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PublicouÂngela Cerveira Lencastre Alterado mais de 8 anos atrás
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PERÍODO: SEGUNDO PROFESSOR: ALISSON KLAM
UNOCHAPECÓ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO PERÍODO: SEGUNDO PROFESSOR: ALISSON KLAM
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Teoria das Relações Humanas
Humanística ou Teoria das Relações Humanas
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Georges Elton Mayo ( ), grande sociólogo australiano, um dos fundadores e principais expoentes da sociologia industrial estadunidense. Realizou importantes estudos sobre influência dos fatores psicológicos e sociais na produtividade.
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Essas teorias criam novas perspectivas para a administração,
Teoria das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Essas teorias criam novas perspectivas para a administração,
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Por que Teoria das Relações Humanas?
- pela necessidade de humanizar e democratizar a Administração; devido ao desenvolvimento das ciências humanas (principalmente a psicologia); conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos; o trabalhador passa a ser valorizado no seu ambiente de trabalho.
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Elton Mayo, coordenou uma pesquisa na Western Eletric Company, em Chicago, EUA, para determinar a influência do ambiente e das condições de trabalho na produtividade dos trabalhadores. Mayo fez estudos sobre a influência da luminosidade, do trabalho em grupo, da qualidade do ambiente e descreveu-as afirmando que o cuidado com os aspectos sociais era favorável aos empresários.
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O resultado formou a base da Teoria Humanística e sua correlação com o desempenho de tarefas profissionais: Integração Social: quanto mais integrado socialmente no grupo de trabalho, tanto maior será a disposição de produzir;
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Comportamento Social dos empregados
Os trabalhadores não agem ou reagem individualmente, amizade e agrupamento social devem ser considerados aspectos relevantes para a Administração;
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Reconhecimento As pessoas são motivadas pela necessidade de “reconhecimento”, de “aprovação social” e “participação”.
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Grupos sociais Seus objetivos, sua escala de valores sociais, suas crenças e expectativas, que cada participante vai assimilando e integrando em suas atitudes e comportamento; definem suas regras de comportamento,
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As Relações Humanas: As ações e atitudes desenvolvidas pelos contatos entre as pessoas e o grupo. Cada pessoa deve procurar se ajustar às demais pessoas do grupo para que seja compreendida e tenha participação ativa.
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A Importância do Conteúdo do Cargo:
o conteúdo e a natureza do trabalho têm enorme influência sobre o moral do trabalhador, tornando-o produtivo ou desmotivado.
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Conclusão da pesquisa de Mayo.
O nível de produção é resultado da integração Social. O comportamento social dos empregados. As recompensas e as sanções sociais são importantes. Os grupos informais são diversos. As relações humanas são intensas e constantes. A importância do conteúdo do cargo afeta o moral do trabalhador. Deve-se dar ênfase aos aspectos emocionais.
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A Civilização Industrializada
e o Homem(hoje). O trabalho e uma atividade grupal. O operário não reage isoladamente. A administração é uma tarefa básica. Há a necessidade de “estar junto” e de “ser reconhecido”.
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