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PublicouJuan Sacramento Araújo Alterado mais de 9 anos atrás
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TGAI1 A BUROCRACIA É A ORGANIZAÇÃO RACIONAL E EFICIENTE POR EXCELÊNCIA MODELO BUROCRÁTICO DAS ORGANIZAÇÕES MAX WEBER – 1864-1920 INGRESSOU COM DEZOITO ANOS NA FACULDADE DE DIREITO E DURANTE A VIDA UNIVERSITÁRIA DEDICOU-SE TAMBÉM À ECONOMIA, A FILOSOFIA E À HISTÓRIA. FOI PROFESSOR DE ECONOMIA, ASSESSOR DO GOVERNO ALEMÃO E CO-DIRETOR DA PUBLICAÇÃO ARQUIVO DE CIÊNCIAS SOCIAIS.
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TGAI2 ORIGENS DO MODELO BUROCRÁTICO Fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria de Relações Humanas, não oferecem possibilidade de uma abordagem global dos problemas organizacionais. Necessidade de um modelo racional capacitado à caracterização das variáveis envolvidas em todas as organizações humanas, aplicáveis principalmente às empresas. A crescente complexidade das empresas passou a exigir modelos organizacionais melhores definidos pois, as teorias anteriores não conseguiram. O surgimento da Sociologia Burocrática de WEBER onde os administradores não demoraram a aplicar nas empresas. MODELO BUROCRÁTICO
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TGAI3 1.Sociedade Tradicional - características patriarcais e paternalistas. 2.Sociedade Carismática - características místicas, arbitrárias e personalísticas. 3. Sociedade Legal, Racional ou Burocrática - normas impessoais e racionais na escolha dos meios e dos fins. TIPOS DE SOCIEDADE SOBRESSALTAM NA BUROCRACIA A divisão das tarefas A especialização funcional O estabelecimento da hierarquia A existência de um conjunto de normas e regulamentos regendo as operações
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TGAI4 Não ultrapassar limites, Não interferir na competência alheia, Não prejudicar a estrutura SUPER ESPECIALIZAÇÃO cargo específico, funções específicas, esfera de competência específica limites da tarefa, direito e poder
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TGAI5 É a ordem e subordinação, graduação de autoridade Autocracia centralização Comando único e rígido dos chefes
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TGAI6 CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA 1. Ligada por normas escritas. 2. B aseia-se em uma sistemática divisão do trabalho. 3. Estabelece os cargos segundo o princípio hierárquico. 4. Fixa normas e regras técnicas para o desempenho de cada cargo. 5. A escolha é baseada no mérito e na classificação, e não em preferências individuais. 6. Baseia-se na separação entre propriedade e administração. 7. Requer seus recursos livres de qualquer controle exterior afim de assegurar a liberdade organizativa. 8. Caracteriza pela profissionalização dos participantes.
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TGAI7 As regras e normas técnicas regulam a conduta do ocupante de cada cargo O funcionário não pode fazer o que quiser, mas o que a burocracia impõe Falta de liberdade apego às rotinas
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TGAI8 Comunicação escrita regras, decisões e ações formuladas e registradas por escrito rotinas e formulários para padronizar e facilitar a comunicação Comprovação Interpretação única Formalismo excesso de papelório
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TGAI9 CARACTERÍSTICAS DOS ADMINISTRADORES ESPECIALISTAS E GENERALISTAS (DA BASE PARA O TOPO DA ESCALA HIERÁRQUICA); ASSALARIADOS; CARGO COMO PRINCIPAL ATIVIDADE; NOMEAÇÃO PELOS SUPERIORES; MANDATO POR TEMPO INDETERMINADO; POSSIBILIDADES DE CARREIRA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO; NÃO POSSUEM OS MEIOS DE PRODUÇÃO; FIDELIDADE AO CARGO E AOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS; e TENDEM A CONTROLAR CADA VEZ MAIS AS BUROCRACIAS.
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TGAI10 Cargos e funções PESSOAS E NÃO As pessoas são ocupantes de cargos O PODER DERIVA DO CARGO A burocracia precisa garantir sua continuidade: As pessoas vêm e vão, os cargos e funções permanecem
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TGAI11 A TEORIA DA AUTORIDADE SEGUNDO WEBER Weber distingue o conceito de autoridade em confronto com outras formas de influência, isto é, com o poder e com a persuasão: PODER – é a probabilidade de o indivíduo executar sua vontade apesar das resistências opostas; o poder inclui o controle da situação, mediante ameaças ou coações; PERSUASÃO – é a faculdade de o indivíduo influenciar a decisão ou ação de outro, mediante a razão, a lógica e a argumentação. SEGUNDO WEBER, CADA INDIVÍDUO DEVE SE DIRIGIR À PESSOA IMEDIATAMENTE ACIMA NA HIERARQUIA. A AUTORIDADE DO INDIVÍDUO, NUMA BUROCRACIA, REPOUSA NO CARGO E NÃO NA PESSOA QUE A OCUPA.
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TGAI12 Alta Gerência Média Gerência Operacional Pessoal Operacional FORMA DE ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA Alto Poucos BaixoMuitos
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TGAI13 VANTAGENS DA BUROCRACIA Racionalidade Precisão na definição do cargo e nas operações, devido ao exato conhecimento dos deveres. Rapidez nas decisões; Uma forma única de interpretações; Uniformidade de Procedimentos; Vigor, firmeza das decisões; Continuidade da Organização (pelos aspectos do pessoal); Subordinação dos mais novos aos mais antigos; Redução dos atritos; Confiabilidade (Regras Conhecidas); e Benefícios indiretos pela ordenação das vantagens anteriores.
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TGAI14 AS DISFUNÇÕES E MODELOS DA BUROCRACIA Uso do modelo “da máquina” como instrumento de CONTROLE Consequências previstas MAIOR EFICIÊNCIAINEFICIÊNCIA Consequências imprevistas
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TGAI15 BASICAMENTE AS DISFUNÇÕES SÃO: Maior internalização das diretrizes – as normas, procedimentos e regras passam a ser transformar de “meios” em “objetivos”; Maior despersonalização nos relacionamentos – o caráter impessoal é observado pela ênfase nos cargos e não nas pessoas que os ocupam; Hierarquia como base do processo decisorial – as decisões são tomadas por quem ocupa o posto hierárquico mais alto, mesmo que não saiba nada a respeito do problema tratado; Formalismo e conformidade às rotinas – existe a necessidade de documentar e formalizar as comunicações e a extrema devoção a normas e procedimentos, para garantir que seja feito aquilo que foi determinado.
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