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PublicouAdelino Arantes Oliveira Alterado mais de 8 anos atrás
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13/10/20151 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula 11 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com
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13/10/20152 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Agenda Diagrama de Comunicação (antigo Diag. De Colaboracão) Exercícios Atividade de Projeto Revisão para avaliação regimental Bibliografia
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13/10/20153 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Diagrama de Comunicação Amplamente associado ao diagrama de sequência, ambos se completam. Informações apresentadas são quase as mesmas do diagrama de sequência com enfoque diferente pois não se preocupa com temporalidade do processo. Utiliza muitos componentes do digrama de sequencia, porem não tem linhas de vida. Não suporta o uso de ocorrências de interação ou fragmentos combinados. Como no DS enfoca um processo, normalmente baseado em caso de uso. Devido as semelhanças entre DS e DC ferramentas case podem gerar um diagrama a partir do outro.
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13/10/20154 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Diagrama de Comunicação Detalhamento Lifelines – Iguais ao DS, são participantes individuais representando geralmente instancias de classes que participam do processo, porem objetos não tem linhas de vida ou foco de controle.
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13/10/20155 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Diagrama de Comunicação Detalhamento - continuação Vinculos – Instância de associação definida no diagrama de classes, linha identificando a ligação entre dois objetos.
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13/10/20156 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Diagrama de Comunicação Detalhamento - continuação Mensagens– Iguais ao DS, representando chamada de métodos, sem preocupação com temporalidade. Única noção de temporalidade é a numeração das mensagens Necessário vinculo entre objetos para inserção das mensagens Um vinculo suporta muitas mensagens, podendo ser de retorno. Não pode haver mais de um vinculo entre os objetos
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13/10/20157 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Diagrama de Comunicação Detalhamento – continuação Autochamada – dispara mensagem em si próprio
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13/10/20158 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Diagrama de Comunicação Detalhamento – continuação Atores – Exatamente iguais aos DS e DCU, representam entidades externas. Também tem vínculos com outros objetos e atores enviando e recebendo mensagens através desses vínculos.
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13/10/20159 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Diagrama de Comunicação Exemplo – Processo de emissão de Saldo.
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13/10/201510 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Diagrama de Comunicação Condições de guarda e Iterações. Textos entre colchetes que estabelecem condições ou validações para que uma mensagem seja enviada. Iterações Representam uma situação em que a mensagem pode ser enviada varias vezes, correspondendo a um laço. São representadas por um asterisco (*) na frente as mensagem, geralmente apoiadas por condições de guarda. São artifícios usados representar situações opcionais ou laços, devido ao DC não suportar fragmentos combinados.
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13/10/201511 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Diagrama de Comunicação
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13/10/201512 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com Diagrama de Comunicação Exercicios : Repitam os exercícios de diagrama de sequencia, exceto o processo de quitar diárias do sistema de controle de hotelaria, devido a necessidade de ocorrências de interação não suportadas por DC, utilizado para modelar processos mais simples. Para o exercício de hotelaria, construa um DC abrangendo os três processos de quitar diária, serviçoe consumo ou três separadamente para cada processo.
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13/10/201513 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com –http://professorleomir.wordpress.com BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1 GUEDES, Gilleanes T.A. UML 2: Uma Abordagem Prática. 1ª Edição. São Paulo: Novatec, 2009. 2 WAZLAWICK, Raul Sidnei. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2010. 3 WEST, David; MCLAUGHLIN, Brett; POLLICE, Gary. Use a cabeça Análise & Projeto Orientado ao Objeto. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 4 ARAUJO, Ricardo; LIMA, Cardoso André. UML Aplicada: Da teoria à implementação. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007. 5 BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James;, JACOBSON, Ivar. UML: Guia do Usuário. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2006. 6 LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução à análise e projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2007. 7 PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de Software: Fundamentos, métodos e padrões. 3ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 8 SILVA, Nelson Peres da. Análise e Estruturas de Sistemas de Informação. 1ª Edição. São Paulo: Érica, 2007.
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