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Novos Modelos de Negócio Setor Automobilístico Grupo 3 Alessandra Petito Hugo Separovic Marcelo Silva Rafael de Marchi Sílvia Miranda.

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1 Novos Modelos de Negócio Setor Automobilístico Grupo 3 Alessandra Petito Hugo Separovic Marcelo Silva Rafael de Marchi Sílvia Miranda

2 Segmento: Hatches Compactos Características: maior segmento do Brasil, grandes mudanças nos últimos 5 anos Competitividade: aumentou muito, novas marcas, modelos, opções Consumidor: mais experiente e exigente Novos modelos: design mais ousado, mais espaçosos e equipados, mais segurança e preços competitivos

3 HB20 Promessa: revolucionar o segmento de populares no Brasil Fábrica: 1º. Hyundai fabricado no Brasil - Piracicaba Out/ 2012: Vendas iniciadas Nov/ 2012: 10º. mais vendido do país Dez/ 2013: 7º. mais vendido (5º. da categoria) Problemas: + de 100 dias para a entrega; hoje pronta entrega

4 Principais Players - 2013 Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford: menos de 70% do mercado – 1ª. vez na história Novidades para 2014: Volkswagen Up! Ford Ka Renault Sandero Nissan March Chery QQ Fiat Uno ModeloVendas 1oVolkswagen Gol255.055 2oFiat Uno184.376 3oFiat Palio177.031 4oFord Fiesta137.547 5oHyundai HB20122.383 6oChevrolet Onix122.340 7oVolkswagen Fox113.708 8oRenault Sandero102.520 9oChevrolet Celta74.655 10oFiat Punto40.407

5 Ambiente Atual: 4o Maior mercado do mundo 6o Maior produtor automotivo mundial Estão estabelecidos no país: Os mais importantes grupos automobilísticos do mundo 20 fabricantes de veículos 7 produtores de máquinas agrícolas O complexo industrial automotivo é composto por: Industrias fornecedoras de matéria prima Industrias fornecedoras de autopeças Fabricantes de veículos Fabricantes de máquinas agrícolas Setor de comercialização de veículos Setor de comercialização de autopeças Setor de serviços e assistência Entidade representativa: ANFAVEA (Ass. Nac. dos Fabricantes de Veículos Automotivos) Ambiente Futuro Contexto Ambiente Atual x Futuro

6 Para o seguimento automobilístico o espaço para gerar Clusters é formado em volta das fábricas, direcionado ao mercado de reposição de peças e treinamento de mão de obra especializada No exemplo da Hyundai, vemos abaixo algumas notícias que caracterizam a possibilidade de formação de Clusters com o início da fábrica na cidade de Piracicaba. APLs/Clusters

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8 No caso da Hyundai, ainda não existe nada organizado neste sentido, mas uma organização deste tipo em uma cidade pequena do interior teria um aspecto muito positivo de desenvolvimento Plano de ação necessário: ações conjuntas com os governos regionais para suprir necessidades futuras, prevendo o crescimento acelerado das demandas de mão de obra e infra estrutura para a região Seria necessária também a criação de um comitê e regras entre todas as empresas deste ramo para estabelecer metas e decisões estratégicas alinhadas entre elas APLs/Clusters

9 Parcerias ChavesAtividades Chaves Proposta de Valor Relações com Clientes Segmento de Mercado 1.Ind. Matéria-prima 2.Ind. Autopeças 3.Comerc. veículos 4.Ent. Representativa (ANFAVEA) Fabricação e montagem de veículos * Abertura de fábrica exclusiva para fabricação do modelo popular “HB20” Oferecer veículos: 1.Mais seguros 2.Mais leves 3.Mais econômicos 4.Mais confortáveis 5.Menos poluentes 1.Confiança 2.Fidelização Atender clientes que buscam: 1.Conforto 2.Tecnologia 3.Segurança 4.Preço acessível Perfil em foco: 1.Jovens 2.Classe média/alta Recursos ChaveCanais 1.Matérias-primas 2.Autopeças 3.Linhas de montagem eficientes 1.Prover veículos de qualidade diferenciada 2.Fornecer assistência pós- venda Estrutura de CustosFontes de Renda Negócio dirigido por custo, sendo os principais: 1.Matéria-prima 2.Instalações 3.Pessoal 4.Produção Venda de ativos Preço dinâmico (sugerido) com pequena margem de negociação CANVAS

10 Hyundai – Evolução Histórica Criada em 1967 – dedicava-se à montagem de carros norte- americanos (consumo interno) 1975 - produção do compacto Pony 1980 - produção do Sedan Excel Durante a fase inicial de produção da Hyundai, foram implantados princípios e métodos do Sistema Toyota de Produção ( STP ) O conceito do STP inicialmente buscava a eliminação de perdas ocasionadas pelo modelo de produção em massa e utilização do trabalho no modelo fordista, para um novo modelo que se baseia em produção “enxuta”, abrangendo a cadeia de suprimentos, e principalmente, orientada pela demanda, gerando um modelo de produção “puxado”.

11 Hyundai – Evolução Histórica Meados de 1980 - Hyundai renova sua primeira linha de montagem, para estabelecer linhas de produção em massa, mas com grandes investimentos em tecnologia e automação, associado a um conceito Just-in-time Campanhas de trabalho (treinamento) sobre boas práticas (três certos – fazer as coisas certas, na hora certa e no local certo), e as cinco atitudes (planejamento, ordem, limpeza, arrumação e disciplina) princípios difundidos junto ao chão de fábrica Final de 1990 - A Hyundai fez investimentos maciços em automação e centrou seus esforços na política de inovação de processos de produção, estimulando seus engenheiros a apresentar soluções e buscar inovações, reconhecendo financeiramente seus engenheiros com políticas de remuneração alinhadas com essa proposta 2013 – eleita pela 4ª. vez a Empresa Mais Admirada do Brasil na categoria Montadora/Importadora de Automóveis

12 Hyundai – Modelo de Produção Redução de sua dependência de trabalhos diretos e aumento da sua dependência de instalações de produção, níveis de automação e tecnologia da informação no processo de produção. Flexibilidade na sua dependência com a mão de obra (depende muito de sua alta equipe de engenharia, cabendo ao chão de fábrica executar operações simples) 90% dos problemas de produção são resolvidos no projeto piloto (nas pistas de teste), dispensando os processos de melhoria contínua no chão de fábrica. Nas montadoras japonesas, pelo contrário, o chão de fábrica tem maior importância no aperfeiçoamento do produto final. Modelo de Produção Modular: método de produção em que peças são submontadas em unidades intercambiáveis a serem fornecidas para a linha de montagem final.

13 Hyundai – Modelo de Produção Consequência da Produção Modular : Redução de custos e melhoria na qualidade e produtividade.

14 Hyundai – Modelo de Produção Brasil - fábrica própria em 2012 – cidade de Piracicaba/SP, cuja capacidade é de 150 mil veículos por ano, responsável pela fabricação dos modelos HB20, HB20X e HB20S, exclusivos para o mercado brasileiro (demanda interna por carros populares)

15 Hyundai – Modelo de Produção

16 Fontes Industria Automobilística e Sustentabilidade – CNI Análise Atual do Setor Automobilístico Nacional Revista Carta Capital – 2013 http://noticias.r7.com/carros/fotos/conheca-os-concorrentes-que-o-hyundai- hb20-ira-enfrentar-20120913-1.html#fotos http://noticias.r7.com/carros/fotos/conheca-os-concorrentes-que-o-hyundai- hb20-ira-enfrentar-20120913-1.html#fotos http://revista.webmotors.com.br/mercado/hyundai-hb20-ja-e-o-quarto- modelo-mais-vendido-no-brasil/1333467143195 http://revista.webmotors.com.br/mercado/hyundai-hb20-ja-e-o-quarto- modelo-mais-vendido-no-brasil/1333467143195 http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2013/10/hyundai- hb20-completa-um-ano-no-mercado.html http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2013/10/hyundai- hb20-completa-um-ano-no-mercado.html http://www.fenabrave.org.br http://classificados.folha.uol.com.br/veiculos/1247353-chevrolet-onix-e- hyundai-hb20-vencem-disputa-de-compactos.shtml http://classificados.folha.uol.com.br/veiculos/1247353-chevrolet-onix-e- hyundai-hb20-vencem-disputa-de-compactos.shtml http://jornalmelhorauto.com.br/noticias/lancamentos-de-carros-2014- hatches-compactos/ http://jornalmelhorauto.com.br/noticias/lancamentos-de-carros-2014- hatches-compactos/ http://carros.ig.com.br/ranking/mais+vendidos+todas+as+marcas+hatch+co mpacto+todos+os+paises+em+2013/01_2_1_00_12_00_00_00_2013_1.html http://carros.ig.com.br/ranking/mais+vendidos+todas+as+marcas+hatch+co mpacto+todos+os+paises+em+2013/01_2_1_00_12_00_00_00_2013_1.html http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/hatches-compactos- 729449.shtml http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/hatches-compactos- 729449.shtml


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