A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão por competência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão por competência"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão por competência
Ana Carina do Prado Ávila Verbisck SAD - COGED

2 Conceitos Legais

3 Modelos de Administração Pública
Administração patrimonialista Administração burocrática Administração gerencial Ausência de distinção entre esfera pública e vida privada; Clientelismo ; Estado e serviço público para servir ao chefe político e seus aliados; Ética da obediência à lei; Lógica de desconfiança; competências funcionais fixas; Foco no processo, não nos resultados. Modelo de Administração Patrimonialista Ausência de distinção entre esfera pública e vida privada Clientelismo, corrupção, nepotismo Lógica patriarcal e relações de lealdade pessoal Centro do modelo: o chefe político Estado e do serviço público servir ao chefe político e seus aliados Enfoque pragmático: sincretismo do melhor no setor público e setor privado (custos X benefícios) comunicação, trabalho em equipe, cultura de responsabilidade Pré-requisitos: capacitação, mudanças institucionais, mudança cultura Capacidade de adaptação e aprendizagem

4

5 Emenda constitucional 19/90
Adequação do modelo constitucional ao gerencial. Organização das carreiras voltada as políticas publicas Estruturação dessas carreiras em Planos de cargos e carreiras, Remuneração e Condições de aperfeiçoamento e formação.

6 “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência ...”

7 No âmbito estadual lei 2.065/99 alterada pela lei 2.599/02 do servidor público prevê a estruturação das carreiras considerando a promoção do servidor com o objetivo de “aferir o rendimento, a performance e o desenvolvimento do servidor no exercício do cargo ou função”. Dec. Est. nº /2005 com a finalidade de mesmo medir a ADI, identificando as necessidades de treinamento e desenvolvimento, apontar as deficiências.

8

9 GESTÃO POR COMPETENCIA ?

10 Gestão por Competências
Visa : Reconhecer, Formar e Ampliar Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Agregando valor à organização e ao indivíduo.

11 CICLO DA GESTÃO DO DESEMPENHO
Avaliação do Desempenho Competências Resultados Gratificações Adicionais de Desempenho Mapeamento de Competências Contrato de Gestão Treinamento e Desenvolvimento Metas Institucionais Competências Gerenciais Mobilidade Funcional Competências Essenciais Metas de Equipe Progressão e Promoção O Modelo de Gestão do Desempenho contempla de um lado as Competências (gerenciais, essenciais e técnicas) e do outro aonde queremos chegar (metas institucionais e das equipes definidas no AR). A avaliação de desempenho e as gratificações se dão neste cenário. Prêmio por Produtividade

12 Gestão por competência princípios
Estruturação das carreiras; Estruturar da ADI ; Estratégias de capacitação; concursos e contratação, e Estratégias de realocação e redistribuição de servidores;

13 Objetivos Promover a Política Estadual de Desenvolvimento de Pessoas com foco no modelo de Gestão por Competências no âmbito do Poder Executivo Estadual com vistas à modernização da Administração Pública e melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

14 Alinhar Competências individuais do servidor público á institucional dos órgãos;
Adequar a Unidade de Recursos Humanos; Modernizar e implantar a Avaliação de Desempenho dos servidores, e viabilizar sua aplicação no decorrer de sua carreira; Constituir um sistema de informação público; Vincular a mobilidade funcional; Identificar ações para o plano de desenvolvimento profissional do servidor; Contribuir com os concursos públicos, seleções e contratações, e; Criar ciclos de avaliação da política gerando uma rotina de adaptação as necessidades pautada na melhoria do processo.

15 Secretaria de Estado de Administração
Elaborar, desenvolver, implantar, gerenciar, monitorar e avaliar a Política de Desenvolvimento de Pessoas; Desenvolver e disciplinar o Sistema Estadual de Gestão de Pessoas por Competência; Disponibilizar estrutura física, recursos financeiros, humanos e logísticos necessários para o desenvolvimento e implantação da Política; Contratar consultoria especializada, e; Fomentar e promover o compartilhamento de experiências exitosas.

16 Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul
Auxiliar a Secretaria de Estado no desenvolvimento Política Estadual de Desenvolvimento de Pessoas; Orientar nos órgãos a elaboração dos relatórios e Planos de Capacitação, e Promover e coordenar as ações de formação e capacitação voltadas para a implantação e desenvolvimento de pessoas.

17 Unidades de Desenvolvimento de Pessoas
Sensibilizar, desenvolver e acompanhar a política de desenvolvimento de pessoas; Identificar as lacunas e participar no planejamento de cursos de aperfeiçoamento e atualização profissional Participar no processo de monitoramento e avaliação; Promover atualizações constantes.

18 Comissões relacionadas
Comitê de Estadual de Desenvolvimento e Gestão de pessoas Comissão Permanente de Desenvolvimento de Pessoas


Carregar ppt "Gestão por competência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google