Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRubens Melgaço Brás Alterado mais de 8 anos atrás
1
Pedro Alessandro Calaça1 Marketing Unidade V – Marketing mix e comportamento do consumidor
2
Pedro Alessandro Calaça 2 5. Marketing mix e comportamento do consumidor O profissional de marketing; Pai do marketing: Theodore Levitt, em 1960 – artigo “Miopia de Marketing”; Origem da mercadologia: após 2a Guerra, foco no consumidor; declaração do Ford; exemplos McDonalds etc.
3
Pedro Alessandro Calaça 3 A prática da administração, Drucker, 1954; Theodore Levitt, 1960: a importância da satisfação dos clientes; Jerome McCarthy, 1960: Marketing mix (4Ps); Revendo a origem da mercadologia e sua evolução Philip Kotler, 1967: reuniu, revisou e testou; Tom Peters, 1982: excelência, foco no cliente;
4
Pedro Alessandro Calaça 4 O dinamismo impera – estar atento a, Comportamento do consumidor; Pesquisa de mercado – benchmarking; 2. Como está o marketing na sua empresa? Existe um plano estratégico para 5 ou mais anos? Diferenciação; Propaganda e promoção;
5
Pedro Alessandro Calaça 5 Os 4 Ps de Jerome McCarthy; Produto – ideologia, ideia – clarear o propósito do negócio. Ex.: sustentabilidade; Preço – em que classe? Que segmento de mercado visamos? O marketing mix – os 4 ‘P’s Ponto – estrutura física do local, tecnologia etc. Promoção – processo de comunicação e divulgação do produto e da marca institucional;
6
Pedro Alessandro Calaça 6 Abraham H Maslow, 1954: hierarquia das necessidades – forças propulsoras; O consciente X o inconsciente; “Patê de fígado de ganso” As forças que influem no comportamento do cliente Objetivo X necessidade A emoção: o consumidor não tem idéia do que está fazendo porque é bombardeado por promessas de felicidade; Carência afetiva.
7
Pedro Alessandro Calaça 7 As estratégias de marketing incrementam a tensão necessidade latente motivação memória desejo de compra; 4. As forças que influem no comportamento do cliente Modelo determinante do comportamento cognitivo Motivação latente estímulo utilização de processos cognitivos comunicação com base em pesquisas “aprendo que gosto” compro!
8
Pedro Alessandro Calaça 8 Perguntas Obrigado
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.