A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
BOLSA DE VALORES CURSO: Ciências Contábeis DISCIPLINA: Gestão Financeira I PROFESSOR: Jones Soares GRUPO: Angel Miri e Érica Scarsi

2 HISTÓRICO DA BOLSA DE VALORES
Em a criação da primeira bolsa de valores do mundo, em Bruges, na Bélgica. A BOVESPA tem sua origem em 1890 com a criação da Bolsa Livre, fundada por Emílio Rangel Pestana. Em 1985 foi criada a Bolsa Mercantil de Futuros (BM&F) que introduziu com sucesso a negociação de instrumentos financeiros no Brasil. Em 2008, BOVESPA e BM&F tornam-se companhias de capital aberto após desmutualizarem seu capital. Em 2009 as operações das duas são unificadas dando origem à BM&FBOVESPA Maior bolsa da América Latina, a segunda das Américas e a terceira maior do mundo.

3 BOLSA DE VALORES O que é? São locais que oferecem condições e sistemas necessários para a realização de negociação de compra e venda de títulos e valores mobiliários de forma transparente. No Brasil, atualmente, as bolsas são organizadas sob a forma de sociedade por ações (S/A), reguladas e fiscalizadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

4 BOLSA DE VALORES Características :
Podem ser sociedades anônimas, com fins lucrativos, ou associação de corretoras sem fins lucrativos; Mercado de acesso público, através de intermediários (corretoras e distribuidoras de valores mobiliários). Funcionam regularmente em sessões públicas (normais ou especiais); Os títulos e valores mobiliários transacionados, são previamente admitidos à negociação, de acordo com determinadas regras; As operações de Bolsa realizam-se através de sistemas de negociação adequados (eletrônicos); É disponibilizada aos investidores, toda a informação relevante, quer pela entidade que emite os valores mobiliários, quer pela Bolsa.

5 BOLSA DE VALORES Para ter ações em Bolsas, a companhia deve:
Companhia Pública Companhia aberta Atender aos requisitos estabelecidos pela Lei das S.A. (Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976) e pelas instruções da CVM, além de obedecer a uma série de normas e regras estabelecidas pelas próprias bolsas.

6 Funções da Bolsa de Valores:
Aprimorar a Governança Corporativa Levantar Capitais para negócios Criar oportunidades de investimentos para pequenos investidores Mobilizar poupanças em investimentos Facilitar o crescimento de companhias Ajudar como termômetro da Economia Redistribuir a renda Ajudar o financiamento de projetos sociais

7 Vantagens da negociação na bolsa de valores:
Maior segurança e transparência; Proteção dos investidores; Maior grau de liquidez, dada a possibilidade de realizar um número elevado de operações; Formação mais adequada de preços.

8 BOLSA DE VALORES BOVESPA
Mercados: São regularmente negociados ações de companhia aberta, opções sobre ações, direitos e dividendos sobre ações, bônus de subscrição e cotas de fundos. Também são negociados certificados de depósitos de ações lançados por empresas sediadas no países que integram de acordo com o Mercosul. Os mercados disponíveis são: a vista a termo de opções

9 BOLSA DE VALORES O que é Ações?
Papel que representa parte do capital da empresa, ou seja, o acionista é dono de uma parte da empresa; o tamanho dessa parte depende do valor das suas ações em comparação com o valor total do capital da empresa. Representam a menor fração do capital social de uma empresa. Quando emitidas por companhias abertas ou assemelhadas, são negociadas em bolsa de valores ou no mercado de balcão.

10 BOLSA DE VALORES Características das Ações? Podem ser escriturais ou representadas por cautelas ou certificados Podem ser classificadas: Ordinárias (ON) - Conferem ao seu titular o direito de votar nas assembléias gerais de acionistas. Preferenciais (PN)– Não dão ao titular o direito do voto, mas têm prioridade no recebimento do dividendo. Em caso de dissolução da empresa, têm preferência no reembolso do capital.

11 BOLSA DE VALORES CORRETORAS DE VALORES É sua parceira de investimentos
Oferece ajuda para escolher as ações; Suporte para entender o funcionamento da Bolsa; Diversos serviços, como home broker, relatórios de ações, informativos, etc. Além disso, ao se tornar cliente de uma corretora de valores, você tem a segurança de investir seu dinheiro em uma instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

12 Cálculos: BOLSA DE VALORES S = Percentagem do direito de preferência
PE= Preço de Emissão da Subscrição D= Dividendo B= Percentagem da Bonificação

13 BOLSA DE VALORES

14 BOLSA DE VALORES

15 BOLSA DE VALORES Questões:
1- As bolsas de valores, mesmo que constituídas como associações civis ou sociedades anônimas, funcionam sob a supervisão e fiscalização da CVM. C. Certo E. Errado 2- O segmento de listagem da BM&FBovespa denominado Novo Mercado é destinado à negociação de ações de companhias que tenham: A. comprometimento voluntário de práticas de governança corporativa além do que é exigido pela legislação. B. conselho de administração formado integralmente por membros independentes. C. registro para negociação simultânea de ADR na Bolsa de Valores de Nova York. D. previsão estatutária de distribuição mínima de dividendos correspondente a 50% do lucro anual. E. capital social representado em maior parte por ações ordinárias.

16 BOLSA DE VALORES 3- O mercado financeiro pode ser classificado como primário ou secundário, dependendo do momento da negociação do título no mercado. O lançamento de um novo ativo financeiro ocorre no mercado primário. No mercado secundário ocorrem as: A. vendas de títulos públicos que são negociados por meio da Bovespa. B. transações financeiras envolvendo o mercado monetário internacional C. compras de títulos privados, derivativos, opções que estão sendo oferecidos ao mercado financeiro. D. negociações posteriores, em Bolsa de Valores ou em Mercado de Balcão, envolvendo compras e vendas de títulos já lançados entre investidores. E. negociações de títulos de crédito como cheques, notas promissórias e DOC, realizadas por meio da Bolsa de Valores e do Mercado de Balcão.

17 Referências Disponível em: Disponível em: A Face Oculta Da Avaliação de Empresas. Disponível em:


Carregar ppt "Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google