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Prof. Patrício Vasconcelos

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Apresentação em tema: "Prof. Patrício Vasconcelos"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Patrício Vasconcelos
Concurso TRT Administração Prof. Patrício Vasconcelos

2 Programa da Disciplina
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 1 Princípios Básicos da Administração Pública 2 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 3 Gestão estratégica: planejamento estratégico, tático e operacional. 4 Gestão de Pessoas por Competências. 5 Gestão da Qualidade: excelência nos serviços públicos

3 Programa no Material PROCESSO ADMINISTRATIVO/ORGANIZACIONAL
1.1 PLANEJAMENTO (Gestão Estratégica) 1.2 ORGANIZAÇÃO 1.3 DIREÇÃO (Comunicação, Motivação e Liderança) 1.4 CONTROLE (Avaliação) 2. GESTÃO POR PROCESSOS 3. GESTÃO POR PROJETOS 4. GESTÃO POR COMPETENCIAS 5. GESTÃO DA QUALIDADE: (Excelência nos serviços públicos)

4 ADMINISTRAÇÃO Amplitude de CONCEITOS: Ciência Humana Aplicada
Conjunto de ações sistemáticas Atividade técnica Modelos de gestão

5 CONCEITUAÇÃO Administrar é dirigir uma organização utilizando técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental.

6 ORGANIZAÇÃO Entidade social composta de pessoas que trabalham juntas e deliberadamente estruturadas em uma divisão de trabalho para atingir um objetivo comum.

7 CONCEITUAÇÃO Objetivo é aquilo que a organização pretende alcançar num horizonte de tempo.

8 5 Categorias de Objetivos Organizacionais
1 - OBJETIVOS SOCIAIS, onde o ponto de referência é a sociedade em geral. 2 - OBJETIVOS DE PRODUÇÃO, onde o ponto de referência é o público que entra em contato com a organização.  3 - OBJETIVOS DE SISTEMAS, onde o ponto de referência é o estado ou maneira de funcionar da organização.  4 - OBJETIVOS DE PRODUTOS, onde o ponto de referência é a característica dos bens e serviços. 5 - OBJETIVOS DERIVADOS, onde o ponto de referência é o uso que a organização faz do poder originado da consecução de outros objetivos.

9 PROCESSO ADMINISTRATIVO
Planejamento definição de objetivos e recursos Organização disposição dos recursos em estrutura Direção realização dos planos Controle verificação dos resultados

10 CARACTERISTICAS PROCESSO ADMINISTRATIVO
ORDENADO INTERATIVO DINÂMICO SISTÊMICO CÍCLICO

11 Organizações como Sistemas Abertos
Terra Prédios Equipamentos Pessoas Tecnologia Matéria-Prima Gestão PRODUTOS SERVIÇOS PROCESSAMENTO OPERAÇÃO OU MONITORAÇÃO REAL x PLANEJADO RETROAÇÃO (FEEDBACK) Entradas (INPUTS) Saídas (OUTPUTS)

12 Bens e Serviços

13 BENS E SERVIÇOS BENS SERVIÇOS BENS PUROS
SERVIÇOS PUROS BENS PUROS BENS Baixo nível de contato com o consumidor A produção precede o consumo A qualidade é mais objetiva Pode ser transportado Pode ser estocado Tangível Intangível Não estocável Não transportável A qualidade é mais subjetiva Produção e consumo simultâneos Alto nível de contato com o consumidor SERVIÇOS produção de petróleo fundição de alumínio montadora de automóvel marmoraria restaurante produtora de software consultoria psicoterapia Adaptado de: Administração da Produção, Slack et alli, Atlas, 1997.

14 A EFICIÊNCIA E A EFICÁCIA.
ALCANCE DE OBJETIVOS EFICAZ, MAS NÃO EFICIENTE. ATINGE OBJETIVOS, MAS ALGUNS RECURSOS SÃO DESPERDIÇADOS. EFICAZ E EFICIENTE. OBJETIVOS ATINGIDOS E RECURSOS BEM UTILIZADOS. ALTA PRODUTIVIDADE E ELEVADO DESEMPENHO. NEM EFICAZ NEM EFICIENTE. OBJETIVOS NÃO ATINGIDOS, RECURSOS DESPERDIÇADOS NO PROCESSO. DESEMPENHO PRECÁRIO. UTILIZAÇÃO DE RECURSOS EFICIENTE, MAS NÃO EFICAZ. RECURSOS SÃO BEM APLICADOS, MAS OS OBJETIVOS NÃO SÃO ALCANÇADOS.

15 Funcionamento das Organizações Contas á Pagar Contas á Receber
Diretoria Assembléia Conselho Staff Finanças e Contabilidade Recursos Humanos Produção Marketing Fluxo Monetário ENGENHARIA Crédito LOGISTICA Contas á Pagar Contas á Receber PCP 15

16 FRONTEIRAS E RELAÇÕES REDE DE COMUNICAÇÃO Recursos Humanos Finanças e
Engenharia Marketing Recursos Humanos REDE DE COMUNICAÇÃO Produção Finanças e Contabilidade Logística

17 Processo Administrativo em Níveis
NIVEL INSTITUCIONAL NIVEL INTERMEDIÁRIO NIVEL OPERACIONAL HABILIDADES CONCEITUAIS IDÉIAS E CONCEITOS ABSTRATOS HABILIDADES HUMANAS RELACIONAMENTO INTERPESSOAL MANUSEIO DE OBJETOS FISICOS HABILIDADES TÉCNICAS EXECUÇÃO DAS OPERAÇÕES FAZER E EXECUTAR

18 COMPETÊNCIAS DURÀVEIS DO ADMINISTRADOR
Conhecimento Know-how. Informação. Atualização Profissional. Reciclagem constante. Perspectiva Visão pessoal das coisas. Maneira prática de aplicar o conhecimento. Atitude Comportamento ativo e proativo. Ênfase na ação e no fazer acontecer. Espírito empreendedor e de equipe. Liderança e comunicação.

19 PAPÉIS DO ADMINISTRADOR
INTERPESSOAIS Representação. Liderança. Ligação Informacionais Monitoração Disseminação Porta-voz Decisórias Empreende. Resolve Conflitos. Aloca Recursos Negociação.

20 Ambiente das Organizações

21 Ambientes Organizacionais
Ambiente de Tarefa Micro Ambiente Macro Ambiente

22 Ambiente das Organizações
Empresa

23 Ambiente das Organizações

24 Ambiente das Organizações
Ambiente de Geral (macro ambiente) e o Ambiente Específico(microambiente) Ambiente Geral envolve toda a sociedade humana, as nações, as organizações, é o contexto que afeta de modo genérico todo o funcionamento de uma organização.

25 Ambiente das Organizações
Seus componentes principais são: Condições Econômicas Condições Tecnológicas Condições Sociais Condições Legais Condições Políticas Condições Culturais Condições Demográficas Condições Ecológicas Conjunto de forças que ora se unem, ora se repelem, ora se chocam e ora se multiplicam, gerando incertezas e imprevisibilidades que são as variáveis incontroláveis que uma organização deverá lidar.

26 Ambiente das Organizações
Ambiente Específico Cada Organização terá seu próprio e particular ambiente de tarefa que constitui o nicho onde ela desenvolve suas operações e de onde retira seus insumos e dispões seus produtos e serviços.

27 Ambiente das Organizações
Seus componentes principais: Clientes – elementos que compram ou adquirem serviços – clientes, usuários, beneficiários. Fornecedores – elementos que proporcionam entradas ou insumos na forma de recursos necessários para serem transformados em produtos ou serviços.

28 Ambiente das Organizações
Seus componentes principais: Concorrentes – elementos que disputam mesmas entradas (fornecedores) e as mesmas saídas (clientes). Agências Reguladoras - normatização, regulação, avaliação - governo, sindicatos, associações de classe.

29 Ambiente das Organizações
Contexto de operação das organizações Complexo e Contingêncial Contém um conjunto de variáveis que afetam diretamente as organizações Oferecem Oportunidades Impõe Ameaças e Coações Rápidas transformações Sistema Aberto

30 Variáveis Organizacionais
SIGNIFICADOS NA ORGANIZAÇÃO Tarefas Atividades executadas para que os objetivos sejam alcançados. Estrutura Modo pelo qual serão organizados os recursos e de que maneira devem ser distribuídos o trabalho e o poder de comando. Pessoas Comportamento humano dentro da empresa e de que maneira suas motivações subjetivas devem ser levadas em conta. Ambiente Significa os impactos das ações da organização sobre as outras organizações que convivem com a mesma no quadro político, econômico e social. Tecnologia Padrões e instrumentos técnicos utilizados para alcance dos objetivos organizacionais.

31 Características das Organizações
Divisão do Trabalho; 2. Especialização; 3. Hierarquia; 4. Distribuição da autoridade e da responsabilidade; 5. Racionalismo.

32 Senha : adm.23 Slides, textos, testes... e-mail da disciplina:
Senha : adm.23 Slides, textos, testes...


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