A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INDICADORES DE DESEMPENHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INDICADORES DE DESEMPENHO"— Transcrição da apresentação:

1 INDICADORES DE DESEMPENHO
TECNOMOTOR ELETRÔNICA TECNOMOTOR DISTRIBUIDORA ELABORAÇÃO: ADRIANO FELIX – ANALISTA DE QUALIDADE - SGQ

2 OBJETIVO Apresentar os fundamentos básicos para a medição do desempenho da empresa, através dos INDICADORES DE DESEMPENHO.

3 Introdução 2. Fundamentos da Medição do Desempenho da Empresa 3. Indicadores de Desempenho Conceito Componentes de um Indicador Tipos de Indicadores Requisitos dos Indicadores Exemplos de Indicadores Tecnomotor 4. Conclusão

4 Introdução “ Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia” Deming

5 Fundamentos da Medição do Desempenho da Empresa
Processos A empresa é a soma de um conjunto de atividades inter- relacionadas, que consomem recursos e produzem bens e serviços, denominados de PROCESSOS. Processos Finalísticos: impactam diretamente o cliente externo. Processos de Apoio: sustentam os processos finalísticos e impactam indiretamente o cliente externo. Processos de Gestão: São necessários para coordenar as atividades de apoio e os processos finalísticos ou primários. Processos Chave: São os processos finalísticos, de apoio ou de gestão que têm impacto direto no cumprimento da missão da empresa. Para esses processos é que devem ser desenvolvidos os Indicadores de Desempenho da empresa.

6 Podem ser obtidos durante a realização de um processo ou ao seu final.
O QUE SÃO INDICADORES DE DESEMPENHO? São ferramentas básicas para o gerenciamento dos processos da empresa e as informações que fornecem são essenciais para a TOMADA de DECISÃO. Podem ser obtidos durante a realização de um processo ou ao seu final.

7 INDICADORES DE DESEMPENHO OS 10 PASSOS PARA CONSTRUÇÃO DOS INDICADORES

8 INDICADORES DE DESEMPENHO
Componentes de um Indicador ÍNDICE: É o valor numérico do indicador (relação matemática), num determinado momento. REFERENCIAL COMPARATIVO: É o índice arbitrado ou convencionado para o indicador. METAS: São os índices arbitrados para os indicadores, a serem alcançados num determinado período de tempo. São pontos ou posições a serem atingidas no futuro. As metas se constituem em propulsores da gestão, pois gerenciar consiste em desenvolver ações, visando atingir METAS. Uma meta possui três componentes: OBJETIVO, VALOR e PRAZO. * Ex: reduzir o número de defeitos em 50% até o final do ano.

9 INDICADORES DE DESEMPENHO
Tipos de Indicadores INDICADORES ESTRATÉGICOS: informam o “quanto” a organização se encontra na direção da consecução de sua visão. Refletem o desempenho em relação aos fatores críticos para o êxito. INDICADORES DE PRODUTIVIDADE: medem a proporção de recursos consumidos com relação às saídas dos processos. INDICADORES DE QUALIDADE: focam as medidas de satisfação dos clientes e as características do produto/serviço.

10 INDICADORES DE DESEMPENHO
Tipos de Indicadores INDICADORES DE EFETIVIDADE: focam as consequências dos produtos / serviços ou seja, fazer a coisa certa da maneira certa. INDICADORES DE CAPACIDADE: medem a capacidade de resposta de um processo através da relação entre saídas produzidas por unidade de tempo.

11 INDICADORES DE DESEMPENHO BAIXO CUSTO DE OBTENÇÃO;
Requisitos dos Indicadores DISPONIBILIDADE; SIMPLICIDADE; BAIXO CUSTO DE OBTENÇÃO; ADAPTABILIDADE; ESTABILIDADE; RASTREABILIDADE;

12 INDICADORES DE DESEMPENHO
O que medir? QUALIDADE; CUSTO; SATISFAÇÃO DOS CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS; SEGURANÇA; DESEMPENHO; PRODUTIVIDADE; ÉTICA; NOVOS CLIENTES; PRAZO DE ENTREGA FORNECEDORES; RESULTADO OPERACIONAL; ÍNDICE DE ACIDENTES; EFICIÊNCIA COMERCIAL; CAPACIDADE.

13 INDICADORES DE DESEMPENHO
Exemplos de Indicadores Indicadores de Qualidade Também conhecidos como indicadores da satisfação dos clientes; Medem como o produto/serviço é visto pelo cliente e a capacidade do processo em atender aos requisitos dos clientes; Devem ser aplicados para a empresa como um todo, para um processo e/ou uma área; Devem ser baseados em pesquisas de opinião e não em “achismo”; Podem ser de 2 tipos: Indicadores de qualidade Indicadores de não qualidade

14 INDICADORES DE DESEMPENHO Fórmula dos indicadores de Qualidade
Exemplos de Indicadores - Qualidade Fórmula dos indicadores de Qualidade Total de produtos OK __________________________________ X 100 Total de produtos com defeito

15 INDICADORES DE DESEMPENHO Fórmula dos indicadores de Não-Qualidade
Exemplos de Indicadores - Qualidade Fórmula dos indicadores de Não-Qualidade Total de Deficiências/Erros/desperdícios ___________________________________ X 100 Total de Saídas (processos/ serviços)

16 INDICADORES DE DESEMPENHO
Exemplos de Indicadores - Qualidade A comparação com um padrão escolhido fornece a EFICÁCIA Índice Obtido ____________________________ X 100 Índice Desejado

17 INDICADORES DE DESEMPENHO
Exemplos de Indicadores 2. Indicadores de Produtividade São encontrados dentro dos processos e tratam da utilização dos recursos para a geração de produtos/serviços; Servem para identificar e prevenir problemas nos processos, estando ligados intimamente aos indicadores de qualidade;

18 INDICADORES DE DESEMPENHO Fórmula dos indicadores de Produtividade
Exemplos de Indicadores - Produtividade Fórmula dos indicadores de Produtividade Recursos Utilizados ou Disponíveis ___________________________________ Total Produzido

19 INDICADORES DE DESEMPENHO
Exemplos de Indicadores - Produtividade A comparação do resultado escolhido fornece a EFICIÊNCIA DO PROCESSO Índice Obtido ___________________________________ Índice Previsto

20 INDICADORES DE DESEMPENHO
Exemplos de Indicadores 3. Indicadores de Capacidade Medem a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo; Ex: número de aparelhos produzidos por hora ou número de atendimentos por mês.

21 INDICADORES DE DESEMPENHO Fórmula dos indicadores de Capacidade
Exemplos de Indicadores - Capacidade Fórmula dos indicadores de Capacidade Quantidade ___________________________________ Tempo

22 INDICADORES DE DESEMPENHO COMPETITIVIDADE DA EMPRESA
QUALIDADE + PRODUTIVIDADE +CAPACIDADE = COMPETITIVIDADE DA EMPRESA

23 EXEMPLOS DE ALGUNS INDICADORES DE DESEMPENHO UTILIZADOS NA TECNOMOTOR

24 INDICADORES ÁREA INDUSTRIAL

25 INDICADORES ÁREA INDUSTRIAL

26 INDICADORES ÁREA INDUSTRIAL

27 INDICADORES ÁREA INDUSTRIAL

28 INDICADORES ÁREA INDUSTRIAL

29 INDICADORES ÁREA INDUSTRIAL

30 INDICADORES ÁREA INDUSTRIAL

31 INDICADOR PROJETO E DESENVOLVIMENTO

32 INDICADOR DE INADIMPLÊNCIA

33 INDICADOR DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES INTERNOS
PESQUISA DE CLIMA 2010 Metodologia de cálculo de índice: porcentagem = pontos (0 a 100) Índice: pontos “Satisfatório” / 10 Meta 2010 = acima de 7,0 (70%) Índice: 8,7 RESULTADO SATISFATÓRIO

34 CONCLUSÃO SEM OS INDICADORES NÃO É POSSÍVEL GERENCIAR OS PROCESSOS COM EFICÁCIA, POIS ELES MEDEM O NOSSO DESEMPENHO, NOS INDICANDO OS PONTOS FORTES E ONDE PODEMOS MELHORAR!! CICLO PDCA

35 FIM.


Carregar ppt "INDICADORES DE DESEMPENHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google