é muito complexo e fortemente competitivo. As empresas buscam a diferenciação e o estabelecimento de vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. Para alcançar esses objetivos cada empresa busca sua própria solução.

3 Fatores que influenciam nas soluções encontradas pelas empresas para enfrentar a complexidade do ambiente de negócios Tempo real Mobilidade Desenvolvimento da tecnologia Visibilidade Mudanças de comportamento do mercado Globalização Inovação

4 Modelos de organização: evolução
Modelos clássicos

5 Modelos de organização: evolução
Modelos contemporâneos Estruturas temporárias: adequadas para tratar processos em projetos Estruturas permanentes: adequadas para tratar processos em operações continuadas

6 Processos de Trabalho Processo é um conjunto de atividades, com um ou mais tipos de entrada, as quais criam uma saída de valor para o cliente.

7 Davenport (1994), um processo é um conjunto das atividades que devem ser executadas para atender a um cliente, é uma estrutura específica de atividades localizada no tempo e no espaço, com um começo, um fim, entradas e saídas claramente identificadas. Os processos são mantidos por um owner (responsável).

8 Representação de um Processo

9

10 Projetos É um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos. Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos. um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular (PMI).

11 O produto do projeto é único
Projeto é um esforço TEMPORÁRIO para criar um produto, serviço ou resultado EXCLUSIVO. O produto do projeto é único

12 Projeto É um empreendimento não-repetitivo (temporário), com uma sequencia bem definida de eventos com inicio e fim, conduzido por pessoas, para se obter um novo produto, serviço ou resultado (único) que se caracteriza por: possuir objetivos e requisitos definidos (escopo): obedecer ao orçamento aprovado (custo) e ser concluído em prazo especificado (tempo)

13 Diferença entre Projeto e Operação
É um esforço temporário e único Produz produto, serviço ou resultado único. Termina quando o resultado é alcançado Elaborado progressivamente em etapas Operação É um esforço contínuo e repetitivo Produz o mesmo produto/serviço Finalidade é manter o negócio Trabalho repetitivo

14 O projeto e a operação possuem características em comum
São realizados por pessoas, possuem recursos limitados, são planejados, executados e controlados, realizados para atingir objetivos organizacionais. .

15 Ambos modelos, Operações e Projetos, contemplam:
Metodologia Tecnologia Especialistas Regras Medições Responsável

16 Gerenciamento de Projetos - conceito -
É a escolha e aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender os seus requisitos. Áreas de especialização necessária à equipe de gerenciamento de projetos: Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos Conhecimentos, normas e regulamentos da área de aplicação Entendimento do ambiente do projeto Habilidades interpessoais Conhecimentos e habilidades em gerenciamento em geral

17

18 Como fazer para que os projetos se tornem ferramentas poderosas, impulsionando o desenvolvimento organizacional ?

19 Quais as causas dos Fracassos em Projetos ?

20 Há pouca compreensão do escopo e da complexidade do projeto

21 Estimativas incorretas para execução das atividades e recursos necessários

22 Falta de clareza dos objetivos e metas dos steakeholders

23 Causas dos Fracassos em Projetos
Planejamento superficial e detalhado em tempo de execução Os dados históricos e estatísticos foram desconsiderados, privilegiando uma estimativa baseada em experiência ou feeling dos envolvidos Inexistência de padrões formais para desenvolvimento e execução do projeto. A gerência de projeto é instável ou gerente possui skill insuficiente Equipe despreparada ou de tamanho inadequado.

24

25 Fases do Projeto Concepção Geração Seleção Gestão Planejamento
Execução Controle Conclusão

26 Fases do projeto - Concepção
Geração Estudar a necessidade de realizar um projeto Determinar o objetivo e as metas que o projeto deve alcançar. Determinar as expectativas dos envolvidos no projeto – usuários, clientes, direção e outros.

27 Fases do projeto - Concepção
Seleção Estudar a viabilidade de realizar um projeto Determinar o objetivo e as metas que o projeto deve alcançar Determinar o objetivo e as metas que o projeto deve alcançar.

28 GESTÃO

29

30


Carregar ppt "Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google