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Empreendedorismo e Estratégia de Negócios Profa. Rosana Alves Vieira 2a. apostila 2009.

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1 Empreendedorismo e Estratégia de Negócios Profa. Rosana Alves Vieira 2a. apostila 2009

2 O processo de Administração estratégica Etapas envolvidas na administração estratégica 1.Execução de uma análise do ambiente; 2.Estabelecimento de uma diretriz organizacional 3.Formulação de uma estratégia organizacional 4.Implementação da estratégia organizacional 5.Exercícios de controle estratégico

3 Etapa 1 – Análise do ambiente O processo de administração estratégica começa com a análise do ambiente, para identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras. O ambiente organizacional encerra todos os fatores, tanto internos como externos à organização, que podem influenciar o progresso obtido através da realização de objetivos da organização. Exemplo de fatores ambientais a serem monitorados pela administração estratégica:  Características organizacionais – participação no mercado, qualidade dos produtos, fluxo de caixa/investimento de capital.

4 Etapa 1 – Análise do ambiente  Estrutura industrial – Taxa de mudanças tecnológicas em produtos ou processos, grau de diferenciação do produto, estrutura de preço/custo da indústria, economia de escala  Comportamento do mercado e do consumidor – Segmentação do mercado, tamanho do mercado, desenvolvimento de novo mercado, lealdade do comprador.  Fornecedor – principais mudanças na disponibilidade de matérias-primas  Social, Econômico e Político – Tendência do PNB, taxa de juros, disponibilidade de energia, Governo. Fonte: Certo, Samuel C. – Administração estratégica - 2004

5 Etapa 2 – Estabelecer a diretriz organizacional Determinar a meta da organização. Há dois indicadores principais de direção para as quais a organização é levada:  A missão – Finalidade de uma organização ou a razão pela qual ela existe  Os objetivos organizacionais – metas que a organização têm.

6 Etapa 3 – Formulação da estratégia É definida como um curso de ação com vistas a garantir que a organização alcance seus objetivos. Formular estratégias é, então projetar e selecionar estratégias que levem à realização dos objetivos organizacionais. O enfoque central da estratégia organizacional é como lidar com a concorrência. Assim que o ambiente tenha sido analisado e a diretriz organizacional, estipulada, administração é capaz de traçar cursos alternativos de ação em um esforço para assegurar o sucesso da organização.

7 Etapa 4 – Implementando a estratégia organizacional Esta etapa envolve colocar em ação as estratégias desenvolvidas logicamente que emergiram de etapas anteriores ao processo de administração estratégica. A fim de implementar com sucesso a estratégia organizacional, deve-se ter clara a idéia de assuntos distintos: -Quantas mudanças são necessárias, quando se implementa uma nova estratégia? -Qual a melhor forma de se lidar com a “cultura” da organização para garantir que a estratégia será de fato tranquilamente implementada?

8 Etapa 5 – Controle estratégico È um tipo especial de controle organizacional que se concentra na monitoração e avaliação do processo de administração estratégica para melhorá-lo e assegurar um funcionamento adequado. Para isso é preciso compreender os meandros dos sistemas de informações da administração e a forma como tais sistemas podem complementar o processo de administração estratégica. Esse processo dentro de qualquer organização é tão com quanto a informação em que se baseia.

9 Decisões Estratégicas, normalmente tomadas nas organizações - exemplos  Introdução de um novo produto ou serviço.  Inauguração e funcionamento de uma fábrica ou instalação.  Expansão de operações para entrar em um novo mercado  Descontinuar um produto ou retirá-lo de um mercado que não foi efetivo o suficiente.  Adquirir ou fundir-se com outra empresa.  Mudar a estratégia em departamentos funcionais.

10 Problemas relacionados com a implementação de decisões estratégicas. - exemplos  A implementação leva mais tempo que o originalmente alocado.  Problemas enfrentados não foram previstos.  A coordenação de atividades de implementação não foi efetiva.  Atividades concorrentes e crises distraem a implementação da decisão  As habilidades dos empregados envolvidos não são suficientes.  Treinamento não foi adequado.  Fatores não controláveis no ambiente externo têm um impacto adverso na implementação.  Liderança e diretrizes fornecidas pelos gerentes de departamento não foram adequadas.  Sistemas de informação usados para monitorar a implementação não foram adequados “Os administradores devem ser criativos para projetar e operar os sistemas de administração estratégica e flexíveis o bastante para adaptar seus usos às circunstâncias organizacionais com que se defrontam”.

11 Estratégias competitivas A estratégia competitiva é composta por uma série de ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável em uma organização, e assim obter um retorno maior para a empresa. As empresas descobriram diversas maneiras de atingir esse fim e a melhor estratégia é uma solução única que reflete suas circunstâncias particulares. Existem três abordagens estratégicas genéricas potencialmente bem- sucedidas para superar as outras empresas em uma indústria. 1.Liderança no custo total 2.Diferenciação 3.enfoque.

12 Estratégias competitivas – Liderança no custo total -Bastante comum nos anos 70, exige a construção agressiva de instalações em escala eficientes, uma perseguição vigorosa de reduções de custo, controle rígido do custo e das despesas gerais. -Uma posição de baixo custo produz para a empresa retornos acima da média apesar da presença de intensas forças competitivas. Essa posição dá à empresa uma defesa contra a rivalidade dos concorrentes. -Para atingir esta posição é preciso ter acesso favorável às matérias primas (economias nas compras) -É necessário reinvestimento contínuo nas instalações para manter a liderança em custo.

13 Estratégias competitivas – Liderança no custo total Recursos e habilidades: Investimento de capital sustentado, boa capacidade de engenharia de processo, supervisão intensa de mão de obra, produtos projetados para facilitar a fabricação, sistema de distribuição de baixo custo. Requisitos organizacionais: Controle rígido do custo, relatórios de controle frequentes e detalhados, organização e responsabilidades estruturadas, incentivos baseados em metas estritamente quantitativas

14 Estratégias competitivas – Diferenciação - A segunda estratégia competitiva é diferenciar o produto ou serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único. -Os métodos para esta diferenciação podem assumir muitas formas: projeto ou imagem da marca, tecnologia, peculiaridades, serviços sob encomenda, rede de fornecedores etc. -A diferenciação proporciona isolamento contra rivalidade competitiva devido à lealdade à marca, e consequente menor preocupação com o preço.

15 Estratégias competitivas – Diferenciação Recursos e habilidades: Grande habilidade de marketing, engenharia de produto, tino criativo, grande capacidade de pesquisa básica Requisitos organizacionais: forte coordenação entre funções em Planejamento e desenvolvimento (desenvolvimento do produto e marketing), avaliações e incentivos subjetivos em vez de medidas quantitativas

16 Estratégias competitivas – Enfoque -A última estratégia competitiva é enfocar um determinado grupo comprador, um segmento da linha de produtos, ou um mercado geográfico. - O enfoque desenvolvido significa que a empresa tem uma posição de baixo custo com seu alvo estratégico.

17 Estratégias competitivas – Enfoque Recursos e habilidades: Reputação da empresa como líder em qualidade ou tecnologia, longa tradição na indústria ou combinação de habilidades trazidas de outros negócios, forte cooperação dos canais. Requisitos organizacionais: ambiente ameno para atrair mão de obra altamente qualificada, cientistas ou pessoas criativas

18 Gestão de Rec. Patrimoniais e Logísticos Bibliografia: Dias, Marco Aurélio – Administração de materiais: uma abordagem logística – 4a. Ed. – São Paulo: Atlas, 1993 Barbieri, José Carlos – Logística hospitalar: teoria e prática – São Paulo: Saraiva, 2006 Bertaglia, Paulo Roberto – logística e gerenciamento da Cadeia de Abastecimento – São Paulo : Saraiva, 2006.


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