Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSabrina Toste Alterado mais de 10 anos atrás
1
Pesquisa e Auditoria em Comunicação Organizacional e Relações Públicas
Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo
2
Princípios e premissas
Conhecimento básico da pesquisa científica – métodos, técnicas e instrumentos Utilização de pesquisas realizadas por órgãos públicos e outros institutos Postura de cientista
3
Objetivos Conhecer a opinião dos públicos e da opinião pública
Construir diagnósticos situacionais Conhecer a organização como um todo Avaliar e mensurar ações comunicativas e seus resultados
4
Classificação e tipologias
Posicionamento de diversos autores: David Dozier Otto Lerbinger Glen M. Broom Philip Lesly Sam Black Candido Teobaldo de Souza Andrade
5
Técnicas e instrumentos para coleta de dados
Questionários Entrevistas (individuais e grupos focais) Análise documental Observação direta
6
Tipologia essencial Pesquisa de opinião pública
É a coleta de dados de opinião pública, para averiguar o que pensam as pessoas sobre problemas ou fatos de interesse, procurando-se descobrir “a tendência central fixada por meio da competição entre opiniões antagônicas” (Herbert Blumer)
7
Tipologia essencial Pesquisa Institucional Conceito
Visa basicamente conhecer a organização como um todo.
8
Tipologia essencial Pesquisa Institucional Técnicas e instrumentos
Contatos pessoais para concordância e aceitação da organização com a qual se vai trabalhar. Realizar contrato psicológico – termo extraído da Psicologia Organizacional Negociação Avaliar o clima organizacional e gerencial Saber lidar com a resistência do cliente. Formatação de questionário
9
Tipologia essencial Auditoria da comunicação organizacional Conceito:
Tem como propósito fundamental pesquisar, examinar e avaliar como funciona o sistema de comunicação do ponto de vista da eficácia e eficiência, no âmbito corporativo como um todo ou em partes. É um método de diagnóstico que tem como objetivo o exame e a melhoria dos sistemas e das práticas da comunicação interna e externa de uma organização.
10
Tipologia essencial Auditoria da comunicação organizacional
Técnicas e instrumentos Questionários Entrevistas Roteiros e formulários Análise Ecco Experiências críticas de comunicação Análise de redes de comunicação Emprego de técnicas de focus groups.
11
Tipologia essencial Auditoria de opinião Conceito
Técnicas e instrumentos
12
Tipologia essencial Auditoria de imagem Conceito
Técnicas e instrumentos
13
Tipologia essencial Auditoria social ou monitoramento do ambiente
Conceito Técnicas e instrumentos
14
Paradigmas e perspectivas
Paradigma Funcionalista tradicional Paradigma Funcionalista contemporâneo Paradigma Interpretativo Perspectiva Crítica
15
Processo de Auditoria Preparação Planejamento O que fazer?
Objetivos e metas Procedimentos metodológicos Escolha dos instrumentos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.