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FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR

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Apresentação em tema: "FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR"— Transcrição da apresentação:

1 FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
A IMPLANTAÇÃO DO MODELO ORGANIZACIONAL CELULAR É, SIMULTANEAMENTE, SIMPLES E COMPLEXA. SIMPLES DO PONTO DE VISTA DE SUA MECÂNICA E COMPLEXA DO PONTO DE VISTA DA QUEBRA DE PARADIGMAS NECESSÁRIA PARA SUA CONSERVAÇÃO.

2 A IDÉIA É FORNECER UM CAMINHO DE COMO FAZER SABENDO-SE QUE, POR MAIS QUE DETALHEMOS AQUI ENQUANTO MÉTODO, CADA CASO É ENVOLTO EM UM CONJUNTO DE VARIÁVEIS MUITO PRÓPRIAS, QUE MERECEM PORTANTO UMA ANÁLISE MAIS APURADA.

3 VALE LEMBRAR QUE, EM PROJETOS DESTA NATUREZA, O MAIOR IMPACTO NÃO ESTÁ SOMENTE NO REDESENHO DOS PROCESSOS, MAS NA MANEIRA DE AGIR DAS PESSOAS FRENTE AOS DESAFIOS.

4 PORTANTO, CADA FASE DE IMPLANTAÇÃO TEM SUAS PARTICULARIDADES E DEVE SER VISTA COMO POTENCIAL DE MELHORIA DOS PROCESSOS QUE REGEM A EMPRESA E TAMBÉM COMO UM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE MELHORIA NO TRABALHO E NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS.

5 A IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR PODE SER DIVIDIDA EM FASES, QU NÃO NECESSARIAMENTE ESTÃO ACONTECENDO DE FORMA ENCADEADA, OU SEJA, ALGUMAS FASES PODEM ESTAR CORRENDO EM PARALELO CONFORME A FIGURA: DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTUTRO IMPLANTAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO DETALHAMENTO DOS PROCESSOS ESTABELECIMENTO DE CÉLULAS ESTABELECIMENTO DE METAS CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE MUDANÇA

6 DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL
A PRIMEIRA FASE DE UM PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO EMPRESARIAL É O DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL, QUE TEM COMO OBJETIVO PREPARAR A BASE DAS FUTURAS ATIVIDADES.

7 ESTA FASE ENVOLVE A CRIAÇÃO DE MASSA CRÍTICA NECESSÁRIA PARA QUALQUER ESFORÇO DE MUDANÇA, OU SEJA, CONSTRÓI O ENTENDIMENTO E AUMENTA O CONHECIMENTO SOBRE O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO.

8 M. PORTER SUGERE QUE: “ A ESSÊNCIA DA REVISÃO DE UMA ESTRATÉGIA COMPETITIVA É RELACIONAL UMA COMPANHIA AO SEU MEIO AMBIENTE ”

9 IDENTIFICAR 1º PASSO A ORGANIZAÇÃO A SER DESENHADA RAMO DE ATIVIDADE PERFIL DA EMPRESA PRODUTOS VISÃO MISSÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – MACRO AS FORÇAS QUE DIRIGEM A NECESSIDADE DE MUDANÇA REVISÃO DAS PROJEÇÕES FINANCEIRAS LUCRATIVIDADE E CRESCIMENTO DE EMPRESA REVISÃO DAS TENDÊNCIAS DE NEGÓCIO BENCHMARKING ANÁLISE DE DEMANDA SATISFAÇÃO DO CLIENTE

10 IDENTIFICAR 2º PASSO PONTOS FORTES E FRACOS
AMEAÇAS E OPORTUNIDADES DA EMPRESA ANALISAR O CRESCIMENTO DA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO VERIFICAR EM QUAIS ÁREAS AS MUDANÇAS ESTRATÉGICAS PODEM RESULTAR EM RETORNO RÁPIDO/MÁXIMO.

11 3º PASSO RESPONDER A PERGUNTA “ SE FORMOS BEM SUCEDIDOS NA EMPRESA VISÃO E ESTRATÉGIA, DE QUE MANEIRA NOSSO DESEMPENHO SERÁ DIFERENTE PARA OS ACIONISTAS, PARA O MERCADO, PARA OS PROCESSOS INTERNOS E PARA NOSSA CAPACIDADE DE CRESCER E MELHORAR ? ”

12 ANÁLISE AMBIENTAL NENHUMA ORGANIZAÇÃO EXISTE NO VÁCUO OU É UMA ILHA.
LEGISLAÇÃO OU REGULAMENTAÇÃO EM SEU PRÓPRIO BENEFÍCIO SETOR ESTATAL DESESTATIZAÇÃO FORNECEDORES DE RECURSOS (HUMANOS, FINANCEIROS, MATERIAIS, ETC.) INTERMEDIÁRIOS DE MERCADO /OS CLIENTES /OS CONCORRENTES VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS (ECONÔMICAS, ECOLÓGICAS, TECNOLÓGICAS, POLÍTICO-LEGAIS)

13 A MELHOR MANEIRA DE SE ORGANIZAR DEPENDE DA NATUREZA DO AMBIENTE COM QUE A ORGANIZAÇÃO DEVE RELACIONAR-SE.

14 4º PASSO ANÁLISE DOS NEGÓCIOS ANÁLISE AMBIENTAL ( PRODUTOS, CLIENTES, CONCORRÊNCIAS, ETC ) - OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO ( VALORES, DESEJOS DOS CLIENTES, METAS, ETC ) - DEFINIÇÃO DOS INDICADORES CHAVES ( CONFERIR PERFORMANCE ANTES / DEPOIS )

15 5º PASSO MAPEAMENTO DOS PROCESSOS E PRINCIPAIS ATIVIDADES PONTO DE PARTIDA - PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MERCADOLÓGICO - PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÃO - PROCESSO DE ATENDIMENTO À DEMANDA - PROCESSO DE SUSTENTAÇÃO OPERACIONAL DO NEGÓCIO - PROCESSO DE SUSTENTAÇÃO FINANCEIRA - PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS - PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

16 6º PASSO IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSOS – CHAVE - PROCESSOS CRÍTICOS EM FUNÇÃO DO DESEMPENHO OU OS MAIS IMPORTANTES EM FUNÇÃO DE ESTAREM: A) VOLTADOS AO ATENDIMENTO DE CLIENTE; B) COM ALTO GRAU DE CONTRIBUIÇÃO PARA OS OBJETIVOS DOS CLIENTES; C) COM SIGNIFICATIVOS VOLUMES/VALORES ENVOLVIDOS E QUE POSSAM AFETAR SIGNIFICAMENTE OS RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO.

17 ANÁLISE DA PERFORMANCE (PROBLEMAS E MELHORIAS)
7º PASSO ANÁLISE DA PERFORMANCE (PROBLEMAS E MELHORIAS) - PROBLEMAS/RESULTADOS CONTROLÁVEIS / NÃO CONTROLÁVEIS - PROBLEMAS QUE DEPENDEM DE OUTROS PROCESSOS - EFICÁCIA DE SAÍDA ( O PRODUTO / SERVIÇO É BOM PARA O CLIENTE ) - SATISFAÇÃO DO CLIENTE ( O PRODUTO ESTÁ SATISFAZENDO AS NECESSIDADES/EXPECTATIVAS DOS CLIENTES ) - EFICIÊNCIA DOS PROCESSOS ( AVALIA NECESSIDADES DOS CLIENTES X PRODUTO ENTREGUE )

18 - EFICÁCIA DOS PROCESSOS ( ANTECIPA-SE AS NECESSIDADES DOS CLIENTES ) - EXISTEM PROCESSOS INTEGRADORES QUE UNEM DIFERENTES ATIVIDADES, HORIZONTALMENTE NA ESTRUTURA - ESTÁGIO ATUAL DE EVOLUÇÃO DO REDESENHO DE PROCESSO, PODE JÁ ESTAR NUM NÍVEL SATISFATÓRIO - PRESSÕES EXTERNAS À ORGANIZAÇÃO, EXIGÊNCIAS CONTINGENCIAIS, QUE DEMANDAM UMA URGENTE INTERVENÇÃO NO PROCESSO


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