A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Disciplina: História.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Disciplina: História."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Disciplina: História do Teatro IV UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Disciplina: História do Teatro IV Profª: Marina de Oliveira Eugenio Barba

2 Eugenio Barba (1936 - - Nasceu na Itália, emigrando em 1954 para a Noruega, onde trabalhou como soldador e marinheiro; - Graduou-se em literatura francesa, norueguesa e em história da religião, na Universidade de Oslo. - De 1960 a 1964, estudou teatro na Polônia, acompanhando Grotowski durante três anos.

3 - -Em 1963, publicou ensaio sobre o Kathakali, após viagem à Índia; - - Em 1964, fundou o Odin Teatret, em Oslo; em 1966, o grupo migrou para Holstebro, na Dinamarca; - - Em 1979, fundou a ISTA (Escola Internacional de Antropologia Teatral), na Dinamarca;

4 O que é antropologia teatral? Estudo do comportamento do ser humano que utiliza sua presença física e mental de maneira não cotidiana, numa situação de representação organizada. (BARBA)

5 Algumas palavras importantes para a antropologia teatral - Pré-expressividade; - Energia; - Ação física; - Impulso; - Organicidade; - Treinamento; - Representação.

6 Três aspectos distintos do trabalho do ator para Eugenio Barba - 1. A personalidade do ator, sua sensibilidade, sua inteligência artística, sua individualidade social que torna cada ator único e irrepetível. - 2. A particularidade da tradição cênica e do contexto histórico-cultural através dos quais a irrepetível personalidade do ator se manifesta; - 3. O uso do corpo-mente segundo técnicas extracotidianas baseadas nos ‘princípios que retornam’ transculturais.

7 - Constituem aquilo que a antropologia teatral define como campo da pré-expressividade. - São os parâmetros que regem a extracotidianidade. - Com esses princípios “in-corporados”, toda e qualquer ação que se faça, em cena, será extracodidiana. Os princípios que retornam

8 - Dilatação corpórea; - Equilíbrio; - Oposição; - Equivalência; - Base; - Olhos e olhar; - Variação de fisicidade (segmentação, variação e omissão da ação); - Energia; - Precisão.

9 Principais livros de Barba - Além das ilhas flutuantes - A canoa de papel - A Arte Secreta do Ator. Dicionário de Antropologia Teatral. (organizado em parceria com Nicola Savarese) - A terra de cinzas e diamantes Além disso, Barba é o principal tradutor e divulgador das ideias de Grotowski.

10 Algumas das produções do Odin

11 Ferai (1969)

12 Cinzas de Brecht (1980)

13 Judith (1987) Atriz: Roberta Carreri – Texto: Roberta Carreri e Eugenio Barba Direção: Eugenio Barba

14

15 O castelo de Holstebro (1990) Atriz: Julia Varley Texto: Julia Varley e Eugenio Barba

16 Doña Musica's Butterflies (1997) Atriz: Julia Varley Texto e cenografia: Julia Varley Direção: Eugenio Barba

17 Inside the Skeleton of the Whale (1996) Variation over Before the Law by Franz Kafka

18 Atores: Kaj Bredholt, Roberta Carreri, Jan Ferslev, Tage Larsen,Iben Nagel Rasmussen, Julia Varley, Torgeir Wethal e Frans Winther. Direção: Eugenio Barba

19 Itsi Bitsi (1991) Atriz: Iben Nagel Rasmussen Músicos/atores: Jan Ferslev e Kai Bredholt Texto: Iben Nagel Rasmussen – Montagem texto: Eugenio Barba Atriz: Iben Nagel Rasmussen Músicos/atores: Jan Ferslev e Kai Bredholt Texto: Iben Nagel Rasmussen – Montagem texto: Eugenio Barba

20

21

22 Mythos (1998)

23

24

25 Ur-Hamlet (2009)

26

27 Fontes: BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola (Orgs.). A Arte Secreta do Ator. Dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: Hucitec/ UNICAMP, 1995. FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea. Campinas: Unicamp, 2003. Suporte: CD. Página oficial do Odin Teatret na internet: http://www.odinteatret.dk/productions/productions_frameset.htm


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA Disciplina: História."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google