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PublicouDébora Bicalho Henriques Alterado mais de 8 anos atrás
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1 Gestão de Projetos Comunicação em Gestão de Projetos cristianomagalhaes.wordpress.com cristiano.magalhaes@anhanguera.com
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2 Planejamento das Comunicações Envolve determinar as necessidades de informações e de comunicações dos Stakeholders: Quem precisa de que informação, quando será necessário disponibilizá-la, como será produzida e por quem Pobre Rico RIQUEZA DE CANAIS Presença Física (Face a Face) Canais Interativos (Telefone, Chat) Canais Pessoais Estáticos (Email, Memorandos, Cartas) Canais Impessoais Estáticos (Comunicados Escritos, boletins, Relatórios Computador, Gerais)
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3 Conceitos gerais A comunicação é um dos componentes mais importantes do processo de gestão de projetos. São componentes do processo de comunicação: Emissor; Significado; Canal; Receptor; Decodificação; Feedback
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4 OS DIVERSOS COMPONENTES DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO CANAL Mensagem Barreiras e ruídos Feedback EmissorReceptor Codificação Descodificação Significado Compreensão Fonte: Adaptado de MARTINELLI,D.P.;ALMEIDA,A.P.Negociação: como transformar confronto em cooperação. São Paulo: Atlas, 1997, p.62.
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5 As funções da comunicação Classificação da comunicação de acordo com sua função Definição Criadora de identidadeDá forma à personalidade do indivíduo ExpressivaIdentifica e apresenta idéias InformativaPermite o conhecimento do objetivo InstrumentalSatisfaz necessidades materiais e espirituais RegulatóriaControla o comportamento InteracionalPromove relacionamentos ImaginativaProporciona liberdade de pensamentos
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6 O sucesso de toda negociação está condicionada à ocorrência de um efetivo diálogo entre as partes, tratando-se de um desafio para qualquer pessoa. Comunicar-se de forma eficaz envolve: a)A escolha do canal adequado; b)A elaboração do conteúdo da mensagem (escolha das palavras certas); c)A identificação e redução de ruídos e interferências; d)O feedback (ou realimentação) por meio do qual se pode confirmar se a decodificação da mensagem, pelo receptor, se deu da maneira esperada pelo emissor.
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7 A comunicação e o ambiente empresarial Qualquer pessoa que esteja à frente de uma organização (gestores, gerentes, executivos, administradores) assumem várias funções, se comunicando de forma explícita ou tácita (por meio de ações). Assim, tais funções se diluem e se combinam como desempenho de diversos papéis: Papéis interpessoaisLigados às relações humanas Figura de proaÉ um símbolo e representa a empresa LíderÉ um líder em todas as suas atividades na organização LigaçãoDeve manter uma teia de relacionamentos com outras pessoas, outras equipes, a fim de fazer o intercâmbio de recursos e informações.
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8 Papéis de informaçãoLigados às divulgação da informação MonitorRecebe e procura informações para entender a empresa e/ou o macroambiente. Lida com grande variedade de informações DisseminadorDistribui a informação externa para dentro da empresa Porta-vozTransmite a informação de dentro para fora da empresa Papéis de decisãoLigados à atitudes e decisões dentro da organização EmpreendedorÉ o iniciador e planejador da maior parte das mudanças na organização Controlador de distúrbios Controla acontecimentos fora do previsto (conflitos e crises) Administrador de recursos Estabelece prioridades, administra o próprio tempo, programa trabalho alheio e autoriza a realização de decisões tomadas por terceiros NegociadorLidera equipes quando a organização está em meio a grandes negociações
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9 A elaboração da mensagem A mensagem é o conjunto de informações codificadas, transmitidas por um canal, com a intenção objetiva de informar um determinado significado. Assim, é uma relação entre emissor e receptor:
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10 Planejamento das Comunicações Orientações para utilização dos canais Envie mensagens complexas, não rotineiras através de canais ricos, de preferência pessoalmente Envie mensagens rotineiras através de canais pobres Utilize canais ricos para aumentar sua presença no ambiente do projeto Utilize canais ricos para implementar planos do projeto Não utilize um canal pobre na coleta de informações sobre questões cruciais – gerente face-a-face Não se limite a utilizar apenas um canal
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11 Planejamento das Comunicações O Plano de gerenciamento das comunicações fornece: Identificação de grupos de audiência (partes interessadas); Informações a serem comunicadas (formato, conteúdo e nível de detalhes); Responsável pela comunicação; Pessoa ou grupo de pessoas que receberão as informações; Métodos ou tecnologias para transmitir as informações; Frequência da comunicação; Glossário de terminologia comum.
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12 Reuniões As reuniões pode ser um vínculo importante para incentivar a construção da equipe e reforçar as expectativas, funções e o comprometimento dos membros com o objetivo do projeto. Os tipos mais comuns relacionados a Gestão de Projetos são: Reunião inaugural do projeto; Reunião de análise de posicionamento; Reunião para solução de problemas; Reunião de análise crítica de projeto; Reunião de avaliação pós-projeto; Podem ainda ser agendadas reuniões periódicas com o cliente, para o acompanhamento do escopo do projeto.
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13 Relatórios Relatórios, sejam verbais ou escritos, são meios de manter a informação sobre um projeto. É importante ter em mente que os relatórios devem ser escritos abordando o que é de interesse para o leitor, não o que interessa à pessoa que os escreve (GIDO, 2013) Os tipos mais comuns de relatórios são: Relatório de progresso Relatórios finais
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