A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informações sobre diálise e hemodiálise.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informações sobre diálise e hemodiálise."— Transcrição da apresentação:

1 Informações sobre diálise e hemodiálise.

2 O que é Terapia Renal Substituva – Diálise.
É o tratamento que substitui a função dos rins, nos pacientes que apresentam a falência da função renal. Tem como o objetivo restabelecer o equilíbrio hidro-eletrolítico do paciente através da retirada de substâncias tóxicas, excesso de água e sais minerais do organismo e reduzir os sintomas, como fraqueza, falta de apetite, náuseas, vômitos, inchaços, palidez, falta de ar, anemia, e alterações sanguíneas como aumento de uréia, creatinina e outras substâncias.

3 Quais os tipos de Diálise?
Existem dois tipos de diálise: • A Hemodiálise; e • A Diálise Peritoneal.

4 O que é necessário para realizar a hemodiálise?
• Via de acesso vascular; • Máquinas de hemodiálise; • Água tratada; • Solução de diálise – dialisato; • Dialisador Capilar – filtro; • Anticoagulante – heparinização.

5 Quais são os tipos de acesso?
• Catéter Duplo Lúmem; • Fístula Arteriovenosa.

6 O que é Catéter Duplo Lúmen?
É uma via de acesso temporária mais utilizada para a hemodiálise. O catéter é implantado sob anestesia local nas veias de grande calibre como jugular, subclávia e femoral, com técnica asséptica por equipe treinada e é fixada por fios cirúrgicos.

7 Fístula Arteriovenosa
Consiste em uma união cirúrgica e subcutânea de uma artéria com uma veia no braço. Geralmente é confeccionada no braço não-dominante, para não limitar as atividades do paciente.

8 O que são Máquinas de Hemodiálise?
As máquinas de hemodiálise consistem em uma bomba de sangue, um sistema de fornecimento de solução dialitica e monitores de segurança do circuito extra corpóreo (controle da pressão arterial e venosa do sistema), detector de ar, detector de rompimento de fibras, bomba de heparina, controle de temperatura, controle de retirada de líquidos (ultrafiltração), tudo de forma computadorizada.

9 Por que água tratada para Hemodiálise?
Durante uma sessão de hemodiálise utilizamos aproximadamente 120 litros de água. As substâncias presentes na água entram em contato direto com a corrente sanguínea do paciente, por isso, é muito importante que a qualidade e pureza da água para hemodiálise sejam controladas. A água deve seguir os critérios definidos por portarias governamentais.

10 O que é solução Diálise – Dialisato?
A composição da solução de diálise pode variar de acordo com circunstâncias clínicas especiais, porem os componentes em comum das soluções são: potássio, sódio, cálcio, magnésio, cloro, acetato, bicarbonato, dextrose e dióxido de carbono. As concentrações deste componentes podem variar, mas normalmente esta solução tem concentração semelhante ao plasma do indivíduo normal.

11 O que é Dialisador Capilar – Filtro?
Atualmente, o único tipo de dialisador utilizado é o de fibra oca chamada capilar. O sangue flui para dentro de uma câmara em uma extremidade do compartimento cilíndrico e entra em milhares de pequenos capilares firmemente agrupados em um feixe. Uma vez tendo passado pelos capilares, o sangue é coletado em uma câmara na outra extremidade do compartimento cilíndrico e é então devolvido ao paciente já filtrado.

12 A solução de diálise entra no sentido oposto ao lado do sangue, para maximizar a diferença de concentração dos catabólitos do sangue e o dialisato em todas as partes do dialisador. A reutilização destes capilares pode reduzir o custo operacional das hemodiálises, permitindo que um maior número de pacientes se beneficie com este tratamento.

13 Além desta economia, a reutilização dos capilares é capaz de eliminar resíduos tóxicos da membrana do capilar novo e diminuir o risco da síndrome do primeiro uso, que pode se tornar bastante grave em alguns pacientes. A reutilização é uma prática segura e autorizada pelo Ministério da Saúde, desde que sejam utilizados parâmetros de avaliação constante no dialisador capilar.

14 Por que usar Anticoagulante – Heparização?
Para que possamos realizar a circulação extra corpórea e termos um fluxo de sangue constante durante toda a sessão de hemodiálise, o sangue do paciente não pode coagular. Para evitar a coagulação usamos a heparina. Desta maneira evitamos que o paciente perca grande quantidade de sangue e não agrave o seu quadro anêmico.

15 O que é Diálise – Peritonial?
Através de colocação de um catéter flexível no abdômen, é feita a infusão de um líquido semelhante a um soro na cavidade abdominal. Este líquido, que chamamos de banho de diálise, vai entrar em contato com o peritônio, e por ele será feita a retirada das substâncias tóxicas do sangue.

16 Após um período de permanência do banho de diálise na cavidade abdominal, este fica saturado de substâncias tóxicas, e é então retirado, sendo feita em seguida a infusão de novo banho e diálise. Esse processo é realizado de um forma contínua, e é conhecido CAPD, siga em inglês que significa diálise peritoneal ambulatorial contínua. Este mesmo tipo de tratamento pode ser feito por uma máquina chamada cicladora, onde a infusão e drenagem do líquido é feito automaticamente pela máquina, durante o período da noite.


Carregar ppt "Informações sobre diálise e hemodiálise."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google