A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 1 Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas PV – Promoção de Vendas Profa. Martha C Cruz Gabriel Profa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 1 Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas PV – Promoção de Vendas Profa. Martha C Cruz Gabriel Profa."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 1 Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas PV – Promoção de Vendas Profa. Martha C Cruz Gabriel Profa. Nadia Basso

2 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 2 Promoção de vendas consiste em incentivos de curta duração destinados a estimular a compra ou a venda de um produto ou serviço. Oferece incentivos para comprar imediatamente.

3 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 3 RÁPIDO CRESCIMENTO DA PROMOÇÃO DE VENDAS As promoções de vendas podem tomar a forma de promoções dirigidas ao consumidor, promoções dirigidas às empresas e promoções dirigidas à força de vendas.

4 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 4 RÁPIDO CRESCIMENTO DA PROMOÇÃO DE VENDAS Diversos fatores têm contribuído para o rápido crescimento tais como: Gerentes de produto enfrentam maiores pressões para elevar o desempenho de vendas atual. Empresas enfrentam maior competição. Eficiência da propaganda tem declinado. Consumidores estão mais propensos a negociar.

5 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 5 OBJETIVOS DA PROMOÇÃO DE VENDAS Elevar as vendas a curto prazo ou ajudar a construir participação de mercado a longo prazo. Convencer os varejistas a: Vender novos itens e aumentar o estoque da marca. Promover o produto. Dar mais espaço na prateleira ou gôndola. Fazer compras antecipadas. Em geral, as promoções de venda devem servir para construir relacionamentos com os consumidores.

6 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 6 Amostras Cupons Reembolsos Pacotes promocionais Brindes Brindes promocionais Uma quantidade do produto para experimentação Comprovantes que garantem descontos na compra de um produto especificado Reembolso de parte do preço de venda por via postal Preços reduzidos marcados diretamente no rótulo ou embalagem Mercadorias oferecidas gratuitamente ou a baixo custo como incentivo à compra Artigos úteis com o nome do anunciante impresso, oferecido como presente PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS

7 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 7 Recompensa pela fidelidade Pontos-de-venda Concursos Sorteios Jogos Quantias em dinheiro ou outros prêmios oferecidos pelo uso constante dos produtos e serviços Displays e demonstrações nos pontos-de- venda Os clientes apresentam alguma coisa para serem julgados Os clientes preenchem um formulário com seus dados Oferece algo sempre que os consumidores fizerem uma compra PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS

8 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 8 OBJETIVOS Persuadir os varejistas ou atacadistas a vender determinada marca Dar-lhe espaço na prateleira Promovê-la por meio de campanhas publicitárias Pressionar os consumidores a comprá-la FERRAMENTAS Descontos Taxa promocional PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS DIRIGIDAS AO COMÉRCIO

9 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 9 Gerar indicações de negócios Estimular compras Recompensar clientes Motivar a equipe de vendas Convenções Feiras comerciais Concurso de vendas PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS DIRIGIDAS A CLIENTES EMPRESARIAIS OBJETIVOSFERRAMENTAS

10 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 10 MERCHANDISING Segundo definição da American Marketing Association, Merchandising é a operação de planejamento necessária para se colocar no mercado o produto ou serviço certo, no lugar certo, no tempo certo, em quantidade e preço certo. O Marketing define o quê e onde vender. O Merchandising, como e por que vender.

11 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 11 Das técnicas utilizadas, a mais simples e mais importante operação de Merchandising é a exibitécnica Merchandising é complemento de outras formas de atividade publicitária. Ultimamente os veículos de comunicação têm se utilizado do Merchandising com grande sucesso, tanto na imprensa como na TV. MERCHANDISING

12 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 12 Em outras palavras, Merchandising é a ferramenta de comunicação de marketing utilizada no ponto de venda e em espaços editoriais (TV, mídia impressa, etc.) para reforçar mensagens publicitárias feitas anteriormente (ou mesmo em substituição à propaganda, em alguns casos). MERCHANDISING

13 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 13 ACONTECIMENTOS E EVENTOS PROMOCIONAIS LiquidaçãoLiquidação Ofertas especiaisOfertas especiais Quinzena de ofertasQuinzena de ofertas Artigos do diaArtigos do dia Saldos e retalhosSaldos e retalhos Saldos de balançosSaldos de balanços Remarcação de saldosRemarcação de saldos

14 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 14 Concursos de belezaConcursos de beleza Feiras e exposiçõesFeiras e exposições GincanasGincanas FestivaisFestivais DesfilesDesfiles SemináriosSeminários SimpósiosSimpósios ACONTECIMENTOS E EVENTOS PROMOCIONAIS (cont.)

15 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 15 FESTEJOS E OCORRÊNCIAS Dia das MãesDia das Mães Dia dos PaisDia dos Pais Dia dos NamoradosDia dos Namorados NatalNatal Aniversário de fundaçãoAniversário de fundação JubileuJubileu CentenárioCentenário

16 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 16 CALENDÁRIO PROMOCIONAL É necessário planejar com antecedência as atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano.É necessário planejar com antecedência as atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano. Cada promoção pode ser tratada como uma projeto caso a sua complexidade assim o exija.Cada promoção pode ser tratada como uma projeto caso a sua complexidade assim o exija.

17 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 17 CALENDÁRIO PROMOCIONAL: Etapas Deve-se listar todas as datas oficiais, festejos e ocorrências sazonais.Deve-se listar todas as datas oficiais, festejos e ocorrências sazonais. Verifica-se o calendário das atividades da empresa: lançamento de produtos; etc.Verifica-se o calendário das atividades da empresa: lançamento de produtos; etc.

18 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 18 Avaliar a conveniência de se fazer alguma promoção em época em que sabe-se existir outros eventos que possam diminuir o impacto da mesma (isto se aplica a toda a comunicação da empresa), e.g.: a realização de um evento no dia em que o país tem jogo pela copa do mundo de futebol, a não ser que se tire proveito disso.Avaliar a conveniência de se fazer alguma promoção em época em que sabe-se existir outros eventos que possam diminuir o impacto da mesma (isto se aplica a toda a comunicação da empresa), e.g.: a realização de um evento no dia em que o país tem jogo pela copa do mundo de futebol, a não ser que se tire proveito disso. O calendário promocional deve ser feito juntamente com a programação de mídia e demais aspectos do composto de comunicação.O calendário promocional deve ser feito juntamente com a programação de mídia e demais aspectos do composto de comunicação. CALENDÁRIO PROMOCIONAL: Etapas

19 Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 19 A estratégia de comunicação orienta quanto à realização de campanhas promocionais em épocas em que há propaganda de “tema”.A estratégia de comunicação orienta quanto à realização de campanhas promocionais em épocas em que há propaganda de “tema”. Deve-se avaliar a conveniência de levar-se ao ar, ao mesmo tempo, de campanha de propaganda de “tema” com uma campanha de propaganda de “esquema”.Deve-se avaliar a conveniência de levar-se ao ar, ao mesmo tempo, de campanha de propaganda de “tema” com uma campanha de propaganda de “esquema”. CALENDÁRIO PROMOCIONAL: Etapas


Carregar ppt "Prof. Martha Gabriel / Prof. Nadia Basso 1 Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas PV – Promoção de Vendas Profa. Martha C Cruz Gabriel Profa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google