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Avaliação como instrumento da formação cidadã e do desenvolvimento da sociedade democrática (texto 1) Duas concepções contraditórias, mas não opostas (parte.

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1 Avaliação como instrumento da formação cidadã e do desenvolvimento da sociedade democrática (texto 1) Duas concepções contraditórias, mas não opostas (parte 2)

2 Os fundamentos da avaliação ?

3 EPISTEMOLOGIA POSITIVISMOCOMPLEXIDADE Face observável dos fenômenos Face relacional e profunda dos fenômenos Objeto abstraído da realidade (neutralidade) Sujeito e Objeto se constituem nas relações S/O; P/T Conhecimento objetivo (racional) Conhecimento intuitivo, sensível e subjetivo QuantificaçãoIrredutibilidade numérica Simplificação das variáveis Manutenção da complexidade DeterminismoIndeterminismo

4 A avaliação é um fenômeno ético- epistemológico

5 IDEOLOGIA EDUCACIONAL EDUCAÇÃO COMO NEGÓCIO EDUCAÇÃO COMO BEM PÚBLICO Referências: a economia e o sucesso individual Referências: a sociedade e o bem comum Escola = empresa (competência gerencial, eficácia, eficiência,, competitividade, empreendedorismo) Escola = produção de conhecimento socialmente relevante e de formação de cidadãos críticos e autônomos Fins = lucrativosFins = formar para a cidadania plena Aluno = clienteAluno = sujeito histórico com autonomia crítica Professor = transmissor de conteúdoProfessor = mediador entre o conhecimento e o sujeito Conteúdo escolar = produto adquiridoConteúdo escolar = passível de questionamento, de análise, de contextualização histórica Cabeças bem cheiasCabeças bem feitas

6 A avaliação é um fenômeno ético- ideológico

7 Avaliação PositivistaAvaliação Complexa Objetivação do sujeito que se transforma em objeto Subjetivação do sujeito Ênfase na operacionalização (caráter técnico-procedimental) Ênfase nos fundamentos epistemológicos e ideológicos (caráter ético-político) Foco no pensamento lógico, analítico e formal Foco no pensamento lógico- dialético Medidas de erros e acertos com base em gabaritos elaborados a priori Interesse pelos sentidos, pelos significados, pelas interpretações. Foco nos resultadosFoco no processo de elaboração do raciocínio Visa à seleção e à comparação mediante escalas de hierarquização Análise contextualizada dos resultados MeritocraciaValorização da diversidade

8 Solução: a boa avaliação educacional deve articular os aspectos relevantes do modelo positivista subordinando-os ao modelo de avaliação complexa. Nesse sentido, deve fazer brotar dos dados brutos os seus significados mais profundos e desses a complexidade dos sentidos. Avaliação Complexa Aspectos do Positivismo

9 Solução: a boa avaliação educacional deve articular os aspectos relevantes do modelo de educação como negócio subordinando-os ao modelo de educação como bem público. Nesse sentido, deve fortalecer a economia, desenvolver capacidades empreendedoras, aumentar as competências gerenciais direcionando-as para o bem comum e a elevação espiritual e material de toda a sociedade. Avaliação Bem Público Aspectos de negócio


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