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PublicouCélia da Rocha Cabral Alterado mais de 8 anos atrás
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Empreendedorismo e Estratégia de Negócios Profa. Rosana Alves Vieira 2a. apostila 2009
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O processo de Administração estratégica Etapas envolvidas na administração estratégica 1.Execução de uma análise do ambiente; 2.Estabelecimento de uma diretriz organizacional 3.Formulação de uma estratégia organizacional 4.Implementação da estratégia organizacional 5.Exercícios de controle estratégico
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Etapa 1 – Análise do ambiente O processo de administração estratégica começa com a análise do ambiente, para identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras. O ambiente organizacional encerra todos os fatores, tanto internos como externos à organização, que podem influenciar o progresso obtido através da realização de objetivos da organização. Exemplo de fatores ambientais a serem monitorados pela administração estratégica: Características organizacionais – participação no mercado, qualidade dos produtos, fluxo de caixa/investimento de capital.
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Etapa 1 – Análise do ambiente Estrutura industrial – Taxa de mudanças tecnológicas em produtos ou processos, grau de diferenciação do produto, estrutura de preço/custo da indústria, economia de escala Comportamento do mercado e do consumidor – Segmentação do mercado, tamanho do mercado, desenvolvimento de novo mercado, lealdade do comprador. Fornecedor – principais mudanças na disponibilidade de matérias-primas Social, Econômico e Político – Tendência do PNB, taxa de juros, disponibilidade de energia, Governo. Fonte: Certo, Samuel C. – Administração estratégica - 2004
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Etapa 2 – Estabelecer a diretriz organizacional Determinar a meta da organização. Há dois indicadores principais de direção para as quais a organização é levada: A missão – Finalidade de uma organização ou a razão pela qual ela existe Os objetivos organizacionais – metas que a organização têm.
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Etapa 3 – Formulação da estratégia É definida como um curso de ação com vistas a garantir que a organização alcance seus objetivos. Formular estratégias é, então projetar e selecionar estratégias que levem à realização dos objetivos organizacionais. O enfoque central da estratégia organizacional é como lidar com a concorrência. Assim que o ambiente tenha sido analisado e a diretriz organizacional, estipulada, administração é capaz de traçar cursos alternativos de ação em um esforço para assegurar o sucesso da organização.
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Etapa 4 – Implementando a estratégia organizacional Esta etapa envolve colocar em ação as estratégias desenvolvidas logicamente que emergiram de etapas anteriores ao processo de administração estratégica. A fim de implementar com sucesso a estratégia organizacional, deve-se ter clara a idéia de assuntos distintos: -Quantas mudanças são necessárias, quando se implementa uma nova estratégia? -Qual a melhor forma de se lidar com a “cultura” da organização para garantir que a estratégia será de fato tranquilamente implementada?
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Etapa 5 – Controle estratégico È um tipo especial de controle organizacional que se concentra na monitoração e avaliação do processo de administração estratégica para melhorá-lo e assegurar um funcionamento adequado. Para isso é preciso compreender os meandros dos sistemas de informações da administração e a forma como tais sistemas podem complementar o processo de administração estratégica. Esse processo dentro de qualquer organização é tão com quanto a informação em que se baseia.
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Decisões Estratégicas, normalmente tomadas nas organizações - exemplos Introdução de um novo produto ou serviço. Inauguração e funcionamento de uma fábrica ou instalação. Expansão de operações para entrar em um novo mercado Descontinuar um produto ou retirá-lo de um mercado que não foi efetivo o suficiente. Adquirir ou fundir-se com outra empresa. Mudar a estratégia em departamentos funcionais.
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Problemas relacionados com a implementação de decisões estratégicas. - exemplos A implementação leva mais tempo que o originalmente alocado. Problemas enfrentados não foram previstos. A coordenação de atividades de implementação não foi efetiva. Atividades concorrentes e crises distraem a implementação da decisão As habilidades dos empregados envolvidos não são suficientes. Treinamento não foi adequado. Fatores não controláveis no ambiente externo têm um impacto adverso na implementação. Liderança e diretrizes fornecidas pelos gerentes de departamento não foram adequadas. Sistemas de informação usados para monitorar a implementação não foram adequados “Os administradores devem ser criativos para projetar e operar os sistemas de administração estratégica e flexíveis o bastante para adaptar seus usos às circunstâncias organizacionais com que se defrontam”.
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Estratégias competitivas A estratégia competitiva é composta por uma série de ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável em uma organização, e assim obter um retorno maior para a empresa. As empresas descobriram diversas maneiras de atingir esse fim e a melhor estratégia é uma solução única que reflete suas circunstâncias particulares. Existem três abordagens estratégicas genéricas potencialmente bem- sucedidas para superar as outras empresas em uma indústria. 1.Liderança no custo total 2.Diferenciação 3.enfoque.
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Estratégias competitivas – Liderança no custo total -Bastante comum nos anos 70, exige a construção agressiva de instalações em escala eficientes, uma perseguição vigorosa de reduções de custo, controle rígido do custo e das despesas gerais. -Uma posição de baixo custo produz para a empresa retornos acima da média apesar da presença de intensas forças competitivas. Essa posição dá à empresa uma defesa contra a rivalidade dos concorrentes. -Para atingir esta posição é preciso ter acesso favorável às matérias primas (economias nas compras) -É necessário reinvestimento contínuo nas instalações para manter a liderança em custo.
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Estratégias competitivas – Liderança no custo total Recursos e habilidades: Investimento de capital sustentado, boa capacidade de engenharia de processo, supervisão intensa de mão de obra, produtos projetados para facilitar a fabricação, sistema de distribuição de baixo custo. Requisitos organizacionais: Controle rígido do custo, relatórios de controle frequentes e detalhados, organização e responsabilidades estruturadas, incentivos baseados em metas estritamente quantitativas
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Estratégias competitivas – Diferenciação - A segunda estratégia competitiva é diferenciar o produto ou serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único. -Os métodos para esta diferenciação podem assumir muitas formas: projeto ou imagem da marca, tecnologia, peculiaridades, serviços sob encomenda, rede de fornecedores etc. -A diferenciação proporciona isolamento contra rivalidade competitiva devido à lealdade à marca, e consequente menor preocupação com o preço.
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Estratégias competitivas – Diferenciação Recursos e habilidades: Grande habilidade de marketing, engenharia de produto, tino criativo, grande capacidade de pesquisa básica Requisitos organizacionais: forte coordenação entre funções em Planejamento e desenvolvimento (desenvolvimento do produto e marketing), avaliações e incentivos subjetivos em vez de medidas quantitativas
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Estratégias competitivas – Enfoque -A última estratégia competitiva é enfocar um determinado grupo comprador, um segmento da linha de produtos, ou um mercado geográfico. - O enfoque desenvolvido significa que a empresa tem uma posição de baixo custo com seu alvo estratégico.
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Estratégias competitivas – Enfoque Recursos e habilidades: Reputação da empresa como líder em qualidade ou tecnologia, longa tradição na indústria ou combinação de habilidades trazidas de outros negócios, forte cooperação dos canais. Requisitos organizacionais: ambiente ameno para atrair mão de obra altamente qualificada, cientistas ou pessoas criativas
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Gestão de Rec. Patrimoniais e Logísticos Bibliografia: Dias, Marco Aurélio – Administração de materiais: uma abordagem logística – 4a. Ed. – São Paulo: Atlas, 1993 Barbieri, José Carlos – Logística hospitalar: teoria e prática – São Paulo: Saraiva, 2006 Bertaglia, Paulo Roberto – logística e gerenciamento da Cadeia de Abastecimento – São Paulo : Saraiva, 2006.
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