A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOTIVOS QUE LEVAM OS PAIS A CRIAR SEUS FILHOS SEM REDES DE APOIO 1. Novas formas de família 2. Famílias longe 3. Avós ausentes 4. Avós que também trabalham.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOTIVOS QUE LEVAM OS PAIS A CRIAR SEUS FILHOS SEM REDES DE APOIO 1. Novas formas de família 2. Famílias longe 3. Avós ausentes 4. Avós que também trabalham."— Transcrição da apresentação:

1

2 MOTIVOS QUE LEVAM OS PAIS A CRIAR SEUS FILHOS SEM REDES DE APOIO 1. Novas formas de família 2. Famílias longe 3. Avós ausentes 4. Avós que também trabalham 5. Impossibilidade de financiar uma ajudante. “As possibilidades da globalização afetaram a todos os países do mundo. Uma grande quantidade de pessoas se movem de um país a outro, de uma cidade a outra, e do campo para a cidade. As migrações contribuiram a formação da emergência de novas famílias; as familias transnacionais, que vivem literalmente de um lado para outro, fragmentadas, sofrendo desvantagens e também vantagens, tanto para aqueles membros da familia que se vão, como para os que ficam no país de origem”. Celia Falicov “As possibilidades da globalização afetaram a todos os países do mundo. Uma grande quantidade de pessoas se movem de um país a outro, de uma cidade a outra, e do campo para a cidade. As migrações contribuiram a formação da emergência de novas famílias; as familias transnacionais, que vivem literalmente de um lado para outro, fragmentadas, sofrendo desvantagens e também vantagens, tanto para aqueles membros da familia que se vão, como para os que ficam no país de origem”. Celia Falicov

3 CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM FEMININA IDEAL VERDADES DOMINANTES SOCIAIS Esta imagem penso ter dado inicio na luta feminina pela igualdade, começando com o liberalismo feminino e culminando na sociedade capitalista atual. Ambos os pais devem trabalhar (Da aceitação a necessidade). Não basta ser esposa, devemos ser esposas com muitas qualidades. Não basta ser mãe, devemos ser super mães, dedicadas e presentes. Não basta ser professional, há de se trabalhar e remuneradamente. Não basta ser mulher, há de se cuidar da aparência física.

4 Faltam horas do dia para cumprir com todas as Vdd Dm sociais. Faltam horas do dia para cumprir com todas as Vdd Dm sociais. Se não cumprimos com todos estes quesitos, socialmente estamos destinadas a sentirnos fracassadas. Se tentamos cumprir com todos eles, corremos o risco de entrar num burnout. Se não cumprimos com todos estes quesitos, socialmente estamos destinadas a sentirnos fracassadas. Se tentamos cumprir com todos eles, corremos o risco de entrar num burnout. Luta pela igualdade: lado + y - Luta pela igualdade: lado + y -

5 Conciliar profissão + maternidade = desafío. Conciliar profissão + maternidade = desafío. Ser professional hoje em dia… Ser professional hoje em dia… Vdd dom sociais. Mãe+profissional. Vdd dom sociais. Mãe+profissional. Conciliar profissão + maternidade = como evitar um burnout? Conciliar profissão + maternidade = como evitar um burnout? Famílias transnacionais e biculturais = renúncias. Famílias transnacionais e biculturais = renúncias. Parecem ver-se + afetadas frente a essa realidade, pois educação mais complexa. Parecem ver-se + afetadas frente a essa realidade, pois educação mais complexa.

6 BURNOUT DA MATERNIDADE Significado: “É um extremo estado de cansaço mental, físico e emocional, causado pelo estresse excessivo, constante e prolongado”. Dr. Sears. Significado: “É um extremo estado de cansaço mental, físico e emocional, causado pelo estresse excessivo, constante e prolongado”. Dr. Sears. Sobrecarga = burnout (Falta de tempo para sí mesmo). Sobrecarga = burnout (Falta de tempo para sí mesmo). Consequências negativas para: bem estar físico, psíquico e emocional do cuidador (Sist. Familiar). Consequências negativas para: bem estar físico, psíquico e emocional do cuidador (Sist. Familiar).

7 SINTOMAS DO BURNOUT DA MATERNIDADE 1. Cansaço permanente (tende a ser mais emocional que físico) 2. Sentimento de hipersaturação (falta de energía). 3. Vontade de chorar muito seguido 4. Sentimentos de desespero, impotência e derrota 5. Desperança 6. Desconexão emocional e sensação de vazio interno 7. Mudanças constantes de humor (Predom. irritabilidade e infelicidade) 8. Mudanças nos padrões de sono 9. Mudanças no apetite 10. Falta de memória 11. Estresse e Ansiedade 12. Dificuldades para se concentrar 13. Atitude indiferente ante a vida e situações do cotidiano 14. Falta de vontade de sociabilizar 15. Consumo inadequado de tabaco, álcool e/ou medicamentos 16. Doenças frequentes e dores crônicas. É fundamental prestar atenção aos sintomas do burnout.

8 FATORES QUE PODEM DESENCADEAR O BURNOUT 1. Temores como: Engordar na gravidez; gravidez de multiples; gravidez de risco; aborto espontâneo; medo ao parto; medo de não conseguir cumprir com as funções da maternidade. 2. Gravidez indesejada 3. Mãe solteira, separada ou divorciada 4. Não ter um parceiro estável 5. Pouca participação do pai 6. Ter gêmeos, trigêmeos ou filhos muito seguidos entre si 7. Constantes discussões com o cônjuge 8. Mudanças constantes de casa ou país 9. Todos familiares longe 10. Pai viaja a trabalho seguidamente 11. Nao ter ajudante no lar

9 12. Trabalhar jornada completa + filhos 13. Trabalhar meia jornada + casa + filhos 14. Ser auto-exigente e perfeccionista 15. Instabilidade laboral 16. Desemprego inesperado 17. Problemas económicos 18. Não se sentir integrada na sociedade 19. Não possuir redes de apoio (ou serem muito reduzidas) 20. Ter ao menos um bebê de alta demanda 21. Uma morte recente de um familiar.

10 ESTRATÉGIAS PARA PREVENIR UM BURNOUT PLANEJAMENTO FAMILIAR 1. Um filho é um grande projeto 2. Devemos ser sinceros com nós mesmos 3. Quantos filhos podemos ter? 4. Um bebê não devería chegar junto com… Uma vez decido ter o filho passamos a seguinte etapa… PREPARAÇÃO PARA A MATERNIDADE A. Instruir-se de como evitar o estresse B. Sanar as feridas do passado.

11 EQUILÍBRIO MENTE-CORPO; ALMA-ESPÍRITO 1. Autocuidado do cuidador 2. Cuidado do corpo 3. Cuidado da mente 4. Cuidado da alma e do espírito O ideal é reduzir ao mínimo aqueles fatores que possam gerar estresse, pois a energía deve estar canalizada em cuidar do bebê.

12 OS CUIDADOS DO BEBÊ 1. Aprender a conhecer o nosso bebê 2. Cada bebê será diferente no que diz respeito ao temperamento 3. Ambos pais devem ser participativos nos cuidados do bebê 4. Criar uma rotina com horários 5. “Síndrome de pais perfeitos”

13 CUIDANDO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 1. Relação conjugal 2. Amor e Respeito 3. Vínculo seguro 4. Boas relações entre os familiares 5. Boas relações de amizade 6. Estabelecer limites 7. Lista de prioridades 8. Não exigir filhos perfeitos, que “sejam comportados” (vdd dom)

14 ESTRATÉGIAS DE AUTOCUIDADO 1. Aprender a pedir ajuda 2. Estabelecer tempos de descanso 3. Sair a passear 4. Hobby 5. Praticar algum exercício físico (só ou com o bebê…) 6. Socializar

15 APROVEITAR CADA ETAPA E CADA MOMENTO 1. Cada etapa do desenvolvimento possui suas dificuldades 2. Acompanhar os filhos 3. Maternidade 24X7 = Dias eternos, anos que voam 4. Absolutamente não é fácil. Mas vale a pena!


Carregar ppt "MOTIVOS QUE LEVAM OS PAIS A CRIAR SEUS FILHOS SEM REDES DE APOIO 1. Novas formas de família 2. Famílias longe 3. Avós ausentes 4. Avós que também trabalham."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google