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POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS

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Apresentação em tema: "POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS"— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS DE RH

2 POLÍTICAS DE PESSOAL O que deve ser alvo de Políticas de Pessoal ou RH. O que deve conter as Políticas de Pessoal ou RH. Responsabilidades pela definição e elaboração dessas políticas. Abrangência. Divulgação.

3 QUESTÕES A SEREM OBSERVADAS
Legitimação e integração das práticas de RH nas estratégias de gestão organizacional. O que se espera da área de RH. Quais suas atribuições e limites. Princípios e filosofia que deverão reger essas atividades. Representa a vontade legitima da organização que pode e deve ser divulgada, entendida e assimilada.

4 QUESTÕES A SEREM OBSERVADAS
RH Guardião das políticas. Gerentes devem faze-las funcionar.

5 DEFINIÇÃO E ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS
Elaboração das Políticas baseado na realidade organizacional, reforçar a cultura organizacional e integrada as estratégias da organização. Definição clara do objeto que constitui cada uma das categorias que serão alvo das Políticas de Gestão de Pessoas. Participação da Direção da Empresa. Aprovação Diretoria; Divulgação e implantação.

6 CATEGORIAS TRADICIONAIS ALVO DE POLÍTICAS
Suprimento de Pessoal: Recrutamento e Seleção de Pessoas; Avaliação de Desempenho e Potencial. Treinamento e Desenvolvimento; Sistema de remuneração; Segurança;

7 CATEGORIAS TRADICIONAIS ALVO DE POLÍTICAS
Saúde e qualidade de Vida no Trabalho. Políticas de envolvimento. Relações de trabalho. Carreira e Sucessão. Pesquisas de Clima. Desligamento.

8 DIRETRIZES DAS POLÍTICAS DE SUPRIMENTO DE PESSOAL
Recrutar e selecionar pessoas que sejam capazes de desempenhar as funções estabelecidas pela organização. Que apresentem comportamento condizente com os valores da organização. Tenha impacto no desempenho individual e organizacional.

9 O QUE DEVE CONTER UMA BOA POLÍTICA DE SUPRIMENTO DE PESSOAL
Critérios claros referentes a Recrutamento interno e externo. Nível de qualificação. Meios mais utilizados de recrutamento. Terceirização e contratação de consultorias. Tipo de seleção utilizados. Limites de autoridade nas decisões relativas a contratações.(ex:ex-funcionários) Relações de parentesco nas relações de trabalho.

10 POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DE PESSOAL
Objetivo: Definir critérios de avaliação de desempenho, seus objetivos,visando ações de melhoria de performance e/ou uma distribuição equitativa de recompensas.

11 O QUE DEVE CONTER UMA BOA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DE PESSOAL
Objetivos claros da avaliação e sua utilização. Periodicidade. Responsabilidades pela execução e gestão do processo.

12 POLÍTICAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL
Objetivo:Definir critérios para definição de Programas de Treinamento e Desenvolvimento para melhoria de desempenho, aumento de produtividade, maior eficácia no trabalho e preparando os colaboradores para ocupar posições superiores de acordo com um plano de carreiras.

13 O QUE DEVE CONTER UMA BOA POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL
Decisões relativas aos tipos de treinamento: no local de trabalho;internos ou externos;e-learning;tipo de qualificação para os diferentes níveis:operacional, técnico e gerencial. Utilização de consultores internos ou externos. Número de horas de treinamento por função. Programas especiais:formação acadêmica, mestrado,doutorado.

14 POLÍTICAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL
Treinamento:visa melhorar o desempenho do empregado no cargo que ocupa. Educação:oportunidades dadas pela organização para que o empregado tenha seu potencial desenvolvido, através da aprendizagem de novas habilidades que o capacitem a ocupar novos cargos dentro da mesma organização. Desenvolvimento:conjunto de experiências e oportunidades de aprendizagem proporcionados pela organização que possibilitam o crescimento pessoal do empregado.

15 DIVULGAÇÃO DAS POLÍTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS
Documento público, acessível a todos na organização. Conhecidas e compreendidas. Clara, simples, objetiva e com uma linguagem acessível aos empregados.

16 FIXAÇÃO DAS POLÍTICAS São criadas para atender as situações que não são contempladas pelas pelas obrigações legais. Benckmark em empresas de ponta. Responsabilidade gerencial.

17 REVISÃO DAS POLÍTICAS Periodicamente.
Para atender as mudanças corporativas.


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