A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 6 : Sinalização Vertical

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 6 : Sinalização Vertical"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 6 : Sinalização Vertical
Prof: Michelly Gonçalves Fernandes Vitória 2007

2 Sinalização Vertical Definição
Subsistema da sinalização viária que utiliza de sinais apostos sobre placas fixadas na posição vertical, ao lado ou suspensas a pista. Finalidade é de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotar um comportamento de modo a a aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego e orientar os usuários da via. Vantagem – visível à distância (tempo de decisão) ao condutor Desvantagens – mais sujeita a roubo, vandalismo – visibilidade obstruída por obstáculos, caminhões, ... – suportes podem interferir na circulação de pedestres

3 Sinalização Vertical - Classificação
REGULAMENTAÇÃO INDICAÇÃO ADVERTÊNCIA A classificação de acordo com a função é: Regulamentação – regulamenta as obrigações, limitações, proibições ou restrições que governam o uso da via; Advertência – adverte os condutores sobre condições com potencial risco existentes nas vias ou nas proximidades; Indicação – Indicar direções, localizações, pontos de interesse turístico ou de serviços e transmitir mensagens educativas de maneira a ajudar o condutor no seu deslocamento.

4 Sinalização Vertical - Princípios
Legalidade Suficiência Padronização Princípios Básicos Clareza Precisão e Confiabilidade Legalidade – atender ao código de trânsito Brasileiro e legislação complementar; Suficiência – quantidade de sinalização compatível com a necessidade; Padronização – seguir um padrão legalmente estabelecido, e situações iguais devem ser sinalizadas com o mesmo critério; Clareza – mensagens objetivas e de fácil compreensão; Precisão e confiabilidade – ser precisa e confiável , ter credibilidade; Visibilidade e legibilidade – ser vista à distância necessária , ser lida em tempo hábil para a tomada de decisão; Manutenção e conservação – Estar permanentemente limpa, conservada, fixada e visível. Visibilidade e Legibilidade Manutenção e Conservação

5 Sinalização Vertical Placas de Advertência (alguns exemplos)
Advertência – adverte os condutores sobre condições com potencial risco existentes nas vias ou nas proximidades;

6 Sinalização Vertical - Advertência
CARACTERÍSTICAS Forma padrão é quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical e as cores são amarelas e preta.

7 Sinalização Vertical - Advertência
CARACTERÍSTICAS (exceções) Exceções: Quanto a cor a A-24 – Obras , fundo e orla externa laranja. A – 14 – Semáforo a frente – símbolo nas cores preto, amarelo, vermelho e verde. Quanto a forma: A- 26a – sentido único A – 26b- sentido duplo A-41 – Cruz de Santo André.

8 Sinalização Vertical - Advertência
CARACTERÍSTICAS (Dimensões mínimas) Forma Quadrada

9 Sinalização Vertical - Advertência
CARACTERÍSTICAS (Dimensões mínimas) Forma Retangular

10 Sinalização Vertical - Advertência
CARACTERÍSTICAS (Dimensões mínimas) Cruz de Santo André

11 Sinalização Vertical - Advertência
Sinais Especiais Utilizados em situações em que não é possível usar os sinais anteriores. Formato retangular, tamanho variável em função da informação nela contida, cores amarela e preta

12 Sinalização Vertical - Advertência
Informações Complementares Deve ser inscritas em placas adicional ou incorporada à placa principal formando um só conjunto na forma retangular, admitida exceção para a placa adicional contendo o número de linhas férreas que cruzam a pista.

13 Placas de Regulamentação
Sinalização Vertical Placas de Regulamentação (alguns exemplos) Regulamentação – regulamenta as obrigações, limitações, proibições ou restrições que governam o uso da via; O desrespeito aos sinais de regulamentação constitui infrações, previstas no capítulo 15 do código. Deve-se ter coerência entre diferentes regulamentações, ou seja, que a obediência a uma regulamentação não incorra em desrespeito à outra.

14 Sinalização Vertical - Regulamentação
Preferência de Passagem Velocidade Sentido de Circulação Movimento de Circulação Normas especiais de circulação Controle das características dos veículos que transitam na via Estacionamento Trânsito de pedestres e ciclistas Grupos

15 Sinalização Vertical - Regulamentação
Informações Complementares Deve ser inscritas em placas adicional ou incorporada à placa principal formando um só conjunto na forma retangular, com as mesmas cores da placas de regulamentação. Não se admite acrescentar informações para os sinais de “parada obrigatória” e “dê a preferência”. Nos casos em que houver símbolos, estes devem ter a forma e cores definidas em legislação específica.

16 Sinalização Vertical - Regulamentação
ABRANGÊNCIA DOS SINAIS Têm validade no ponto em que está implantado ou a partir deste ponto. Outros têm sua validade na face de quadras onde estão implantados.

17 Sinalização Vertical - Regulamentação
Formas e Cores A forma é circular e as cores vermelha, preta e branca. Com exceções das placas R-1 “parada obrigatória” e a R-2 “Dê a preferência”.

18 Sinalização Vertical - Regulamentação
Formas e Cores (exceções)

19 Sinalização Vertical - Regulamentação
Dimensões Mínimas Forma Circular

20 Sinalização Vertical - Regulamentação
Dimensões Mínimas (exceções) Forma Octogonal R-1 Forma Triangular R-2

21 Sinalização Vertical - Regulamentação
Dimensões Recomendadas Forma Circular Estas dimensões são recomendadas para os sinais e variam em função do tipo de via podendo ser alteradas de acordo com estudos realizados para cada situação respeitando as dimensões mínimas.

22 Sinalização Vertical - Regulamentação
Dimensões Recomendadas (exceções) Forma Triangular R-2 Forma Octogonal R-1

23 Sinalização Vertical - Regulamentação
Padrões Alfanuméricos Áreas Urbanas Áreas Rurais Arial Standard Alphabets for highways Signs. Helvética Medium Standard Alphabets for highways Signs. Pavement Markings série “D” ou “E (M)” Pavement Markings

24 Sinalização Vertical - Regulamentação
Refletividade e Iluminação Aplicados em : Placas pintadas retrorrefletivas luminosas Placas pintadas retrorrefletivas iluminadas Os sinas de regulamentação podem ser aplicados em placas pintadas retrorrepletivas luminosas ( dotada de iluminação interna) e placas pintadas retrorrepletivas iluminada (dotada de iluminação externa frontal) Em vias com deficiência de iluminação e ou situações climáticas adversas é necessário utilizar as placas retrorrefletivas.as placas devem ser retrorrefletivas luminosas ou iluminadas Placas retrorrefletivas - são placas revestidas com películas que retrorrefletem os raios luminosos incidentes dos faróis dos veículos devendo apresentar a mesma visibilidade, forma e cor durante o dia e a noite.


Carregar ppt "Aula 6 : Sinalização Vertical"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google