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Desenho Departamental
Profa. Josy Júdice
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Departamentalização Departamento designa uma área, divisão ou segmento distinto de uma empresa. É um termo genérico, para definir por exemplo o departamento de produção, a divisão de vendas, a seção de contabilidade. Departamentalização é uma característica típica das grandes empresas. Ela está relacionada com o tamanho da empresa
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Os principais tipos de departamentalização são:
Funcional Por produtos e serviços Por base territorial Por clientela Por processo Por projeto matricial
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O agrupamento por funções na departamentalização funcional.
Diretoria Depto. Produção Depto. Vendas Depto. Finanças Seção Fabricação Seção de Compras Seção Manutenção Seção Vendas Seção de Faturam. Seção de Contabilid. Seção de Tesouraria
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Funcional É feita com base nas funções como finanças, recursos humanos, mercadologia, produção Ênfase na interdependência entre as funções Foco na especialização de cada função Vantagens Permite agrupar especialistas Garante o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas Permite economia de escala pela utilização integrada das pessoas Orienta e aglutina as pessoas simplificando o desenvolvimento e treinamento das pessoas Permite distinguir e manter o prestígio das funções principais da empresa A empresa consegue se auto-concentrar no que é capaz de fazer
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Limitações e Desvantagens – Funcional
Enfoque introvertido Subobjetivação Pressão sobre a cúpula Bitolamento das pessoas Terra de especialistas Conflitos de interesse Redução da coordenação interdepartamental Maior formalização Inadequação às mudanças
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Aplicação da departamentalização funcional
Indicada para ambiente estáveis e de poucas mudanças Indicada para empresas que tenham poucas linhas de produtos Preocupada com estrutura interna
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Departamentalização por linhas de produto
Diretoria Divisão Farmacêutica Divisão Veterinária Divisão Química Depto. Analgésic. Depto. Xaropes Depto. Pigmentos Depto. Fosfatos Depto. Antibiót. Depto. Vacinas Depto. Medicam.
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DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
Todos os principais deveres e tarefas relacionadas com um produto ou serviço são reunidos e atribuídos a um específico departamento no sentido de coordenar as atividades requeridas para cada tipo de saída ou resultado (output). Envolve diferenciação e agrupamento de atividades Um dos resultados pode ser unidades semi-autônomas para operar dentro de grandes empresas. Facilita o emprego da tecnologia, das máquinas e equipamentos, do conhecimento.Ex.: banco, hospital
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Vantagens da Departamentalização por linhas de produto
Fica a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produto/serviço Facilita a coordenação interdepartamental Facilita a inovação Indicada para circunstâncias externas e mutáveis Permite flexibilidade
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Limitações e Desvantagens Departamentalização por linhas de produto
Duplicação de recursos e esforços Risco de obsolescência técnica É contra-indicada para circunstâncias externas estáveis contra-indicada para empresas com poucos produtos Enfatiza a coordenação em detrimento da especialização As pessoas tendem a ficar mais inseguras quando determinados produtos encerram seu ciclo de vida As pessoas ficam dependentes do sucesso ou não do produto
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Departamentalização por base territorial
Diretoria de Operações Região Centro-Sul Região Norte Região Centro Ag. SP Ag. BH Ag. Brasília Ag. Goiânia Ag. Norte Ag. Recife
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Departamentalização por base territorial
Requer diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa. É utilizada por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos. É especialmente atrativa para empresas de larga escala e cujas atividades são física e geograficamente dispersas
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Características Departamentalização por base territorial
Cada departamento ou divisão opera em um território A organização territorial está predominantemente voltada para seu ambiente territorial
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Vantagens Departamentalização por base territorial
Ajustamento às condições locais Fica responsabilidade por região Facilita a avaliação Desvantagens Departamentalização por base territorial Enfraquece a coordenação Enfraquece a especialização
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Aplicações Departamentalização por base territorial
Indicada para empresas voltadas ao consumidor, como varejo, desde que certas funções possam estar centralizadas (compras, finanças, rh) Quando é percebido que o sucesso da empresa depende dela estar próxima ao seu cliente, estar onde estão. Indicada para empresas de varejo Ocorre principalmente nas áreas de marketing e produção/operações Indicada quando a empresa pretende dar efetiva cobertura a um mercado consumidor Empresas multinacionais costumam usar esta estratégia para suas operações fora do país
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Departamentalização por clientela
Divisão de Vendas Depto. Masculino Depto. Feminino Depto. Infantil Seção Perfumaria Seção Lingerie Seção Modas Seção Roupas Seção Calçados Seção Brinquedos
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Departamentalização por clientela
Envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou agência para quem o trabalho é feito. As características como idade, nível socioeconômico, hábitos de compra – constitutem a base para esta estratégia
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Características Departamentalização por clientela
Ênfase no cliente Divisão do trabalho em função do cliente Extroversão administrativa (ajustada às demandas externas) Vantagens Departamentalização por clientela Foco no cliente Adequação aos tipos de clientes O cliente é mais importante Cultura de atendimento ao cliente Conhecimento do cliente
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Limitações Departamentalização por clientela
Quando as demais atividades da empresa se tornam secundárias ou acessórias Quando os demais objetivos da empresa como lucratividade, eficiência, produtividade são sacrificados em função da satisfação do cliente Todo o processo decisórios da empresa fica dependente das decisões do cliente e fica difícil reduzir a incerteza provinda de fora Por isso é apenas utilizado no nível operacional da empresa
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Aplicações Departamentalização por clientela
Intensamente utilizado pelo comércio em geral, atacado ou varejo Sua aplicação maior geralmente ocorre na área mercadológica, envolvendo vendas e crediário.
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Departamentalização por processo.
Seqüência do Processo Produtivo Departamento de Fiação Seção Preparação Mat.Prima Seção Lavagem Mat.Prima Seção Cardagem Seção Espulas Entradas Saídas
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Departamentalização por processo.
É focada no processo, ou por fases do processo. É quase sempre restrita a aplicações no nível operacional de empresas industriais e de serviços, principalmente nas áreas produtivas Características Foco na seqüência do processo Depende do arranjo físico dos equipamentos Foco na tecnologia utilizada O processo é mais importante Ênfase na ação integrada
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Vantagens Departamentalização por processo.
Rendimento da tecnologia Ênfase na tecnologia Foco na tecnologia Limitações Departamentalização por processo Ideal para tecnologia permanente e fixa Ideal para produtos estáveis e permanentes Aplicações Departamentalização por processo Tecnologia intensiva Arranjo físico permanente
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Departamentalização por projeto
Gerente do Projeto Eng do Projeto Encarreg. Compras Projeto Eng de Controle Projeto Contador do Projeto Encarreg. Compras do Projeto Idalberto Chiavenato
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Departamentalização por projeto
Envolve a diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com as saídas e resultados relativos a um ou vários projetos da empresa. É um estratégia utilizada em empresas que geram produtos com grande concentração de recursos e prolongado tempo para seu projeto e produção.
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Características Departamentalização por projeto
Adequação aos projetos Flexibilidade Coordenabilidade Temporalidade Conjunção de competências É uma departamentalização temporária por produto Vantagens Departamentalização por projeto Convergência de esforços Alocação temporária de recursos Complexidade do produto
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Desvantagens Departamentalização por projeto
Foco operacional Temporalidade Angústia Aproveitamento de recursos e competências Foco exclusivo no projeto Necessidade de outros tipos de departamentalização
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Aplicações Departamentalização por projeto
Projeto como futuro Inovação Convergência Investimento em novos produtos
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