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Administração e Políticas Públicas em Educação: uma revisão sistemática da produção do EnANPAD e do EnAPG de 1997 a 2009 Nome: Felipe da Mota Figueiredo.

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Apresentação em tema: "Administração e Políticas Públicas em Educação: uma revisão sistemática da produção do EnANPAD e do EnAPG de 1997 a 2009 Nome: Felipe da Mota Figueiredo."— Transcrição da apresentação:

1 Administração e Políticas Públicas em Educação: uma revisão sistemática da produção do EnANPAD e do EnAPG de 1997 a 2009 Nome: Felipe da Mota Figueiredo

2 Histórico Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD)  É um espaço dedicado a discussões técnicas, teórica e práticas administrativas aplicáveis as organizações.  Áreas específicas da administração. Ex: Marketing e Finanças  Setores cujas organizações adotam práticas específicas. Ex: Administração Pública e Adm. da Educação Encontro de Administração Pública e Governança da ANPAD (EnAPG)  Criado em 2003 por iniciativa das divisões acadêmicas de Políticas Públicas e Gestão de Pública e Governança apresentando-se como um espaço de divulgação e discussão mais específico.

3 Desafios da Educação Brasileira (a) equalizar as oportunidades educacionais entre as diversas classes sociais através (b) da universalização da educação básica e da (c) oferta do ensino em condições de qualidades Ensino de qualidade = possibilitar ao aluno aprender informações correspondente a sua idade e série e propiciar aos alunos as melhores experiências para aquisição de habilidades cognitivas a fim de melhorar sua inserção dentro da sociedade. Desafio da Qualidade: 22,2% dos alunos da quarta série ainda não foram alfabetizados 36,8% só sabem ler frases simples e de maneira insatisfatória Desafio da Equidade Nono lugar em desigualdade numa lista de 134 países num ranking formado pelo Índice de Gini

4 Desafio do Acesso Universalização da Educação : 88% das matrículas oferecidas a educação básica são feitas pelo setor público

5 Objetivo O artigo propõem descrever a importância do EnANPAD e do EnAPG para a produção de conhecimento sobre administração e politicas públicas da educação básica. Através das seguintes variáveis: a. Analisar a temporalidade dos artigos entre 1997 a 2009 e verificar se há relação entre os temas abordados nos encontros e os temas relevantes nas políticas públicas no período b.Verificar a participação dos autores através da quantidades de autores que se dedicam ao assunto ; a frequência do número de autores por artigo e suas instituições de origem c. Identificar nos trabalhos: tipo de abordagem, finalidade e técnicas de pesquisa empregadas d. identificar as divisões acadêmicas que mais discutem o tema no EnANPAD e.classificar os artigos de acordo com os assuntos e temas investigados em gestão da educação e políticas educacionais.

6 Metodologia

7 Análise dos Artigos Caracterização dos Trabalhos

8 Caracterização dos Trabalhos

9 Aspectos Metodológicos dos Artigos Analisados

10 Temas dos Artigos

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12 Conclusão Os resultados obtidos pelo artigo foram : A produção de conhecimento apresentado do EnANPAD e do EnAPG é modesta A produção sobre as políticas da educação nos eventos é mais ampla e tem empreendido esforços multidisciplinares Alguns trabalhos sobre política se mostram coerentes com os principais desafios da educação brasileira na atualidade No âmbito da ANPAD, as discussões sobre a gestão e as políticas da educação básica acontecem preferencialmente na divisão de administração pública


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