A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Habilidades Gerenciais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Habilidades Gerenciais"— Transcrição da apresentação:

1 Habilidades Gerenciais

2

3 Habilidades Gerenciais
Entre outros pontos, inclui: Finanças e Contabilidade, Marketing e Vendas, Pesquisa e Desenvolvimento, Fabricação e Distribuição. Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. Estrutura Organizacional, Comportamento Organizacional, Administração de Pessoal, Compensação, Benefícios etc. Gestão do relacionamento no trabalho através de motivação, supervisão, delegação, construção de equipes de trabalho, gerenciamento de conflitos etc.

4 Habilidades Gerenciais
Comunicação Negociação Liderança Habilidades Resolução de Problemas Influência na Organização

5

6 Habilidades Gerenciais
A administração geral envolve todos os aspectos de gerência de um empreendimento: Finanças e contabilidade, vendas e marketing, pesquisa e desenvolvimento, fabricação e distribuição Planejamento estratégico, tático e operacional Estrutura organizacional, comportamento organizacional, administração de pessoal Motivação de pessoal, delegação, supervisão, administração de conflito, administração de tensão Administração pessoal

7 Habilidades Gerenciais
Liderar Liderar  Gerenciar não necessariamente o líder será o gerente mas os dois perfis são necessários Gerência: consiste em atender stakeholders Liderar envolve: Estabelecer uma direção “Alinhar” pessoas: para alcançar a visão Motivação e Inspiração: ajudando pessoas a superar questões políticas, burocráticas, recursos

8 Habilidades Gerenciais
Comunicar A informação deve ser clara, não ambígua, integra, entendível Como, quando, de que forma, e para quem informar desempenho de projeto A Comunicação pode ser: escrita ou oral, escutada ou falada interna ou externa (cliente, mídia, público) formal (relatórios) e informal vertical e horizontal

9 Habilidades Gerenciais
Comunicar Para tal: Escolha da Mídia: escrita, oral Estilo de Escrita: voz passiva, estrutura da oração Técnicas de Apresentação: linguagem corporal Conhecendo técnicas de administração: preparando um programa de trabalho, lidando com conflito

10 Habilidades Gerenciais
Negociar Chegar ao acordo quanto a: Definição as necessidades do projeto no planejamento, custo, objetivos mudanças no planejamento, custo, objetivos atribuições recursos A negociação é necessária não só no início. Ocorre nos vários níveis de projeto

11 Habilidades Gerenciais
Solucionar Problemas Definição (causas e sintomas) do problema e tomada de decisões Problemas podem ser: internos (alocação de pessoas em outro projeto) externos (pendências externas atrasando o projeto) técnicos (opiniões do melhor modo de projetar) gerenciais (um grupo não produz como esperado) interpessoais (problemas de personalidades e estilo)

12 Habilidades Gerenciais
Solucionar Problemas Decisão quanto à solução consiste em analisar o problema identificando as soluções viáveis e só depois implementá-las podem ser obtidas pelo cliente, pela equipe ou gerente A decisão certa pode não ser a melhor decisão se é efetuada muito cedo ou muito tarde

13 Habilidades Gerenciais
Influenciar a Negociação “Fazer acontecer” Requer entendimento das estruturas formais e informais de todas as organizações envolvidas entendimento de poder e política Poder: a habilidade potencial para influenciar comportamento, mudar o curso de eventos, superar resistência, etc Política está sobre obter ação coletiva de um grupo das pessoas que podem ter interesses bastante diferentes

14 Habilidades Gerenciais
O gerente de projetos precisa ter habilidades diversas, que vão além do conhecimento técnico (de engenharia de software). O desenvolvimento destas habilidades deve ser visto como investimento pessoal. O gerente de projetos é, antes de tudo, um empreendedor.

15 Processo de Gerenciamento de Projetos

16 Processo de Gerenciamento de Projetos
Processos ( Visão Dinâmica ) Projetos são compostos de processos Um processo é uma série de ações que provocam um resultado Duas Categorias que se sobrepõem e interagem ao longo do projeto: Processos de administração de projeto (descrever e organizar o trabalho do projeto) Processos orientados a produto (especificar e criar o produto de projeto)

17 Processo de Gerenciamento de Projetos
Áreas ( Visão Estática ) Gerenciamento de Projeto Integração Escopo Tempo Custo Qualidade RH Comunicação Risco Aquisição

18 Processo de Gerenciamento de Projetos
A Gerência de projetos exige uma forte interação com as demais áreas. Estas interações podem ser claras e diretas ou, indiretas. Estas interações exigem do gerente de projeto a capacidade de balancear a gestão de recursos x objetivos. A ampliação do escopo de algum projeto, acarretará, em algum sacrifício em outra área. 3 Grupos de Processo Processos de Iniciação Planejamento Controle Execução encerrameto

19 Áreas de Conhecimento Integração de Projeto Planejamento
Controle de Mudança Integrado Escopo do Projeto Planejamento Definição Verificação Controle de Mudança Tempo do Projeto Definição, Seqüenciamento, estimação e controle de atividades Custo do Projeto Planejamento de Recursos, Estimativas e controle de custo Qualidade do Projeto Planejamento, garantia e controle da qualidade Recursos Humanos do Projeto Planejar, adqüirir e desenvolver times de projeto Comunicações do Projeto Planejar comunicação e distribuição de informações Reportar desempenho Riscos do Projeto Planejar e gerenciar Monitorar e controlar Aquisições do Projeto Planejar aquisições; Planejar solicitações;

20 Áreas de Conhecimento QUALIDADE ESCOPO CUSTO TEMPO RECURSOS HUMANOS
AQUISIÇÕES COMUNICAÇÕES RISCOS INTEGRAÇÃO

21 Áreas de Conhecimento Gerência do Escopo do Projeto Iniciação
Planejamento do Escopo Definição do Escopo Verificação do Escopo Controle de Mudanças do Escopo Processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho requerido, e nada mais que o trabalho requerido, para completar o projeto com sucesso. Autorizar o início do projeto ou de uma nova fase. Desenvolver uma declaração escrita do escopo como base para decisões futuras do projeto. Subdividir os principais subprodutos do projeto em componentes menores e mais manejáveis. Formalização e aprovação do escopo do projeto. Controlar as mudanças de escopo, envolvendo escopo do produto e escopo do projeto.

22 Áreas de Conhecimento Gerência do Tempo do Projeto
Definição das Atividades Sequenciamento das Atividades Estimativa de Duração das Atividades Desenvolvimento do Cronograma Controle do Cronograma Processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do prazo previsto. Identificar as atividades específicas que devem ser realizadas para produzir os diversos subprodutos do projeto. Identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades. Estimar a quantidade de períodos de trabalho que serão necessários para a implementação de cada atividade. Analisar a seqüência e as durações das atividades, e os requisitos de recursos para criar o cronograma do projeto. Controlar as mudanças no cronograma do projeto.

23 Áreas de Conhecimento Gerência do Custo do Projeto
Planejamento dos Recursos Estimativa dos Custos Orçamentação dos Custos Controle dos Custos Processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Determinar quais recursos e que quantidades de cada devem ser usadas para executar as atividades do projeto. Desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários à implementação das atividades do projeto. Alocar as estimativas dos custos do projeto aos itens individuais de trabalho. Controlar as mudanças no orçamento do projeto.

24 Áreas de Conhecimento Gerência da Qualidade do Projeto
Planejamento da Qualidade Garantia da Qualidade Controle da Qualidade Processos necessários para assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto sejam atendidas. Identificar quais padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar a forma como satisfazê-los. Avaliar periodicamente o desempenho geral do projeto buscando assegurar a satisfação dos padrões relevantes de qualidade. Monitorar os resultados do projeto para determinar se estão de acordo com os padrões de qualidade e eliminar causas de desempenhos insatisfatórios.

25 Áreas de Conhecimento Gerência dos Recursos Humanos do Projeto
Planejamento Organizacional Montagem da Equipe Desenvolvimento da Equipe Processos necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto. Identificar, documentar e designar as funções, responsabilidades e relacionamentos do projeto. Conseguir que os recursos humanos necessários sejam designados e alocados ao projeto. Desenvolver habilidades individuais e do grupo para aumentar o desempenho do projeto.

26 Áreas de Conhecimento Gerência das Comunicações do Projeto
Planejamento das Comunicações Distribuição das Informações Relato de Desempenho Encerramento Administrativo Processos necessários para assegurar que a geração, captura, distribuição, armazenamento e apresentação das informações do projeto sejam feitas de forma adequada e no tempo certo. Determinar as informações e comunicações necessárias para as partes interessadas: quem, qual, quando e como ela será fornecida. Disponibilizar as informações necessárias para as partes interessadas de uma maneira conveniente. Coletar e disseminar as informações de desempenho, incluindo relatórios de situação, medição de progresso e previsões. Gerar, reunir e disseminar informações para formalizar a conclusão de uma fase ou de todo o projeto.

27 Áreas de Conhecimento Gerência dos Riscos do Projeto
Processos necessários para a identificação, análise e resposta a riscos do projeto. Planejamento da Gerência dos Riscos Análise Quantitativa dos Riscos Planejamento das Respostas aos Riscos Controle e Monitoração dos Riscos Identificação dos Riscos Análise Qualitativa dos Riscos Determinar quais riscos podem afetar o projeto e documentar suas características. Analisar qualitativamente os riscos e as condições para priorizar seus efeitos nos objetivos do projeto. Monitorar riscos residuais, identificar novos, reduzir e avaliar a efetividade por todo o projeto. Decidir como abordar e planejar as atividades de gerência dos riscos do projeto. Medir a probabilidade e as conseqüências dos riscos e estimar as implicações nos objetivos do projeto. Desenvolver processos e técnicas para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças dos riscos.

28 Áreas de Conhecimento Gerência das Aquisições do Projeto
Planejamento das Aquisições Planejamento das Solicitações Obtenção de Propostas Seleção de Fornecedores Administração de Contratos Encerramento de Contratos Processos necessários para a aquisição de mercadorias e serviços fora da organização que desenvolve o projeto. Determinar o que contratar e quando. Documentar as necessidades de produtos ou serviços e identificar possíveis fornecedores. Obter propostas de fornecimento conforme apropriado a cada caso (cotações de preço, cartas-convite, licitação). Escolher entre os possíveis fornecedores. Gerenciar os relacionamentos com fornecedores. Completar e liquidar o contrato, incluindo a resolução de qualquer item pendente.

29 Áreas de Conhecimento Gerência da Integração do Projeto
Desenvolvimento do Plano do Projeto Execução do Plano do Projeto Controle Geral de Mudanças Processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projetos sejam adequadamente coordenados. Agregar os resultados dos outros processos de planejamento construindo um documento coerente e consistente. Levar a cabo o projeto através das atividades nele incluídas. Coordenar as mudanças através de todo o projeto.

30 Guia PMBOK® 5ª Edição Foi criado gerenciamento das partes interessadas. “Gerenciamento de Partes Interessadas” com 4 (quatro) processos: “Identificar as partes interessadas”, “Desenvolver o plano de gerenciamento das partes interessadas”, “Gerenciar o envolvimento das partes interessadas” e “Monitorar e controlar o envolvimento das partes interessadas”. 

31


Carregar ppt "Habilidades Gerenciais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google