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Concepções e Formas de Conhecimento
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Concepções e Formas de Conhecimentos:
Da nossa relação do mundo, surge o conhecimento e a compreensão da realidade; Conhecimentos antes, depois e durante os processos.
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Concepções e Formas de Conhecimentos:
Aspectos relativos ao conhecimento: É social; É histórico; É um modo de mitificação da realidade; É necessário para o progresso; É libertador ou opressor.
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Tipos de Conhecimento Conhecimento Empírico:
Baseado na experiência da vida cotidiana. Resulta de experiências repetidas, casuais, sem observação metódica ou pela simples transmissão de geração em geração; Possui as seguintes características: superficialidade, sensitivo, subjetivo, assistemático e acrítico. É a base do saber e é anterior ao aparecimento da ciência; Senso comum.
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Tipos de Conhecimento Conhecimento Científico:
Possui metodologia objetiva e rigorosa; É um conhecimento controlado por meio de descrições; Suas hipóteses podem ser testadas pela experimentação; É sistemático, ordenado logicamente, correlacionando-se com teorias; A falibilidade é uma possibilidade; Novas pesquisas e proposições podem rever a técnica, os pressupostos, as condições de análise, teoria existente, entre outros.
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Tipos de Conhecimento Conhecimento Filosófico:
Pode ser constituído de realidades mediatas, não perceptíveis pelos sentidos e que, por serem de ordem supra-sensível, ultrapassam a experiência (método racional); O conhecimento é racional porque seus enunciados são logicamente relacionados. É sistemático, pois suas hipóteses constituem uma representação coerente da realidade; A filosofia questiona os conhecimentos científicos e técnicos.
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Tipos de Conhecimento Conhecimento Teológico:
É o resultado da fé humana na existência de uma realidade que não pode ser facilmente apreendida e/ou uma ou mais divindades; Pode apresentar respostas a questões não respondidas pelas outras modalidades do conhecimento; São conhecimentos infalíveis, evidências que não podem ser comprovadas pelos métodos científicos.
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Pesquisador X Pesquisa
O espírito científico requer do pesquisador uma mente objetiva, crítica e racional. Segundo Cervo, 2003: “Ignorância é um estado puramente negativo, que consiste na ausência de todo conhecimento (...). A dúvida é um estado de equilíbrio entre a afirmação e a negação. A dúvida é espontânea (...) refletida (...) metódica (...) provisória (...)” Distanciamento.
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Bibliografia CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
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Exercícios O que distingue conhecimento popular do científico? Exemplifique com exemplos do seu dia-a-dia. Por que o conhecimento religioso é considerado infalível para os crentes e suas evidências não são verificáveis? De que maneira diferentes formas de conhecimentos pode coexistir na mesma pessoa?
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