A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Improvisando e jogando com os alunos. Informações Gerais Projeto elaborado pelos pibidianos do teatro: Gleniana da Silva Peixoto; Raquel Backes; Thaís.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Improvisando e jogando com os alunos. Informações Gerais Projeto elaborado pelos pibidianos do teatro: Gleniana da Silva Peixoto; Raquel Backes; Thaís."— Transcrição da apresentação:

1 Improvisando e jogando com os alunos

2 Informações Gerais Projeto elaborado pelos pibidianos do teatro: Gleniana da Silva Peixoto; Raquel Backes; Thaís Backes Klein. Coordenadores: Marli Susana Carrard Sitta Carlos Roberto Mödinger Orientador do projeto: Carlos Roberto Mödinger Curso de Graduação em Teatro: Licenciatura Desenvolvido em: Ciep (Colégio Estadual Ivo Buhler)

3 Introdução O Pibid está inserido pelo segundo ano consecutivo, no Colégio Estadual Ivo Buhler – Ciep. No ano de 2015, foi inaugurada a sala de teatro, no Ciep. Trabalhamos na criação de um novo projeto, focado em uma oficina de teatro, no qual podemos exercer e experimentar a docência em teatro dentro da Escola Ciep, ocupando assim a nova sala. As oficinas ocorrem uma vez por semana, na terça-feira, com duração de 50 min. O propósito desse projeto é trabalhar com uma turma do turno inverso.

4 Objetivo A oficina tem como objetivo trabalhar jogos de improvisação teatral, nos quais os alunos possam desenvolver a imaginação de forma livre e descontraída, desenvolvendo a comunicação e oportunizando o contato e conhecimento da linguagem teatral.

5 Metodologia Aulas práticas na sala de teatro Desenvolvimento de jogos que envolvam expressão corporal, atenção, raciocínio; Jogos de reconhecimento de grupo Jogos de Improvisações.

6 Desenvolvimento A primeira etapa da oficina ocorreu de 16 de junho a 07 de julho. Segunda etapa ocorreu no inicio do mês de agosto, porém só foi possível realizar duas aulas, em função da greve dos professores. A projeto ocorrerá até o mês de novembro.

7 Resultados Preliminares

8 Considerações dos alunos Quando perguntamos aos alunos o que lhes vem a cabeça quando pensa teatro. As respostas nos parecem sinceras “É o momento em que entro no mundo imaginário, onde posso me fantasiar. Conversamos mais com os colgas na aula de teatro, do que no recreio.” (Va. 11 anos) “É um mundo de diversão, onde eu posso me transformar. Me sinto mais feliz, pois em casa não posso soltar minha imaginação como no teatro.” (Vi. 11 anos) “Outro mundo, que não tem gente triste. Eu me sinto mais solta; podemos nos mexer mais. Esqueço o mundo real que tem problemas.” (Je. 12 anos) “Nunca fiz aula de teatro, penso em teatro e sinto alegria, quando entro na sala, não me sinto pesado, tenho vontade de ficar lá.” (Wi. 11 anos)

9 Fotos Fotos Jogo Garrafa Mágica

10 Jogo da Imagem

11 Improvisando com Máscaras

12 Troca troca de histórias

13 Jogo do Bang

14 Jogo Procura-se um objeto

15 Referências RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo: Cosac Naify, 2009. REVERBEL, Olga. Jogos Teatrais na Escola. Editora Scipione, 1989. BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1999. SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Editora Perspectiva,2001

16 Obrigada! guegapeixoto@gmail.com backesraquel@hotmail.com thaisbklein@gmail.com


Carregar ppt "Improvisando e jogando com os alunos. Informações Gerais Projeto elaborado pelos pibidianos do teatro: Gleniana da Silva Peixoto; Raquel Backes; Thaís."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google