Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNatália Palmeira Rijo Alterado mais de 9 anos atrás
1
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante Raquel de Melo Rolim II Mostra de Experiências Exitosas da UNA-SUS
2
Contextualização Criação do NUTEDS/UFC em 2010. Parceria com a UNA-SUS. Atuação: Desenvolve e apoia projetos pedagógicos de Educação a Distância (EaD online) voltados para a área da Saúde. Oferta de cursos de Formação Docente para a EaD em Saúde pelo NUTEDS/UFC. O suporte das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos processos de Planejamento, Produção e Oferta.
3
Objetivo Apresentar algumas das experiências exitosas do NUTEDS/UFC na aplicação de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na gestão e na formação de tutores.
4
Metodologia Relato de experiência, descrevendo as estratégias utilizadas pela equipe de gestão visando o acompanhamento, a formação continuada e o suporte aos tutores em atuação, com o uso das TDIC.
5
Resultados Esforço para conciliar ações de gestão ao ensino, à pesquisa e à extensão. Criação de um projeto de extensão “Formação Docente para a EaD online em Saúde”. Estruturação de um grupo de estudos e pesquisa sobre EaD em Saúde.
6
Resultados Formação de Tutores no NUTEDS/UFC: Formação inicial Formação continuada Atuação Tutorial no NUTEDS/UFC: Tutores Presenciais (20): 1 por Polo Tutores Virtuais em cursos de Especialização (120): 1 por Turma Tutores Virtuais em cursos de Aperfeiçoamento (105): 1 por Turma
7
Resultados AtividadeTecnologia Aplicada Processo seletivo de Tutores - Formulário de inscrição online (PHP) - Banco de Dados (MySQL) Formação inicial e formação continuada para o exercício da Tutoria Virtual - Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Coordenação/Gestão do Trabalho Tutorial -E-mail -Lista de Discussão -Sala Virtual de Tutorias no AVA Moodle Monitoramento e Avaliação das Ações Tutoriais - Relatórios de Acompanhamento no Google Drive Comunicação com as Tutorias -E-mail -AVA Moodle -Aplicativo móvel WhatsApp
8
Considerações Finais As TDIC apoiaram significativamente a gestão tutorial: -Facilitando a comunicação com os tutores; -Aproximando coordenação/gestão e tutorias; -Permitindo o registro sistemático dos dados para monitoramento e avaliação das ações tutoriais e da gestão. Conclui-se que o uso das TDIC foi fundamental para apoiar o trabalho de gestão de tutorias e de monitoramento e avaliação, contribuindo para a qualidade dos cursos ofertados pelo NUTEDS/UFC em parceria com a UNA-SUS.
9
Referências RUGE, V.; ZUMBO. B.D. Avaliação de educação a distância é e-learning. Porto Alegre: Penso, 2013. SPANHOL, F.J. Aspectos do gerenciamento de projetos em EaD. In: LITTO, M.F.; FORMIGA, M.M.M. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. MOORE, M.G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
10
Obrigada!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.