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Processos Administrativos e Planejamento Estratégico

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Apresentação em tema: "Processos Administrativos e Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Processos Administrativos e Planejamento Estratégico
pós-graduação em Gestão de Negócios Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

2 Currículo do professor
Formação Acadêmica Mestre em Administração – UNISINOS Especialista em Planejamento pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Administração pela Universidade Católica de Goiás. Experiências Profissionais Sócia Proprietária da empresa Arte e fato Eventos Supervisora de eventos – Castros Park Hotel Consultora empresarial Gestora da Lozi Capacitação Profissional Professora Universitária (PUC Goiás, Fac Lions, Faculdade Cambury, Anhanguera Educacional, SENAC) Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

3 Conteúdo Programático
Plano de ensino Conteúdo Programático Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

4 Ementa do curso Introdução ao estudo dos quatro processos administrativos – planejamento, organização, direção e controle - seus conceitos, características e aplicações no contexto dos diversos tipos de negócios. Conceitos de planejamento estratégico. Estratégias empresariais utilizadas nos diversos tipos de negócios. Etapas do processo de planejamento estratégico e Metodologias de elaboração de plano estratégico. Aspectos gerenciais da administração estratégica Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

5 Conteúdo Programático
conceito de administração, conceito de processo e sistema, tipos de planejamento. estudos sobre estratégia, diferenciação, tipos de estratégias segundo Porter). Bases do planejamento estratégico, Apresentação do modelo de planejamento estratégico (diagnostico interno e externo) 5 forças de Porter , missão, visão, valores, políticas, objetivos e Estratégias Implementação e avaliação do planejamento estratégico Ferramentas do planejamento estratégico Inovação como fruto do planejamento estratégico (modelos de inovação aberta e fechada.) Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

6 Metodologia - Aulas expositivas e dialogadas c/ utilização de recursos audiovisuais. - Debates. - Leitura informativa. - Análise e interpretação crítica de casos. - Trabalhos em grupo; - Aplicação de dinâmicas - Apreciação de vídeo Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

7 Avaliação Trabalho individual ( estudo de caso) valor:5,0
Trabalho em grupo ( valor 5,0) Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

8 Objetivo ???? Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

9 Como Chegar lá ? Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

10 ADMINISTRAÇÃO Administrar é um processo de aplicação de princípios e de funções para o alcance de objetivos. As várias funções do administrador, consideradas como um todo, formam o processo administrativo. Planejamento, organização, direção e controle, se consideradas separadamente, constituem as funções administrativas, quando visualizadas na sua abordagem total para o alcance de objetivos, elas formam o processo administrativo. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

11 PROCESSO ADMINISTRATIVO
Processo é qualquer fenômeno que apresente mudança contínua no tempo ou qualquer operação ou tratamento contínuo. O conceito de processo implica que os acontecimentos e as relações sejam dinâmicos, em evolução, sempre em mudança, contínuos. O processo não é uma coisa parada, estático, é dinâmico Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

12 Importância de transformar as funções em processos
Planeja Organiza Lidera Controla Recursos Humanos Financeiros e Materiais Para atingir os objetivos da organização Administração Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

13 O papel de cada função. Planejamento: significa escolher ou estabelecer a missão da organização, propósito e objetivos e determinar as diretrizes necessárias para tingi-los. Essa função envolve bastante um processo de decisão Organização: é a função do administrador de determinar os recursos necessários, designar a responsabilidade a empregados responsáveis e lhes delegar autoridade necessária para realizar tarefas. Direção:Visa influenciar os funcionários para alcançar os objetivos, o que envolve a qualidade, o estilo e o poder do líder. Está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa. Controle: Envolve estabelecer padrões de desempenho, determinar métodos de medir desempenho,medir o desempenho real, comparar com os padrões estabelecidos e empreender ação corretiva, quando necessário Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

14 PLANEJAMENTO PRIMEIRA FUNÇÃO ADMINISTRATIVA.
DEFINE OS OBJETIVOS PARA O FUTURO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL. DECIDE SOBRE OS RECURSOS E AS TAREFAS NECESSÁRIAS PARA ALCANÇÁ-LOS ADEQUADAMENTE. ENVOLVE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TOMADAS DE DECISÕES QUANTO ÀS ALTERNATIVAS PARA O FUTURO. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

15 NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
OS NIVEIS ORGANIZACIONAIS NIVEL INSTITUCIONAL PRESIDENTE, CONSELHO, DIRETORES. MAIOR CONTATO COM O MUNDO EXTERNO – PERIFÉRICO. TAMBÉM CHAMADO NIVEL ESTRATÉGICO. É ONDE SE DEFINEM A MISSÃO E OS OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DO NEGÓCIO. NIVEL INTERMEDIÁRIO ARTICULA O NIVEL INSTITUCIONAL COM O OPERACIONAL É COMPOSTO POR GERENTES. INTERPRETA A MISSÃO E OS OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DO NEGÓCIO, TRADUZINDO-OS PARA QUE O OPERACIONAL OS TRANSFORME EM AÇÕES QUOTIDIANAS. TAMBÉM CHAMADO NIVEL TÁTICO. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

16 NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
OS NIVEIS ORGANIZACIONAIS NIVEL OPERACIONAL NIVEL MAIS ÍNTIMO DA ORGANIZAÇÃO. ADMINISTRA A EXECUÇÃO E REALIZAÇÃO DAS TAREFAS . ADMINISTRADOR DEVE TER VISÃO OPERACIONAL. TAMBÉM CHAMADO SUPERVISÃO DE PRIMEIRA LINHA. CONTATO DIRETO COM EXECUÇÃO OU OPERAÇÃO QUE É EXECUTADA PELOS FUNCIONARIOS. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

17 NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
NIVEL TÁTICO Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

18 Esquema típico de planos táticos e operacionais
Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

19 TIPOS DE PLANEJAMENTO Planejamento Estratégico. No campo do planejamento estratégico, a pergunta básica é: em que atividade está a entidade ou a organização? (Mais comumente: o que nós gostaríamos de fazer quando crescermos?). Período de tempo: Normalmente longo, acima de cinco anos. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

20 TIPOS DE PLANEJAMENTO Planejamento Tático É o planejamento feito em nível departamental. Suas principais características são: É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual; Envolve cada departamento, abrangendo seus recursos específicos, e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais; É definido por cada departamento da empresa. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

21 TIPOS DE PLANEJAMENTO Planejamento operacional: É o planejamento feito para cada tarefa ou atividade. Suas principais características são: É projetado para curto prazo, para o imediato; Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas; É definido para cada tarefa ou atividade. O planejamento operacional é constituído geralmente por metas, programas, procedimentos, métodos e normas. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

22 Tipos de Planejamento ESTRATÉGICO o planejamento estratégico pode ser conceituado como um processo gerencial que possibilita ao(s) dirigente(s) estabelecer o rumo a ser seguido pela organização, visando otimizar sua relação com o ambiente. TÁTICO o planejamento tático corresponde ao desenvolvimento dos programas e projetos, por exemplo: macrofuncionais (tecnologia, informática, RH, etc.) . OPERACIONAL o planejamento operacional é o detalhamento, no nível de operação, das ações e atividades necessárias para atingir os objetivos e metas fixados pelos níveis hierarquicamente superiores. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

23 Prof. Marizangela Gomes
Estratégia Prof. Marizangela Gomes Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

24 A competição existiu muito antes da estratégia.
Começou com o aparecimento da própria vida. Quando duas espécies quaisquer competiam por um recurso essencial, mais cedo ou mais tarde, uma delas se destacava e ganhava. A cada momento, milhares de espécies estão se extinguindo e outras milhares emergindo. O que explica tamanha necessidade de competição? A variedade. Quanto mais rico o ambiente, maior o número de competidores e mais acirrada a competição. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

25 Seus competidores mais perigosos são os que mais se parecem com você.
Cada competidor precisa ser diferente o bastante para possuir uma vantagem única. Seus competidores mais perigosos são os que mais se parecem com você. As diferenças entre você e seus competidores são a base da sua vantagem Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

26 Pode-se então planejar a evolução de uma
O que diferencia competidores em negócios pode ser o preço de venda, as funções, a utilização do tempo ou a vantagem da localização. Pode-se então planejar a evolução de uma Empresa para gerar a vantagem competitiva? É exatamente para isso que existe a estratégia Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

27 Estratégia é a busca de um plano para desenvolver e ajustar a vantagem competitiva de uma empresa.
A busca é um processo que começa com o reconhecimento de quem somos e do que temos nesse momento. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

28 Estudo de caso Kodak Assolan Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

29 Estratégia segundo Porter
Segundo Michael Porter: Diferenciação Liderança do custo Foco Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

30 Estratégia segundo Samuel
Segundo Samuel Certo: Estratégia do crescimento Estratégia da estabilidade Estratégia de redução de despesas Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

31 Caso Baldo Estudar Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

32 Planejamento Estratégico
Prof. Marizangela Gomes Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

33 PLANEJAR PARA QUÊ?: Aspectos preventivo: para manter funcionando eficazmente aquilo que já funciona bem. Aspecto do desenvolvimento: para mudar as coisas para melhor – ampliar a satisfação, segurança em um processo. A perfeição ainda está muito distante. Através do planejamento definimos onde poderão ocorrer as mudanças para melhor e como estamos, e chegar a outra mais desejável. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

34 Planejamento estratégico
- processo de elaborar a estratégia – a relação pretendida da organização com seu ambiente Compreende a tomada de decisões sobre o padrão de comportamento que a organização pretende seguir: Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

35 As premissas do planejamento
Presente Futuro Onde estamos agora Situação atual Onde pretendemos chegar Objetivos pretendidos Planejamento Planos Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

36 As bases do planejamento estratégico
Formulação dos Objetivos Organizacionais Análise Interna da Empresa O que temos na empresa? Análise Externa do Ambiente O que há no Ambiente? Condições externas, Oportunidades, ameaças, Desafios e restrições Pontos fortes e pontos fracos, Recursos disponíveis, Habilidades e competências Formulação de Alternativas Estratégicas O que fazer? Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

37 Planejamento estratégico
VISÃO MISSÃO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS AMBIENTE AÇÕES VALORES DIRETRIZES METAS Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

38 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (ORGANIZACIONAL) ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
Planejamento demanda continuidade, devendo ser incorporado como prática permanente da organização CARACTERÍSTICAS ASSOCIADAS AO PLANEJAMENTO O planejamento diz respeito as implicações futuras de decisões presentes É um processo de decisões interrelacionadas e interdependentes que visam alcançar objetivos previamente estabelecidos O processo de planejamento é mais importante que seu produto final, os planos Os objetivos planejados precisam ser viáveis operacionalmente Diz respeito à mudança Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

39 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (ORGANIZACIONAL) ANTECEDENTES DO PLANEJAMENTO
PREPARAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO Decisão de Planejar COMPROMISSO Grupo de Planejamento PARTICIPAÇÃO Modelo de Planejamento ADEQUAÇÃO Comunicação INFORMAR E ENVOLVER Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

40 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (ORGANIZACIONAL) MODELO DE PLANEJAMENTO
Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Implantação e Controle Acompanhamento e Verificação Estratégias Valores Cenários Ambiente FCS Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

41 Fabula dos porcos Assados
Vídeo Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

42 Ambiente Ambiente Interno
Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Ambiente Ambiente Externo - Fatores Econômicos Tecnológicos, Políticos, Sociais, Ecológicos, Culturais, Legais. - Comunidade - Usuários - Clientes - Fornecedores - Instituições - Relações Internacionais - Disponibilidade de mão-de-obra - Outras Entidades Organização Ambiente Interno - Aspectos Organizacionais - Imagem da Organização - Produtos e Serviços - Recursos Tecnológicos - Recursos Humanos - Recursos Financeiros - Recursos Materiais Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

43 Fatores Ambientais que afetam a vida da instituição.
Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Análise do Ambiente Externo Análise Externa FATORES EXTERNOS Fatores Ambientais que afetam a vida da instituição. Oportunidades - Fatores externos que influenciam positivamente Ameaças - Fatores externos que influenciam negativamente Novas demandas de produtos e/ou serviços Financiamentos alternativos (estaduais, federais) EXEMPLOS Reforma do Estado (extinção, demissões...) Contingenciamento Orçamentário EXEMPLOS Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

44 Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes
CONCORRENTES NO SETOR NOVOS PARTICIPANTES FORNECEDORES COMPRADORES PRODUTOS SUBSTITUTOS RISCO DE NOVOS PARTICIPANTES PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES PODER DE BARGANHA DOS COMPRADORES RISCO DE SUBSTITUTOS Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

45 Condições internas que afetam os resultados institucionais
Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Análise do Ambiente Interno Análise Interna Condições internas que afetam os resultados institucionais - capacidades, recursos, habilidades... - Pontos Fortes - Fatores que diferenciam a instituição e proporcionam vantagem operacional Pontos Fracos - Fatores característicos de situação inadequada - oportunidades de melhoria Qualificação Recursos Humanos Moderna Infra-Estrutura EXEMPLOS Sistema de Comunicação deficiente Elevado grau de centralização nas decisões EXEMPLOS Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

46 É um exercício de prospecção que analisa a influência no
Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Cenários Hipóteses, Suposições... É um exercício de prospecção que analisa a influência no presente, de futuros alternativos, e os impactos no futuro, de decisões atuais de atuação Futuro Possível 1 Futuro Possível 2 Futuro Possível 3 Presente Passado Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

47 Preferências, pontos de vista, deveres,
Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Valores Preferências, pontos de vista, deveres, inclinações internas, preconceitos... Conjunto de Crenças e Princípios que orientam as atividades e operações de organização “Liberdade, Democracia, Responsabilidade, Justiça, Consciência Ética, Educação e Respeito, Identidade, Comprometimento Social, Cidadania, Pluralidade, Integração e Criatividade.” Valores de uma instituição de ensino Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

48 A visão tem a intenção de propiciar o direcionamento dos
Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Visão de Futuro Visão A visão tem a intenção de propiciar o direcionamento dos rumos da Instituição - estado que a organização deseja atingir no futuro. VISÃO De uma instituição de ensino “Ser reconhecida como referencial de excelência no ensino, pesquisa e extensão, pela comunidade científica e pela sociedade em geral.” Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

49 A Missão responde a pergunta: Por que existimos?
Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Missão A Missão responde a pergunta: Por que existimos? A Missão define a razão de ser da Instituição. MISSÃO De uma instituição de ensino “Promover ensino, pesquisa e extensão, formando lideranças capazes de desenvolver a sociedade.” Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

50 Fatores Críticos do Sucesso
Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Fatores Críticos do Sucesso FCS Condições Fundamentais que precisam ser satisfeitas para que a organização tenha sucesso no ambiente Os FCS estão diretamente relacionados às capacidades e recursos existentes ou necessários à organização. Exemplo de FC para uma instituição de ensino “Otimização dos Recursos Humanos” Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

51 “Ampliar oferta de vagas na Instituição.”
Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Objetivos Intenções claras e bem definidas Representam o que será realizado para construir a visão e cumprir a missão O que a instituição quer a instituição pode atingir Objetivos Os objetivos expressam uma situação que a Instituição deseja atingir no futuro. EXEMPLO DE OBJETIVO “Ampliar oferta de vagas na Instituição.” O que se quer Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

52 Missão, visão, valores e objetivos
exercício Missão, visão, valores e objetivos Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

53 “Estimular o desenvolvimento de projetos alternativos
Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Estratégias Estratégias são as escolhas. Decisões que caracterizam um conjunto integrado de ações, destinadas a viabilizar os objetivos organizacionais Como atingir o objetivo - indicam os meios EXEMPLO DE ESTRATÉGIA “Estimular o desenvolvimento de projetos alternativos de ensino.” Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

54 “Ampliar oferta de vagas em 10% até 2007.”
Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Metas As metas serão referencias para avaliação do desempenho do processo de planejamento Base para construção de INDICADORES Metas são os alvos quantificados, derivados dos objetivos Quando e Quanto fazer EXEMPLO DE META “Ampliar oferta de vagas em 10% até 2007.” Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

55 Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Planos de Ação Planos de Ação 5W - 2H Quem Onde O que Porque Quando Como É o conjunto de atividades planejadas claramente o que deve ser feito, quando, e quem é que indicam o responsável. EXEMPLOS DE AÇÕES Projeto de novos cursos noturnos, Programas de ensino a distância, etc. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

56 Implantação e Controle
Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Implantação e Controle Analisar causas e efeitos dos desvios entre o programado e o realizado em função de indicadores pré-estabelecidos Aprovação do Plano Conselho Universitário Programação de Implantação Cronograma, Distribuição Divulgação Comunicação Controle e Verificação Avaliação Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

57 Por que controlar e avaliar?
Para identificar possíveis problemas, falhas e erros, com a finalidade de corrigi-los ou evitá-los Para fazer com os resultados obtidos com as estratégias, esteja próximo dos resultados esperados. Para proporcionar informações periódicas, visando possíveis intervenções se necessário. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

58 Processo de controle Identificação do problema ou possível problema.
Coleta de informações Análise de informações Identificação de alternativas Avaliação das alternativas Implantação da ação Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

59 Estágios de controle e avaliação
Controle preliminar ou prévio: fatores ponderáveis. Controle e avaliação corrente ou em tempo real. Pós – controle. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

60 Implementação de estratégias
Acompanhamento e controle da estratégia A formulação e a implementação da estratégia são complementadas pelas atividades de monitoramento. O monitoramento, que consiste em acompanhar e avaliar a execução da estratégia, deve ser feito com base nos mesmos indicadores utilizados para elaborar o plano estratégico. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

61 Reinício do ciclo de planejamento
Implementação de estratégias Reinício do ciclo A administração estratégica é um processo contínuo, não um procedimento mecânico com datas certas para começar e terminar. A cada momento, o ciclo de planejamento pode ser reiniciado, com base nas informações de controle. Reinício do ciclo de planejamento Preparação do Plano estratégico Implementação do Plano estratégico Acompanhamento e controle da execução Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

62 ferramentas que auxiliam na Seleção de estratégias
Há diversas formas para auxiliar as organizações no processo de definir suas estratégias. Uma dessas ferramentas é a matriz de crescimento e participação no mercado (BCG). Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

63 Seleção de estratégias
Matriz de crescimento e participação no mercado (BCG) Baseada no estudo desenvolvido pela Boston Consulting Group (BCG) esta técnica permite classificar as unidades de negócios ou produtos de acordo com a sua participação no mercado e a taxa de crescimento do mercado em que atuam. Participação no mercado Grande Pequena Grande Estrelas Pontos-de-interrogação Vacas leiteiras Vira-latas Crescimento do mercado Pequena Fonte:MAXIMIANO, 2007. Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

64 Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

65 Taxa de crescimento do mercado Participação relativa de mercado
Estrelas Pontos de interrogação Superior Tecnológicos Gestão Eventos Estética Fotografia Vacas leiteiras Animais de estimação Cursos Tradicionais como: Direito Administração Pedagogia Medicina Letras Fonoaudióloga Filosofia Participação relativa de mercado Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

66 Ferramenta VRIO valor, raridade, imitabilidade e organização
O modelo VRIO diz respeito a quatro questões que você deve levantar sobre um recursos ou uma capacidade para determinar seu potencial competitivo. Valor: O recurso permite que a empresa explore uma oportunidade ambiental e ou neutralize uma ameaça do ambiente? Raridade: o recurso é controlado atualmente apenas por um pequeno número de empresas concorrentes? Imitabilidade: as empresas sem o recursos enfrentam uma desvantagem de custo para desenvolve-los ? Organização: as outras políticas e procedimentos da empresa estão organizados para dar suporte a exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos para imitar? Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

67 Inovação como fruto do planejamento estratégico
Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes

68 Referencias Bibliográficas
WRIGHT, Peter L. KROLL, Mark. PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. Atlas. São Paulo, 2000. OLIVEIRA, Djalma. Planejamento Estratégico: conceitos metodologias e práticas. Atlas. São Paulo, 1999. PORTER. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 15. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989. MINTZBERG, Henry; AHSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000 Prof(a)Mestre. Marizangela Gomes


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