A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Da ISO 9001:2008 à ISO 9001:2015 Síntese das alterações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Da ISO 9001:2008 à ISO 9001:2015 Síntese das alterações"— Transcrição da apresentação:

1 Da ISO 9001:2008 à ISO 9001:2015 Síntese das alterações

2 Objetivo da apresentação
Esta apresentação tem como finalidade: Proporcionar uma síntese das alterações mais significativas introduzidas da ISO 9001:2008 para a ISO 9001:2015

3 Perspetivas chave A ISO 9001 necessita mudar, para:
adaptar-se a um mundo em mudança refletir os ambientes de crescente complexidade em que as organizações operam proporcionar um alicerce consistente para o futuro assegurar que reflete as necessidades de todas as partes interessadas relevantes assegurar o alinhamento com outras normas de sistemas de gestão

4 Aspetos chave das alterações
Estrutura e texto alinhados com as 10 secções comuns a todas as Normas de Sistemas de Gestão Melhor ajustada a utilizadores dos setores não transformador e de serviços Requer uma compreensão clara do contexto de uma organização; não existe uma solução que se adapta a todos os casos Abordagem por processos reforçada /mais explícita Conceito de ação preventiva é agora abordado ao longo da norma através da identificação e mitigação do risco O termo “informação documentada” substitui os termos “procedimento documentado” e “registo” “Controlo dos processos, produtos e serviços de fornecedores externos” substitui “compras/ subcontratação ” Maior relevância à procura de oportunidades de melhoria 1) Redrafting to make the standard more generic and more easily applicable by service industries. Continued omission of specific reference to ‘services’ was considered to be unsustainable if relevance to the service sector was to be enhanced. On that basis ‘product’ has been replaced by ‘products and services’ when specifically referring to the deliverables for the customer. This proposed change was subject to a specific briefing note and a request for ballot input from ISO/TC 176/SC 2 member bodies. Where possible, clauses of the standard have been revised to reduce the prescriptive nature of some requirements which were originally derived from practices for the hardware sector, in particular clauses Monitoring and measuring resources and 8.3 Design & Development of products and services. 2) Context of the organization Annex SL, Appendix 2 High Level Structure and core text has introduced two new clauses relating to the context of the organization, 4.1 Understanding the organization and its context and 4.2 Understanding the needs and expectations of interested parties. Together these clauses require the organization to determine the issues and requirements that can impact on the planning of the quality management system and can be used as an input into the development of the quality management system. Although there is now reference to determining the requirements of relevant interested parties there is no new requirement to ensure products and services meet the needs and expectations of external parties other than those already identified in ISO 9001:2008, i.e. customers, regulators, etc.

5 Benefícios das alterações para a ISO 9001
Reforça o envolvimento da liderança no sistema de gestão Pensamento baseado em risco Linguagem simplificada, estrutura e termos comuns Alinhamento da política e objetivos do SGQ com a estratégia da organização

6 Benefícios potenciais para o utilizador
Foco no atingir os resultados planeados Flexibilidade na informação documentada Melhor controlo do risco Melhor controlo do processo, conduzindo a melhores resultados Maior satisfação do cliente Retenção e lealdade do cliente Melhor imagem e reputação Maior credibilidade

7 Benefícios chave da estrutura comum
Foi desenvolvido um novo formato comum Todas as normas ISO de sistemas de gestão vão ter a mesma aparência, com a mesma estrutura (alguns desvios) Mais eficiente para abordar os requisitos de multiplos sistemas de gestão Proporciona a opção de integração dos sistemas de gestão Padroniza as principais definições

8 Estrutura da ISO 9001:2015 (1/3) 1 Objetivo e campo de aplicação
2 Referências normativas Termos e definições 4 Contexto da organização 4.1 Compreender a organização e o seu contexto 4.2 Compreender as necessidades e as expectativas das partes interessadas 4.3 Determinar o âmbito do sistema de gestão da qualidade 4.4 Sistema de gestão da qualidade e respetivos processos 5 Liderança 5.1 Liderança e compromisso 5.2 Política 5.3 Funções, responsabilidades e autoridades organizacionais 6 Planeamento 6.1 Ações para tratar riscos e oportunidades 6.2 Objetivos da qualidade e planeamento para os atingir 6.3 Planeamento das alterações 8

9 Estrutura da ISO 9001:2015 (2/3) 7 Suporte 7.1 Recursos
7.2 Competências 7.3 Consciencialização 7.4 Comunicação 7.5 Informação documentada 8 Operacionalização 8.1 Planeamento e controlo operacional 8.2 Requisitos para produtos e serviços 8.3 Design e desenvolvimento de produtos e serviços 8.4 Controlo dos processos, produtos e serviços de fornecedores externos 8.5 Produção e prestação do serviço 8.6 Libertação de produtos e serviços 8.7 Controlo de saídas não conformes 9

10 Estrutura da ISO 9001:2015 (3/3) 9 Avaliação do desempenho
9.1 Monitorização, medição, análise e avaliação 9.2 Auditoria interna 9.3 Revisão pela gestão 10 Melhoria 10.1 Generalidades 10.2 Não conformidade e ação corretiva 10.3 Melhoria contínua

11 A estrutura comum e os requisitos adicionais da ISO 9001:2015
4 Contexto da organização 5 Liderança 6 Planeamento 7 Suporte 8 Operacional. 9 Avaliação do Desempenho 10 Melhoria 4.1 Compreender o contexto 5.1 Liderança e compromisso 6.1 Ações para tratar riscos e oportunidades 7.1 Recursos 8.1 Planeamento e controlo operacional 9.1 Monitorização, medição, análise e avaliação 10.1 Generalidades 7.3 Consciencializ. 7.4 Comunicação 7.5 Informação documentada 7.2 Competências 5.2 Política 5.3 Funções, responsabil. e autoridades organizacionais 9.2 Auditoria interna 9.3 Revisão pela gestão 6.3 Planeamento das alterações 7.1.4 Ambiente para a operacionalização dos processos 7.1.5 Recursos de monitorização e medição 7.1.2 Pessoas 7.1.3 Infraestrutura 9.1.2 Satisfação do cliente 9.1.3 Análise e avaliação 7.1.6 Conhecimento organizacional Ver slide seguinte 4.2 Compreender partes interessadas 6.2 Objetivos e planeamento para os atingir 10.2 Não conformidade e ação corretiva 4.3 Determinar o âmbito do SGQ 10.3 Melhoria contínua 4.4 SGQ e respetivos processos

12 A estrutura comum e os requisitos adicionais da ISO 9001:2015
8 Operacionalização 8.3.6 Alterações do design e desenvolvimento 8.5.3 Propriedade dos clientes ou dos fornecedores externos 8.5 Produção e prestação do serviço 8.5.1 Controlo da produção e da prestação do serviço 8.5.2 Identificação e rastreabilidade 8.5.6 Controlo das alterações 8.7 Controlo de saídas não conformes 8.5.4 Preservação 8.5.5 Atividades posteriores à entrega 8.6 Libertação de produtos e serviços 8.2 Requisitos para produtos e serviços 8.2.1 Comunicação com o cliente 8.2.2 Determinação dos requisitos relacionados com produtos e serviços 8.2.3 Revisão dos requisitos para produtos e serviços 8.3 Design e desenvolvimento de produtos e serviços 8.4 Controlo dos processos, produtos e serviços de fornecedores externos 8.4.1 Generalidades 8.4.2 Tipo e extensão do controlo 8.4.3 Informação para fornecedores externos 8.3.1 8.3.2 Planeamento do design e desenvolvimento 8.3.3 Entradas para design e desenvolvimento 8.3.4 Controlos do design e desenvolvimento 8.3.5 Saídas do design e desenvolvimento 8.2.4 Alterações aos requisitos para produtos e serviços 8.1 Planeamento e controlo operacional

13 Plan Do Check Act 4 Contexto da organização 5 Liderança 6 Planeamento
7 Suporte 8 Operacionaliz. 9 Avaliação do Desempenho 10 Melhoria 4.1 Compreender o contexto 6.1 Ações para tratar riscos e oportunidades 7.1 Recursos 8.1 Planeamento e controlo operacional 9.1 Monitorização, medição, análise e avaliação 10.1 Generalidades 5.1 Liderança e compromisso 7.1.2 Pessoas 4.2 Partes interessadas 10.2 Não-conformidade e ação corretiva 5.2 Política 6.2 Objetivos da Q. e planeamento 9.1.2 Satisfação do cliente 7.1.3 Infraestrutura 4.3 Âmbito do SGQ 5.3 Funções, responsabil. e autoridades organizacionais 7.1.4 Ambiente para a operacionalização dos processos 10.3 Melhoria contínua 6.3 Planeamento das alterações 9.1.3 Análise e avaliação 4.4 SGQ e processos 7.1.5 Recursos de monitorização e medição 9.2 Auditoria interna 9.3 Revisão pela gestão 7.1.6 Conhecimento organizacional 7.2 Competências 7.3 Consciencialização 7.4 Comunicação 7.5 Informação documentada

14 Secção 4.1 Determinar que questões externas e internas são relevantes para a organização e para a sua orientação estratégica 4 Contexto da organização 4.1 Compreender o contexto 4.2 Compreender partes interessadas 4.3 Determinar o âmbito do SGQ 4.4 SGQ e respetivos processos

15 Identificar as partes interessadas relevantes e os seus requisitos
Secção 4.2 Identificar as partes interessadas relevantes e os seus requisitos 4 Contexto da organização 4.1 Compreender o contexto 4.2 Compreender partes interessadas 4.3 Determinar o âmbito do SGQ 4.4 SGQ e respetivos processos

16 as questões externas e internas
Secção 4.3 e 4.4 O requisito para o âmbito está agora melhor definido, deve ser mantido como informação documentada e considerar: as questões externas e internas os requisitos das partes interessadas relevantes os produtos e serviços abrangidos (devem ser também indicados no âmbito) permitir a aplicabilidade dos requisitos específicos uma justificação para qualquer situação em que um requisito não seja aplicável (exclusão) 4 Contexto da organização 4.1 Compreender o contexto 4.2 Compreender partes interessadas 4.3 Determinar o âmbito do SGQ 4.4 SGQ e respetivos processos

17 Contexto da organização 5 Liderança 6 Planeamento 7 Suporte 8
4 Contexto da organização 5 Liderança 6 Planeamento 7 Suporte 8 Operacionaliz. 9 Avaliação do Desempenho 10 Melhoria 4.1 Compreender o contexto 7.1 Recursos 8.1 Planeamento e controlo operacional 9.1 Monitorização, medição, análise e avaliação 10.1 Generalidades 5.1 Liderança e compromisso 6.1 Ações para tratar riscos e oportunidades 7.1.2 Pessoas 4.2 Partes interessadas 10.2 Não-conformidade e ação corretiva 5.2 Política 6.2 Objetivos da Q. e planeamento 9.1.2 Satisfação do cliente 7.1.3 Infraestrutura 4.3 Âmbito do SGQ 5.3 Funções, responsabil. e autoridades organizacionais 7.1.4 Ambiente para a operacionalização dos processos 10.3 Melhoria contínua 6.3 Planeamento das alterações 9.1.3 Análise e avaliação 4.4 SGQ e processos 7.1.5 Recursos de monitorização e medição 9.2 Auditoria interna 9.3 Revisão pela gestão 7.1.6 Conhecimento organizacional 7.2 Competências 7.3 Consciencialização 7.4 Comunicação 7.5 Informação documentada

18 Funções, responsabil. e autoridades organizacionais
Secção 5.1.1 A liderança é requerida para: assumir a responsabilização pela eficácia do SGQ assegurar que a política da qualidade e os objetivos da qualidade são compatíveis com o contexto e com a orientação estratégica da organização assegurar a integração dos requisitos do SGQ nos processos de negócio da organização promover a utilização da abordagem por processos e do pensamento baseado em risco assegurar que o SGQ atinge os resultados pretendidos comprometer, orientar e apoiar as pessoas para contribuírem para a eficácia do SGQ promover a melhoria apoiar outras funções de gestão relevantes Secção 5.1.2 A gestão de topo necessita assegurar a satisfação do cliente através de: os requisitos dos clientes e os estatutários e regulamentares aplicáveis são determinados e cumpridos os riscos e as oportunidades são tratados o foco nos produtos e serviços que satisfazem tanto os requisitos dos clientes como outros 5 Liderança 5.1 Liderança e compromisso 5.2 Política 5.3 Funções, responsabil. e autoridades organizacionais

19 Funções, responsabil. e autoridades organizacionais
Secção 5.2 Requisito explícito para aplicar a política 5 Liderança 5.1 Liderança e compromisso 5.2 Política 5.3 Funções, responsabil. e autoridades organizacionais

20 Funções, responsabil. e autoridades organizacionais
5 Liderança Secção 5.3 Requisito explícito para a atribuição, comunicação e compreensão de funções relevantes Não é exigido um representante da gestão específico e a responsabilidade para a atribuição reside agora na gestão de topo É requerida a atribuição da responsabilidade e autoridade para assegurar que os processos estão a proporcionar as saídas pretendidas 5.1 Liderança e compromisso 5.2 Política 5.3 Funções, responsabil. e autoridades organizacionais

21 Contexto da organização 5 Liderança 6 Planeamento 7 Suporte 8
4 Contexto da organização 5 Liderança 6 Planeamento 7 Suporte 8 Operacionaliz. 9 Avaliação do Desempenho 10 Melhoria 4.1 Compreender o contexto 7.1 Recursos 8.1 Planeamento e controlo operacional 9.1 Monitorização, medição, análise e avaliação 10.1 Generalidades 5.1 Liderança e compromisso 6.1 Ações para tratar riscos e oportunidades 7.1.2 Pessoas 4.2 Partes interessadas 10.2 Não-conformidade e ação corretiva 5.2 Política 6.2 Objetivos da Q. e planeamento 9.1.2 Satisfação do cliente 7.1.3 Infraestrutura 4.3 Âmbito do SGQ 5.3 Funções, responsabil. e autoridades organizacionais 7.1.4 Ambiente para a operacionalização dos processos 10.3 Melhoria contínua 6.3 Planeamento das alterações 9.1.3 Análise e avaliação 4.4 SGQ e processos 7.1.5 Recursos de monitorização e medição 9.2 Auditoria interna 9.3 Revisão pela gestão 7.1.6 Conhecimento organizacional 7.2 Competências 7.3 Consciencialização 7.4 Comunicação 7.5 Informação documentada

22 Secção 6.1 Com base nas questões levantadas em 4.1 e nos requisitos identificados das partes interessadas relevantes em 4.2, esta secção requer que sejam determinados os riscos e oportunidades a tratar, as ações a empreender e avaliada a eficácia das mesmas 6 Planeamento 6.1 Ações para tratar riscos e oportunidades 6.2 Objetivos da Q. e planeamento 6.3 Planeamento das alterações

23 Os objetivos devem ser:
Secção 6.2 Os objetivos devem ser: estabelecidos para os processos que são relevantes para o SGQ alinhados com os requisitos do cliente alinhados com a conformidade dos produtos e serviços monitorizados, comunicados e atualizados 6 Planeamento 6.1 Ações para tratar riscos e oportunidades 6.2 Objetivos da Q. e planeamento 6.3 Planeamento das alterações

24 As alterações ao SGQ devem ser realizadas de uma forma planeada
Secção 6.3 As alterações ao SGQ devem ser realizadas de uma forma planeada A norma evoluiu para permitir às organizações adaptarem-se a ambientes ou circunstâncias em mudança Nota: É importante ter em atenção que as alterações são abordadas nas seguintes secções: Secção Planeamento/implementação de alterações no SGQ Secção – Conhecimento organizacional – ao enfrentar novas necessidades e tendências no que respeita ao conhecimento Secção 8.1 – Controlo das alterações operacionais, planeadas ou não desejadas Secção – Controlo das alterações que afetam produtos e serviços 6 Planeamento 6.1 Ações para tratar riscos e oportunidades 6.2 Objetivos da Q. e planeamento 6.3 Planeamento das alterações

25 Contexto da organização 5 Liderança 6 Planeamento 7 Suporte 8
4 Contexto da organização 5 Liderança 6 Planeamento 7 Suporte 8 Operacionaliz. 9 Avaliação do Desempenho 10 Melhoria 4.1 Compreender o contexto 7.1 Recursos 8.1 Planeamento e controlo operacional 9.1 Monitorização, medição, análise e avaliação 10.1 Generalidades 5.1 Liderança e compromisso 6.1 Ações para tratar riscos e oportunidades 7.1.2 Pessoas 4.2 Partes interessadas 10.2 Não-conformidade e ação corretiva 5.2 Política 6.2 Objetivos da Q. e planeamento 9.1.2 Satisfação do cliente 7.1.3 Infraestrutura 4.3 Âmbito do SGQ 5.3 Funções, responsabil. e autoridades organizacionais 7.1.4 Ambiente para a operacionalização dos processos 10.3 Melhoria contínua 6.3 Planeamento das alterações 9.1.3 Análise e avaliação 4.4 SGQ e processos 7.1.5 Recursos de monitorização e medição 9.2 Auditoria interna 9.3 Revisão pela gestão 7.1.6 Conhecimento organizacional 7.2 Competências 7.3 Consciencialização 7.4 Comunicação 7.5 Informação documentada

26 fornecedores externos pessoas recursos de monitorização e medição
7 Suporte Secção 7.1 Devem existir recursos adequados para assegurar a eficácia do SGQ. As considerações sobre os recursos incluem agora: recursos internos fornecedores externos pessoas recursos de monitorização e medição conhecimento organizacional, requerido para assegurar que os processos proporcionam produtos e serviços conformes . 7.1 Recursos 7.1.2 Pessoas 7.1.3 Infraestrutura 7.1.4 Ambiente para a operacionalização dos processos 7.1.5 Recursos de monitorização e medição 7.1.6 Conhecimento organizacional 7.2 Competências 7.3 Consciencialização 7.4 Comunicação 7.5 Informação documentada

27 7 Suporte Secção 7.3 e 7.4 As pessoas relevantes que trabalham sob o controlo da organização necessitam de ser consciencializadas e de ter comunicação (interna e externa) do SGQ e dos benefícios de melhorar o desempenho 7.1 Recursos 7.1.2 Pessoas 7.1.3 Infraestrutura 7.1.4 Ambiente para a operacionalização dos processos 7.1.5 Recursos de monitorização e medição 7.1.6 Conhecimento organizacional 7.2 Competências 7.3 Consciencialização 7.4 Comunicação 7.5 Informação documentada

28 Secção 7.5.1 Os requisitos, antes requeridos para um manual da qualidade, foram melhorados e tornados mais flexíveis, a fim de permitir a utilização de informação documentada necessária ao SGQ Secção 7.5.2 Requisito para a criação e atualização da informação documentada, incluindo descrição, formato e pertinência Secção 7.5.3 Controlo da informação documentada – inclui agora, explicitamente, o assegurar a confidencialidade, integridade e acesso 7 Suporte 7.1 Recursos 7.1.2 Pessoas 7.1.3 Infraestrutura 7.1.4 Ambiente para a operacionalização dos processos 7.1.5 Recursos de monitorização e medição 7.1.6 Conhecimento organizacional 7.2 Competências 7.3 Consciencialização 7.4 Comunicação 7.5 Informação documentada

29 Contexto da organização 5 Liderança 6 Planeamento 7 Suporte 8
4 Contexto da organização 5 Liderança 6 Planeamento 7 Suporte 8 Operacionaliz. 9 Avaliação do Desempenho 10 Melhoria 4.1 Compreender o contexto 7.1 Recursos 8.1 Planeamento e controlo operacional 9.1 Monitorização, medição, análise e avaliação 10.1 Generalidades 5.1 Liderança e compromisso 6.1 Ações para tratar riscos e oportunidades 7.1.2 Pessoas 4.2 Partes interessadas 10.2 Não-conformidade e ação corretiva 5.2 Política Ver slide seguinte 6.2 Objetivos da Q. e planeamento 9.1.2 Satisfação do cliente 7.1.3 Infraestrutura 4.3 Âmbito do SGQ 5.3 Funções, responsabil. e autoridades organizacionais 7.1.4 Ambiente para a operacionalização dos processos 10.3 Melhoria contínua 6.3 Planeamento das alterações 9.1.3 Análise e avaliação 4.4 SGQ e processos 7.1.5 Recursos de monitorização e medição 9.2 Auditoria interna 9.3 Revisão pela gestão 7.1.6 Conhecimento organizacional 7.2 Competências 7.3 Consciencialização 7.4 Comunicação 7.5 Informação documentada

30 Contexto da organização Avaliação do desempenho
4 Contexto da organização 5 Liderança 6 Planeamento 7 Suporte 8 Operacionalização 9 Avaliação do desempenho 10 Melhoria 8.1 Planeamento e controlo operacional 8.3 Design e desenvolvimento de produtos e serviços 8.4 Controlo dos processos, produtos e serviços de fornecedores externos 8.5 Produção e prestação do serviço 8.6 Libertação de produtos e serviços 8.7 Controlo de saídas não conformes 8.2 Requisitos para produtos e serviços 8.3.1 Generalidades 8.4.1 Generalidades 8.5.1 Controlo da produção e da prestação do serviço 8.2.1 Comunicação com o cliente 8.3.2 Planeamento do design e desenvolvimento 8.4.2 Tipo e extensão do controlo 8.5.2 Identificação e rastreabilidade 8.2.2 Determinação dos requisitos para produtos e serviços 8.3.3 Entradas para design e desenvolvimento 8.4.3 Informação para fornecedores externos 8.5.3 Propriedade dos clientes ou dos fornecedores externos 8.2.3 Revisão dos requisitos para produtos e serviços 8.3.4 Controlo do design e desenvolvimento 8.5.4 Preservação 8.5.5 Atividades posteriores à entrega 8.2.4 Alterações aos requisitos para produtos e serviços 8.3.5 Saídas do design e desenvolvimento 8.5.6 Controlo das alterações 8.3.6 Alterações de design e desenvolvimento

31 Está explícito o estabelecimento de critérios para os processos
Secção 8.1.b Está explícito o estabelecimento de critérios para os processos Secção 8.2.1 Os aspetos explícitos estão agora relacionados com: comunicações com os clientes, propriedade do cliente e ações de contingência Secção 8.2.2 Na determinação dos requisitos está explicito a fundamentação das alegações relativas aos produtos e serviços que a organização propõe 8 Operacionalização 8.1 Planeamento e controlo operacional 8.2 Requisitos para produtos e serviços 8.2.1 Comunicação com o cliente 8.2.2 Determinação dos requisitos para produtos e serviços 8.2.3 Revisão dos requisitos para produtos e serviços 8.2.4 Alterações aos requisitos para produtos e serviços

32 Nova secção, combina Revisões, Verificação e Validação
Esta secção sobre design e desenvolvimento de produtos e serviços foi substancialmente alterada e simplificada: Secção 8.3.2 Foi reestruturada para permitir uma abordagem mais orientada para os processos O envolvimento dos clientes e utilizadores faz parte do que deve ser considerado no planeamento do design e desenvolvimento Secção 8.3.3 Devem ser consideradas as atividades anteriores de design e desenvolvimento semelhantes, normas ou códigos de conduta com que a organização se tenha comprometido e as consequências potenciais de falhas Secção 8.3.4 Nova secção, combina Revisões, Verificação e Validação 8 Operacionalização 8.3 Design e desenvolvimento de produtos e serviços 8.3.1 Generalidades 8.3.2 Planeamento do design e desenvolvimento 8.3.3 Entradas para design e desenvolvimento 8.3.4 Controlo do design e desenvolvimento 8.3.5 Saídas do design e desenvolvimento 8.3.6 Alterações de design e desenvolvimento

33 A terminologia foi alterada de “fornecedor” para “fornecedor externo”
Secção 8.4 “Controlo dos processos, produtos e serviços de fornecedores externos” substitui os termos que anteriormente se utilizavam para referir “compras” e “subcontratação” Secção 8.4.1 Condições em que são requeridos controlos para os processos, produtos e serviços de fornecedores externos A terminologia foi alterada de “fornecedor” para “fornecedor externo” Secção 8.4.2 O tipo e extensão do controlo a aplicar aos fornecimentos externos das notas do 4.1 (ISO 9001:2008) tornaram-se agora em requisitos Secção 8.4.3 A informação para fornecedores externos está agora mais detalhada e explícita 8 Operacionalização 8.4 Controlo dos processos, produtos e serviços de fornecedores externos 8.4.1 Generalidades 8.4.2 Tipo e extensão do controlo 8.4.3 Informação para fornecedores externos

34 Esta secção considera especificamente:
atividades de monitorização e de medição a assegurarem o controlo dos processos e das saídas (8.2.3 e da ISO 9001:2008 foram transferidos para 8.5.1) cumprimento dos critérios de aceitação de produtos e serviços utilização e controlo da infraestrutura e ambiente adequados à operacionalização dos processos recursos de monitorização e medição adequados pessoas competentes 8 Operacionalização 8.5 Produção e prestação do serviço 8.5.1 Controlo da produção e da prestação do serviço 8.5.2 Identificação e rastreabilidade 8.5.3 Propriedade dos clientes ou dos fornecedores externos 8.5.4 Preservação 8.5.5 Atividades posteriores à entrega 8.5.6 Controlo das alterações

35 Preservação do produto foi alterado para preservação das saídas
Secção 8.5.2 A identificação e rastreabilidade está agora focada nas “saídas”, em vez de no “produto” Secção 8.5.3 O conceito de “propriedade do cliente” foi alargado para incluir a propriedade dos fornecedores externos Secção 8.5.4 Preservação do produto foi alterado para preservação das saídas Secção 8.5.5 Atividades posteriores à entrega é uma nova secção Clause 8.5.6 Novo requisito para o controlo das alterações, abordado no slide que introduz o conceito 8 Operacionalização 8.5 Produção e prestação do serviço 8.5.1 Controlo da produção e da prestação do serviço 8.5.2 Identificação e rastreabilidade 8.5.3 Propriedade dos clientes ou dos fornecedores externos 8.5.4 Preservação 8.5.5 Atividades posteriores à entrega 8.5.6 Controlo das alterações

36 O controlo de saídas não conformes está mais claro
Secção 8.6 A libertação de produtos e serviços faz agora parte dos requisitos da operacionalização Secção 8.7 O controlo de saídas não conformes está mais claro Produto não conforme foi substituído por saída não conforme 8 Operacionalização 8.6 Libertação de produtos e serviços 8.7 Controlo de saídas não conformes

37 Contexto da organização 5 Liderança 6 Planeamento 7 Suporte 8
4 Contexto da organização 5 Liderança 6 Planeamento 7 Suporte 8 Operacionaliz. 9 Avaliação do Desempenho 10 Melhoria 4.1 Compreender o contexto 7.1 Recursos 8.1 Planeamento e controlo operacional 9.1 Monitorização, medição, análise e avaliação 10.1 Generalidades 5.1 Liderança e compromisso 6.1 Ações para tratar riscos e oportunidades 7.1.2 Pessoas 4.2 Partes interessadas 10.2 Não-conformidade e ação corretiva 5.2 Política 6.2 Objetivos da Q. e planeamento 9.1.2 Satisfação do cliente 7.1.3 Infraestrutura 4.3 Âmbito do SGQ 5.3 Funções, responsabil. e autoridades organizacionais 7.1.4 Ambiente para a operacionalização dos processos 10.3 Melhoria contínua 6.3 Planeamento das alterações 9.1.3 Análise e avaliação 4.4 SGQ e processos 7.1.5 Recursos de monitorização e medição 9.2 Auditoria interna 9.3 Revisão pela gestão 7.1.6 Conhecimento organizacional 7.2 Competências 7.3 Consciencialização 7.4 Comunicação 7.5 Informação documentada

38 Avaliação do Desempenho Monitorização, medição, análise e avaliação
9 Avaliação do Desempenho Secção 9.1.1 Em 8.1 da ISO 9001:2008 existia um requisito para o planeamento. Este foi substituído com a identificação do que necessita ser monitorizado e medido e os métodos utilizados Secção 9.1.3 Existem requisitos específicos para a análise e avaliação quando se utilizam os resultados como entradas para a revisão pela gestão Avaliar a eficácia da implementação do planeamento e a eficácia das ações para tratar os riscos e as oportunidades, são novos requisitos 9.1 Monitorização, medição, análise e avaliação 9.1.1 Generalidades 9.1.2 Satisfação do cliente 9.1.3 Análise e avaliação 9.2 Auditoria interna 9.3 Revisão pela gestão

39 Secção 9.2 Secção 9.3 Secção 9.3.1 Secção 9.3.3
Avaliação do Desempenho Secção 9.2 O programa de auditorias considera agora explicitamente as alterações que têm impacte na organização; a responsabilidade da gestão nas ações decorrentes está agora implícita enquanto anteriormente estava explícito. É requerido agora a um auditor que seja imparcial enquanto que na versão anterior não devia auditar o seu próprio trabalho Secção 9.3 Existem requisitos adicionais para a revisão pela gestão, nomeadamente: alterações em questões externas e internas (tais como na orientação estratégica) desempenho de fornecedores externos a adequação dos recursos e a eficácia das ações empreendidas para tratar os riscos e as oportunidades Secção 9.3.1 A revisão pela gestão deve estar alinhada com a orientação estratégica Secção 9.3.3 As saídas da revisão pela gestão foram reforçadas para incluir as novas áreas de foco 9.1 Monitorização, medição, análise e avaliação 9.1.2 Satisfação do cliente 9.1.3 Análise e avaliação 9.2 Auditoria interna 9.3 Revisão pela gestão 9.3.1 Generalidades 9.3 .2 Entradas para a revisão pela gestão 9.3.3 Saídas da revisão pela gestão

40 Contexto da organização 5 Liderança 6 Planeamento 7 Suporte 8
4 Contexto da organização 5 Liderança 6 Planeamento 7 Suporte 8 Operacionaliz. 9 Avaliação do Desempenho 10 Melhoria 4.1 Compreender o contexto 7.1 Recursos 8.1 Planeamento e controlo operacional 9.1 Monitorização, medição, análise e avaliação 10.1 Generalidades 5.1 Liderança e compromisso 6.1 Ações para tratar riscos e oportunidades 7.1.2 Pessoas 4.2 Partes interessadas 10.2 Não-conformidade e ação corretiva 5.2 Política 6.2 Objetivos da Q. e planeamento 9.1.2 Satisfação do cliente 7.1.3 Infraestrutura 4.3 Âmbito do SGQ 5.3 Funções, responsabil. e autoridades organizacionais 7.1.4 Ambiente para a operacionalização dos processos 10.3 Melhoria contínua 6.3 Planeamento das alterações 9.1.3 Análise e avaliação 4.4 SGQ e processos 7.1.5 Recursos de monitorização e medição 9.2 Auditoria interna 9.3 Revisão pela gestão 7.1.6 Conhecimento organizacional 7.2 Competências 7.3 Consciencialização 7.4 Comunicação 7.5 Informação documentada

41 10.2 Não conformidade e ação corretiva
Secção 10.1 Esta secção é nova e centra-se em oportunidades de melhoria mais abrangentes; não apenas melhoria contínua Aborda a melhoria dos produtos e serviços e necessidades e expectativas futuras Secção 10.2 A não conformidade a que se refere esta secção diz respeito a todo o SGQ e não especificamente aos produtos e serviços, os quais são tratados em 8.7. Secção É dado um novo destaque à não conformidade e ação corretiva Inclui agora as consequências, pelo que nas ações a realizar reconhece-se a potencial ocorrência de uma não conformidade similar em outro local Os riscos e as oportunidades devem ser atualizados, se necessário, no seguimento de uma não conformidade Secção É requerida informação documentada sobre a natureza da não conformidade e das ações subsequentes empreendidas Secção 10.3 As oportunidades devem ser abordadas como parte da melhoria contínua 10 Melhoria 10.1 Generalidades 10.2 Não conformidade e ação corretiva 10.3 Melhoria contínua

42 Síntese Determinar o contexto organizacional permite uma implementação mais eficaz do SGQ Maior enfase na gestão dos processos para atingir os resultados planeados Alinhamento com a orientação estratégica Integração do SGQ nos processos de negócio da organização Determinar os riscos e as oportunidades aumenta a eficácia do SGQ da organização A gestão das alterações foi alargada para enfatizar que o SGQ deve ser conduzido de uma forma planeada O conceito de conhecimento organizacional introduzido, assegura que a organização adquire e mantém o conhecimento necessário A comunicação foi alargada para incluir a externa

43 ISO 9001:2015 Certification Transition Timeline
2016 2017 2018 setembro 2015 Publicação da Norma Internacional Em setembro de 2015 tem início o período de 3 anos de transição até setembro 2018 As certificações de acordo com a ISO 9001:2008 não serão válidas a partir de setembro 2018

44 Mais informações em www.iso.org/tc176/sc02/public
More information Mais informações em


Carregar ppt "Da ISO 9001:2008 à ISO 9001:2015 Síntese das alterações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google