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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
“Estrategos” = Comandantes supremos escolhidos para planejar e fazer a guerra na antiga Grécia; Estratégia = Seleção dos meios, de qualquer natureza, empregados para realizar objetivos em situação de concorrência; “Processo de estabelecer metas e objetivos de longo prazo para a empresa, e de adotar cursos de ação e alocar recursos para atingi-los”. (Chandler) “Plano que relaciona as vantagens da empresa com os desafios do ambiente. O desafio da estratégia é adaptar a organização com sucesso a seu ambiente”. (Hampton)

2 AMBIENTE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
AMEAÇAS OPORTUNIDADES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O Planejamento Estratégico consiste em definir objetivos à luz das ameaças e oportunidades do ambiente externo.

3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA Administração Estratégica é o processo de definir, realizar e avaliar a realização de planos estratégicos.

4 ESTRATÉGIA CORPORATIVA
ESTRATÉGIA DE UNIDADE DE NEGÓCIOS ESTRATÉGIA FUNCIONAL ESTRATÉGIA OPERATIVA (Planejamento Operacional) Quatro níveis de Administração Estratégica

5 AMBIENTE ORGANIZAÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Ameaças Oportunidades Pontos Fortes Pontos Fracos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O Planejamento Estratégico resulta da análise do ambiente e do diagnóstico dos pontos fortes e fracos da organização.

6 ANÁLISE DO AMBIENTE Estudando o futuro:
 análise de séries temporais;  método “delfos;  projeções derivadas;  pesquisa de opinião  relações causais; M e r c a d o ANÁLISE DO AMBIENTE C o n c r ê i a Outros Segmentos:  mudanças tecnológicas;  ação e controle do governo;  mudanças nas normas sociais;  mudanças nas condições da economia;

7 Diagnóstico Organizacional
Produtos e Serviços Participação no Mercado Diagnóstico Organizacional Clientes e Mercado Vantagens Competitivas

8 MISSÃO X NEGÓCIO (utilidade/finalidade X produto/serviço)
Estabelece o propósito ou as razões para a existência da organização. Possibilita à organização concentrar a atenção de seus colaboradores, e focalizar (sinergia) seus esforços no atendimento das necessidades dos clientes e stakeholders. Agrega valor para os stakeholders (colaboradores, acionistas, clientes, comunidade, instituições, fornecedores e concorrentes) e não apenas o lucro.

9 OBJETIVOS E METAS ESTRATÉGICAS
São a declaração de uma situação desejada que se pretende alcançar, definindo tempo, recursos e procedimentos necessários e adequados. Funções dos objetivos organizacionais: a) sinalizar situações futuras: indicam uma orientação que a organização procura seguir e estabelecem linhas-mestras para a atividade dos participantes; b) constituir fontes de legitimidade: justificam as atividades de uma organização e até a sua existência; c) estabelecer padrões de avaliação: stakeholders (internos e externos) podem comparar e avaliar a org., tendo como referencial os objetivos estabelecidos; d) servir de unidade de medida: verificar e comparar o desempenho da organização com relação ao seu passado e aos concorrentes.

10 EFICIÊNCIA EFICÁCIA Ênfase nos meios. Fazer corretamente as coisas.
Resolver problemas. Salvaguardar os recursos. Cumprir tarefas e obrigações. Treinar os subordinados. Manter as máquinas. Presença nos templos. Rezar. Ênfase nos resultados. Fazer as coisas corretas. Atingir objetivos. Otimizar a utilização de recursos. Obter resultados. Proporcionar eficácia aos subordinados. Máquinas disponíveis. Práticas dos valores religiosos. Ganhar o céu.

11 REGRAS E PROCEDIMENTOS
OBJETIVOS ESTRATÉGIAS Estratégicos PLANOS Táticos Operacionais Eficácia (p/quê?) POLÍTICAS REGRAS E PROCEDIMENTOS Eficiência (como?) AÇÃO RESULTADOS

12 VISÃO É a imagem que a organização tem de si mesma e de seu futuro. A visão representa o destino que se pretende transformar em realidade. A visão estabelece uma identidade comum quanto aos propósitos da organização para o futuro. Ex: Tornar-se uma empresa de excelência. Ser a nº 1 no seu segmento.

13 Ackoff propõe três tipos de Planejamento Estratégico:
Planejamento Conservador e Defensivo – voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente. Ênfase em conservar as práticas vigentes. Está mais preocupado em identificar e sanar problemas do que em descobrir novas oportunidades. Visa assegurar continuidade do sucesso. Ex: Lincoln Eletric Planejamento Otimizante – voltado para a adaptabilidade e inovação da organização em um ambiente dinâmico e incerto. Ênfase em melhorar os resultados.Objetiva assegurar reação adequada às forças de mudanças. Ex: Texas Oil Planejamento Prospectivo – voltado para as contingências e para o futuro da organização – ambiente mais dinâmico e incerto. Sua finalidade é antecipar eventos que possam ocorrer e identificar ações apropriadas. Ex: HP

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