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Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

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Apresentação em tema: "Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Profª. Vilma Tupinambá, MsC Sem2015.2

2 Capacitação Profissional
É um processo de aprendizado que auxilia o profissional a atingir a eficiência exigida no seu trabalho

3 Os objetivos são: Impulsionar a eficiência. Incrementar e aumentar a produtividade. Elevar os níveis de qualidade. Promover a segurança no trabalho. Diminuir refugos e retrabalhos. Preparar o pessoal Proporcionar oportunidades Mudar a atitude de pessoas

4 Processo

5 Processo É um conjunto de atividades, com um ou mais tipos de entrada, as quais criam uma saída de valor para o cliente. Agrupa as técnicas e os especialistas necessários a realização de um ciclo operacional.

6 PROCESSO - forma sintetizada -

7 PROCESSO DE TREINAMENTO

8 Processo de treinamento
Análise das Necessidades

9 Análise das Necessidades
1ª. Objetivo O que desejamos obter? Qual o resultado esperado? O objetivo é a mola disparadora de todo o ciclo. 2º Considerações Analise Organizacional Analise dos Recursos Humanos Analise do Cargo

10 Processo de treinamento
Planejamento Análise das Necessidades

11 No Planejamento será elaborado o projeto do treinamento e para tanto devemos considerar:
Quem deve ser treinado Como treinar Em que deve treinar Por quem deve ser treinado Onde deve ser treinado Quando deve ser treinado Para que treinar Quais os custos envolvidos ? Técnica de Planejamento: 5W2H

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14 5W2H É um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível. Funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita.

15 5W2H Há ainda outros 2 tipos de nomenclatura para esta ferramenta,
o 5W3H (onde inclui-se o “H” referente ao “How Many”, ou Quantos); e o 5W3H1S/ 5W3H1E (onde inclui-se o “S”, ou Show – Indicador de eficiência/ “E”, ou “effect” - efeito). Todas elas podem ser utilizadas perfeitamente dependendo da necessidade do gestor, respeitando sempre as características individuais.

16 Plano de Treinamento

17 Título Tipo: Produto, Técnico ou Comportamental Objetivo Geral: Objetivos Instrucionais: Carga-Horária/ Duração/ Horário: Conteúdo Programático: Modalidade (presencial, online, semipresencial): Competências e Habilidades: Métodos/ Técnicas de Ensino: Recursos Instrucionais: Critérios de Avaliação/ Certificados: Tipo de Instrutoria (interna/ externa): Áreas Envolvidas/ atendidas: Local de Realização: Recursos Materiais e Financeiros: Cronograma: Avaliação dos Resultados: Plano de Treinamento

18 Processo de treinamento
Planejamento Análise das Necessidades Execução

19 A Execução Adequação do programa de treinamento às necessidades da organização e dos treinandos. A qualidade do material de treinamento apresentado A cooperação dos chefes e dirigentes da empresa A qualidade e preparo dos instrutores Qualidade dos aprendizes

20 Processo de treinamento
Planejamento Análise das Necessidades Execução Avaliação

21 Aplicações da avaliação do desempenho Processos de agregar pessoas
Na etapa de Avaliação será feita a verificação dos resultados do treinamento: Avaliação no nível organizacional Avaliação no nível de recursos humanos Avaliação no nível dos cargos Aplicações da avaliação do desempenho Processos de agregar pessoas Processos de aplicar pessoas Processos de recompensar pessoas Processos de desenvolver pessoas Processos de manter pessoas Processos de monitorar pessoas

22 Avaliação Formulação de objetivos consensuais
Comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados Negociação com o gerente sobre alocação dos recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos Desempenho Constante monitoração dos resultados e comparação com os objetivos formulados Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta

23 Processo de administração participativa por objetivos
3 Processo de administração participativa por objetivos Gerentes e subordinado se reúnem Formulação conjunta de objetivos consensuais Ação individual do gerente: proporcionar apoio, direção, orientação e recursos Ação individual do subordinado: desempenhar as tarefas Avaliação conjunta do alcance dos objetivos e reciclagem do processo de APO Retroação


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