A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jean Renoir. Biografia Jean Renoir para além de um conceituado cineasta, foi também escritor, argumentista, encenador e ator Francês. Foi o segundo filho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jean Renoir. Biografia Jean Renoir para além de um conceituado cineasta, foi também escritor, argumentista, encenador e ator Francês. Foi o segundo filho."— Transcrição da apresentação:

1 Jean Renoir

2 Biografia Jean Renoir para além de um conceituado cineasta, foi também escritor, argumentista, encenador e ator Francês. Foi o segundo filho do pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir e de Aline Victorine Charigot. Nascido e criado entre as artes, Renoir terá desenvolvido a sua sensibilidade artística num apartamento cujas paredes estavam repletas de quadros impressionistas do pai. Incompreendidos e subestimados no seu tempo, os seus filmes são hoje em dia considerados entre outros, as obra máximas da arte cinematográfica. Realizou nove filmes mudos e 27 falados. As suas maiores obras foram “A grande Ilusão de 1937” - um sensível relato sobre as condições de vida dos prisioneiros franceses e dos seus captores alemães durante a I Guerra Mundial e a “Regra do Jogo” de 1936. Os seus filmes, na sua grande maioria, pertencem à escola do realismo poético francês e marcaram profundamente o cinema na França entre 1930 e 1950, tendo aberto a porta à nouvelle vague. O diretor François Truffaut é aquele que mais explicitamente reconhece a dívida para com Renoir. Em 1975, Jean Renoir recebeu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywod, um Oscar especial que lhe foi entregue em reconhecimento ao conjunto de sua obra. Em 1976 foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França.

3 Técnicas e Equipamento -Non-stop; -Multi-câmara; -Lotes de câmaras; -Microfones que abrangem uma única tomada longa; -Uso da câmera como um dispositivo narrativo com um quadro limitado de referência e ponto de vista objetivo;

4 Portfolio do autor -Prémios e nomeações Jean Renoir ganhou um Óscar honorário em 1975 em homenagem à sua carreira, recebeu uma nomeação ao Óscar de melhor realizador por ”L'homme du sud” (1945), ganhou o Prémio Bodil de melhor filme europeu por ”La règle du jeu” (1939), ganhou o prémio de melhor contribuição artística no Festival de Veneza por ”La grande illusion” (1937) e ainda ganhou o Prémio Internacional no Festival de Veneza, por ”Le Fleuve” (1951).

5 Portfolio do autor -Filmes Mudos: 1924 : Catherine 1925 : A menina da água 1926 : Nana 1927 : Com um ar de Charleston 1927 : Uma vida sem alegria 1927 : Marquitta 1928 : A little Match Girl 1928 : Take a side 1928 : O torneio na cidade 1929 : The bled

6 Portfolio do autor -Filmes falados A grande Ilusão A regra do jogo Um dia no campo A Besta Humana A comédia e a vida Elena e os Homens

7 Portfolio do autor O sulista foi o terceiro dos filmes americanos de Jean Renoir (após Swamp Água e This Land is Mine), a primeira das suas produções independentes de Hollywood, e objeto de polêmica desde o início. O sulista narra a luta de uma família para viver com independência na terra, se não a sua própria, pelo menos, não pertencente a outra presença visível.

8 Portfolio do autor As “Regras do Jogo” é um filme francês de 1939 dirigido por Jean Renoir sobre a alta classe social francesa antes do início da Segunda Guerra Mundial. Renoir leva o filme muito além das brincadeiras típicas de uma comédia de costumes, ao invés de criar uma sátira mordaz e trágicos que capturou as emoções frenético da França no auge da II Guerra Mundial. As “Regras do Jogo” é frequentemente citado como um dos maiores filmes da história do cinema.

9 Portfolio do autor Grand Illusion é um filme de guerra francês dirigido por Jean Renoir, que escreveu com Charles Spaak. A história diz respeito a um pequeno grupo de oficiais franceses que são prisioneiros de guerra durante a Primeira Guerra Mundial e estão planeando uma fuga. O título do filme vem de um livro, A Grande Ilusão do economista britânico Norman Angell, que afirmava que a guerra era inútil por causa da economia e por causa dos interesses comuns das nações europeias. A perspectiva do filme, que é considerada pelos críticos e historiadores do cinema, como uma das obras-primas do cinema francês, é a generosidade humanista das personagens de várias nacionalidades.

10 Portfolio do autor ”The River” foi filmado em Inglês, com uma produção indiana, isto porque nenhum estúdio Americano quis financiar o projeto. Este filme é um dos mais simples e mais bonitos criado por este realizador e foi o primeiro filme a cores de Jean Renoir.

11 Portfolio do autor

12

13 Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Renoir http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&langpair=en|pt&u=http://www.filmreference.com/Films-So- St/The-Southerner.html http://translate.google.pt/translate?hl=pt- PT&langpair=fr|pt&u=http://films.blog.lemonde.fr/2008/11/25/fleuve/ http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&langpair=en|pt&u=http://www.imdb.com/ http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&langpair=en|pt&u=http://www.francethisway.com/culture/jean- renoir.php

14 Curso: Comunicação e Multimédia Trabalho realizado por: Cátia Ribeiro Nº:40711


Carregar ppt "Jean Renoir. Biografia Jean Renoir para além de um conceituado cineasta, foi também escritor, argumentista, encenador e ator Francês. Foi o segundo filho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google