Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Aprendizagem: Um olhar em movimento
Múltiplas Inteligências Multi-mídia Neurolinguística Inteligência Emocional Novos Paradigmas Comunicação Auto-conceito
2
Os quatro pilares da Educação para o século XXI
E d u c a ç ã o - séc. XXI Aprender a viver junto Aprender a conhecer Aprender a fazer Aprender a ser
3
Aprender a conhecer Adquirir competências para a compreensão;
Dominar os próprios instrumentos do conhecimento; Aprender a aprender; Aprendizagem de habilidades que sirvam para construir conhecimento; Habilidade para selecionar informações Aprender a conhecer
4
Aprender a fazer Preparação constante para o mundo do trabalho;
Ênfase na contextualização; Desenvolvimento de habilidades e características relativas ao mundo do trabalho; Aprender a fazer
5
A escola deve facilitar o conhecimento de si mesmo e dos outros;
Deve estimular projetos solidários e cooperativos; Valorizar o desenvolvimento da auto-estima; Aprender a viver junto
6
Aprender a ser Preparação do homem integral: Corpo e espírito
Inteligência e sensibilidade Estética e Ética Aprender a ser
7
Tendências atuais da Educação
Respeito à estrutura interna própria para a aprendizagem Ensino que favoreça a aprendizagem a partir de um sistema de redes Cognição e Afetividade são partes de um mesmo sistema de Apz Conteúdo descontextualizado não é aprendido
8
Aprendizagens-âncoras (hábitos) precisam ser reforçadas todo o tempo
Ensino que facilite a aprendizagem através dos três canais de percepção do ser humano: Visual, Sinestésico e Auditivo Ensinar habilidades (competências) e não conteúdos.
9
Aprendizagem - Modelo tradicional
Estrutura de “árvore” gato felino mamífero animais vegetais Seres Vivos
10
Aprendizagem - Novo paradigma
Sistema de redes gato meu gato leite miau Brad Pitt Whiskas alergia
11
Aprendizagem Significativa ?
Como ocorre a Aprendizagem Significativa ? Neocórtex (Conceitos) (Fixação da Aprendizagem) Cérebro Emocional (Fixaçao das Emoções) Cérebro instintivo (Instintos inatos) Aprendizagem Significativa
12
Conteúdos X Habilidades
13
Bases Orientadoras da Aprendizagem
Tipo 1 - Ensaio e Erro Não há orientação do professor, que diz apenas onde quer que os alunos cheguem. Ex.: Montar um quebra-cabeça Tipo 2 - Resolução guiada de problemas O professor conduz o aluno em direção à solução de problemas. Um novo problema, uma nova condução. Ex.: Solução de problemas matemáticos Tipo 3 - Construção de Algorítmos O professor leva o aluno a construir um base generalizável para resolução de problemas. Ex.: Montar um projeto.
14
A dor de nunca saber o bastante
O excesso de informação provoca angústia típica dos tempos atuais e leva à conclusão de que, às vezes, saber demais é um problema Veja - 5/09/2001
15
A única certeza que temos é que tudo irá mudar...
16
Marco divisório (metade)
A evolução da mudança Marco divisório (metade) 1950 Dias atuais Dias atuais Início do mundo 1950
17
Canais preferenciais de percepção do mundo
A Neurolinguística Ciência que estuda as relações entre as crenças (programas mentais) e a linguagem. Canais preferenciais de percepção do mundo Visão Sensação Audição
18
Canais Preferenciais de percepção do Mundo
Visual - 65% Postura Vocabulário Voz Hábitos Atitudes
19
Canais Preferenciais de percepção do Mundo
Sinestésico - 25% Postura Vocabulário Voz Hábitos Atitudes
20
Canais Preferenciais de percepção do Mundo
Auditivo - 10% Postura Vocabulário Voz Hábitos Atitudes
21
Múltiplas Inteligências
Howard Gardner
22
Múltiplas Inteligências
Interpessoal Corporal-cinestésica Desenvolver o Espectro de Competências Musical Espacial Lingüística Naturalista Estímulos Lógico matemática Intrapessoal ( Pictórica )
23
Comunicação
24
CUIDADO AO SE COMUNICAR, PORQUE...
As palavras correspondem a apenas 7% de sua mensagem. A entonação, as ênfases, o ritmo de sua fala correspondem a 38% de sua mensagem. Seus gestos, postura, fisionomia e imagem correspondem a 55% de sua mensagem.
25
A realidade multi-mídia
26
Comunicação um processo em evolução
ONTEM HOJE AMANHÃ
27
TORNE-SE OCEANO Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano, ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada: os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê a sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece, porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano. Mas tornar-se oceano. Por um lado é desaparecimento e por outro lado é renascimento. Assim somos nós. Só podemos ir em frente e arriscar. Coragem !! Avance firme e torne-se Oceano!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.