A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA"— Transcrição da apresentação:

1 O TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
A CONCLUSÃO O TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA

2 PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO
É O RESUMO DE TUDO QUE FOI ABORDADO NO TEXTO, PARA ISSO DEVE-SE LEVAR EM CONTA DOIS PRINCPAIS ASPECTOS: Reafirmar a Tese (retomar, reler a ideia principal do texto) apresentada na Introdução. Propor uma solução (uma intervenção inteligente e ponderada), esse aspecto é obrigatório no Enem.

3 COMO FAZER A PROPOSTA DE SOLUÇÃO?
É PRECISO PENSAR EM DUAS COISAS ANTES DE ELABORAR UMA SOLUÇÃO: 1º - analisar os fatores que levam ao problema, as causas que agravam a situação (ao se buscar a causa depara-se com a solução). O que causa isso? O que agrava isso?

4 A PROPOSTA DE SOLUÇÃO - 2 2º - Os possíveis agentes da solução dos problemas: Quem pode resolver o problema? Pensar a solução partindo do individual até alcançar o nível global: Como eu posso resolver o problema? Como o país pode resolver o problema? Como o mundo pode resolver o problema?

5 PROPOSTA DE SOLUÇÃO - 3 Pense ainda nas pessoas e suas formas de organização, nos grupos sociais, nas instituições como agentes também capazes de resolver os problemas: Governo Empresas Sociedade Mídia (como formadora de opinião) ONGs Tecnologia Educação

6 INDICAR QUE SE ESTÁ ENCERRANDO O TEXTO
TOM DE CONCLUSÃO INDICAR QUE SE ESTÁ ENCERRANDO O TEXTO Fazer uso de expressões conclusivas: - Então - Assim - Assim sendo - Dessa maneira - Logo - Dessa forma - Portanto - Desse modo Observação: essas expressões não são obrigatórias, elas apenas ajudam a iniciar o parágrafo conclusivo que pode ser feito sem elas. Atenção: jamais use Concluindo ou Para concluir (gera redundância).

7 EXEMPLO DE PARÁGRAFO CONCLUSIVO
Digamos que o Tema da redação seja “Justiça com as próprias mãos”. Para fazermos a conclusão precisamos retomar a Tese (presente lá na Introdução): É possível entender o clamor da sociedade brasileira por justiça, afinal os índices de violência a qual é exposta faz desaparecer qualquer nível de racionalidade ou mesmo de civilidade. No entanto, entender que a justiça com as próprias mãos, principalmente através de linchamentos públicos, é a solução do problema, vai um abismo enorme que separa a humanidade da animalização.(Introdução)

8 A CONCLUSÃO (EXEMPLO) Retomando a introdução e pensando nas possibilidade de solução, a conclusão poderia vir da seguinte forma: Assim sendo, deve-se levar em conta o desejo social por justiça, mas esta não deve ser executada por caminhos tortuosos ou através de atos tão mais horrendos que o próprio crime cometido. Antes, é preciso sanar as causas que lavam a tanta violência, como a péssima qualidade de ensino, a desigualdade social e a intolerância, gerada por preconceitos enraizados em nossa história. Cabe a cada um, parte de um todo maior, manter acesa pelo menos uma centelha do que nos torna humanos, do contrário seremos apenas animais instintivos e selvagens.


Carregar ppt "O TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google