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Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos Ismael Antiqueira Costa Profª Orientadora: Avanilde Kemczinski, Dra.

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1 Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos Ismael Antiqueira Costa Profª Orientadora: Avanilde Kemczinski, Dra.

2 Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI Problemática  Como adaptar o processo de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para que seja possível produzir OAs que atendam as características técnicas e pedagógicas?  Continuo aumento da complexidade na produção de OAs que demandam alguns requisitos diferenciados e a avaliação de suas características (técnicas e pedagógicas) Justificativa

3 Objetivos Definir uma metodologia de construção de objetos de aprendizagem.  Fazer um levantamento dos métodos e técnicas de engenharia de software que facilitem, organizem e agilizem o desenvolvimento de OAs  Levantar, estudar e analisar as Metodologias para construção de OAs  Traçar uma análise comparativa entre as Metodologias para construção de OAs e a metodologia adotada, adaptada e/ou proposta. Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

4 O que são objetos de aprendizagem? Objetos de aprendizagem (OAs), são: Recursos digitais que podem ser utilizados e reutilizados em diferentes contextos e realidades, oportunizando aos estudantes situações de aprendizagem que levem a construção e aperfeiçoamento de novos conhecimentos (SANTOS E LEITE, 2010).  Estes OAs podem ser arquivos de texto, áudio, animações, vídeos etc.  Possuem características Técnicas e Pedagógicas. Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

5 Objetos de aprendizagem Interativos OAIs A metodologia proposta aplica-se para OAIs, que são: Objetos de Aprendizagem cuja aplicação na qual a experiência é realizada mediante a manipulação dos controles gráficos ou físicos que, por sua vez, modificam os parâmetros do sistema. Seu resultado pode ser visualizado de formas gráficas e auditivas, entre outras, explorando assim diferentes estilos de aprendizagem e inteligências, permitindo a exploração interativa do assunto ou conceito (Carvalho, 2009). Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

6  Reusabilidade – pode ser utilizado em diferentes temáticas e propósitos. (SANTACHÈ, 2008)  Interoperabilidade – funciona em diversas plataformas. (SANTACHÈ, 2008)  Granularidade – Pode ser agrupado em conjuntos maiores de conteúdos. (ASSIS e ABAR, 2006)  Classificação – pode ser catalogado e facilmente identificado. (PESSOA e BENITTI, 2008)  Adaptabilidade – pode ser adaptado a qualquer ambiente de ensino. (MENDES et al, 2005) Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI Características Técnicas

7  Interatividade – envolvimento do aluno com o conteúdo de alguma forma (ver, ouvir, manipular). (ASSIS E ABAR, 2006)  Autonomia – torna os estudantes autonomos para tomar iniciativa e decisões para explorar o conteúdo. (LOISELLE, 2002)  Cooperação – trabalho coletivo entre alunos e professores, como troca de ideias. (RAMOS E SANTOS, 2006)  Cognição – interpretação e entendimento do objeto. (TAROUCO, 2003)  Afeto/Desejo – estimular o desejo de aprender com o objeto. (RAMOS E SANTOS, 2006) Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI Características Pedagógicas

8 Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI Análise dos trabalhos relacionados

9 Metodologia Para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI NºNº MetodologiaInstituiçãoFerramenta de Autoria Qtd. de Etapas Atrelada a LMS? Garante Padrão? É Nacional? 1ADDIEUniv. PortoeXe-learning5 SCORMNão 2MACOBAUniv. Politecnica de Aguascaliente 5 IMS-LDNão 3CETLUniv. Metrop. de Londres; Univ. de Cambridge; Univ. de Nottingham Reload Editor5 Não 4MEAMOAUFRGSeXe-leaning4Moodle/ Pbworks SCORMSim 5Aprendizagem Significativa UFPBFlash+HTML+ XML 6 Sim 6PrópriaUENPAdobe Flash4 Sim 7RIVEDSEEDAdobe Flash6 Sim 8PROPOSTAUDESCLivre6ROAI¹ Sim

10 Resultado da Análise Comparando-se as características dos trabalhos apresentados no quadro com a metodologia proposta, pode-se citar as seguintes contribuições:  A metodologia busca atender as características técnicas e pedagógicas na concepção a avaliação do AO;  Visa facilitar a especificação do OA (processo de análise e projeto) por parte da equipe pedagógica. O estudo destas metodologias forneceu embasamento para definir as etapas e características da metodologia proposta por este trabalho. Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

11 MCOAI - A metodologia Ela consiste em dois pontos principais:  A definição das equipes pedagógica e técnica  Especificação e desenvolvimento do OA. Equipe técnica: é composta por profissionais que tenham uma base de conhecimento em programação e dominam as ferramentas de desenvolvimento de OAs. Equipe pedagógica: é composta por profissionais que dominam a área de conhecimento abordada pelo OA (professores conteudistas), possibilitando a especificação do conteúdo que o OA deve possuir e também a avaliação da sua qualidade. Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

12 MCOAI - Desenvolvimento Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

13 MCOAI - Análise O detalhamento do escopo do OA é iniciado nesta etapa, que é a base para fornecer suporte para construí-lo de forma a garantir as seguintes características pedagógicas:  Interatividade  Autonomia  Cooperação  Cognição  Afeto Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

14 MCOAI – Análise, Design Instrucional Como instrumento fundamental para gerenciar o conteúdo abordado pelo OA, o Design Instrucional é utilizado nesta etapa fornecendo apoio no processo de construção, execução e avaliação. Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI (Filatro, 2008)

15 MCOAI – Análise, Sistema de Recomendação A MCOAI adapta o processo do Design Instrucional por meio de um Sistema de Recomendação (SR). O SR orienta o professor conteudista, fornece informações necessárias para produzir um OA e busca atender as características pedagógicas da Avaliação. Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

16 É nesta etapa que se concentram os detalhamentos específicos do OA através: MCOAI - Projeto  Mapa Conceitual: o conteudista irá preencher os temas (conceitos e sub-conceitos) que deverão ser abordados no OA.  Storyboard: permite construir e visualizar roteiros e assim como definição das cenas do OA: falas, personagens, observações, título da cena, tipo de ação e sugestão de imagens.  Mapa Navegacional: demonstra as rotas de navegação das cenas do Storyboard. Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

17  Nesta etapa, o responsável poderá utilizar a ferramenta que lhe for mais conveniente, desde que esta seja capaz de gerar um Objeto de Aprendizagem Interativo nos conformes da especificação solicitada.  Ao término da implementação do OAI, o técnico (desenvol- vedor) envia o software (OAI) produzido para o conteudista, e este irá avaliar se o OA está atendendo as características por ele especificadas.  Caso esteja de acordo, o conteudista inicia a etapa de submissão. Caso contrário, ele pode retroalimentar a metodologia para especificar as mudanças desejadas. MCOAI - Implementação Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

18 MCOAI – Etapas, papéis e atividades Metodologia Para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

19 Está sendo desenvolvido um sistema web em parceria com o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (CEAVI) para suportar a metodologia definida. MCOAI - Ferramenta  O sistema web dará suporte as três etapas iniciais da metodologia (Análise, Projeto e Implementação). Haverá integração deste sistema com o do ROAI por meio da das etapas de (Submissão, Avaliação e Publicação).  O principal elo de ligação entre os dois sistemas é a base de dados compartilhada e a etapa de Submissão que integra os dois sistemas. Metodologia Para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

20 Considerações  O ROAI está implantado e disponível em: http://roai.joinville.udesc.br:8080/xmlui http://roai.joinville.udesc.br:8080/xmlui  Trabalhos Futuros  Avaliações ergonômica e de usabilidade da metodologia e da ferramenta para identificar não conformidades com base na usabilidade.  Análise do perfil dos usuários conteúdistas e melhoramentos das orientações (técnicas empregadas) do sistema de recomendação, além da análise das ferramentas de autoria para construção e OAs e sua integração a metodologia proposta.  Em Paralelo ao trabalho  Trabalha-se na busca semântica no Repositório;  Desenvolvimento das ferramenta para a construção de Objetos de Aprendizagem (instrumentalização da MCOAI). Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

21 Referências Bibliográficas Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI Carvalho, D. S. A. Objetos de Aprendizagem Interativos: Ferramenta de Apoio a Disciplinas Teóricas. 2009. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie [Dissertação de mestrado]. SANTANCHÈ, A. ; LAGO, A. ; DOURADO, P. ; FERREIRA, P.. Ferramentas e Ambientes para Objetos de Aprendizagem. In: XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -- SBIE 2008, Fortaleza. Anais XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -- Mini-cursos, 2008. p. 1-22. ASSIS, L. S. de; ABAR, C. A. A. P. Concepções de Professores de Matemática quanto à Utilização de Objetos de Aprendizagem: um estudo de caso do Projeto RIVED-BRASIL. Boletim GEPEM, v. 49, p. Em edição-ju/dez 2006, 2006. PESSOA, M. C.; BENITTI, Vavassori, F. B. Proposta de um processo para produção de objetos de aprendizagem. Hífen, v. 32, p. 172-180, 2008. LOISELLE, J. A exploração da multimídia e da rede internet para favorecer a autonomia dos estudantes universitários na aprendizagem. In: Alava, Séraphin (Org.). Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed. 2002 RAMOS, A. F.; SANTOS, P. K. dos. A contribuição do Design Instrucional e das Dimensões da Educação para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. In: XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2006, Campo Grande, MS. Anais do XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. p. 1-8. Santos, P. K. dos e Leite, L. L. O Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância Ancorados pelas Dimensões da Educação, 2010. Revista Educação por Escrito – PUCRS, v. 1, n. 1.

22 Muito Obrigado! Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI


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