A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Aula 7 – MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO Livro didático: Cap. 12

2 Conteúdo Programático desta aula
Etapas do Plano Estratégico Conceito e estrutura do Plano de Negócio (Plano Estratégico) Modelo de Estrutura do Plano Proposta de Plano de Negócios.

3 ETAPAS DO PLANO ESTRATÉGICO
1 - Instalação e treinamento de um grupo gestor 2 - Desenvolvimento de estudos exploratórios 3 - Implantação de base de dados e informações 4 - Seleção de variáveis de controle e construção de medidas de desempenho 5 - Implantação de um sistema de controle e treinamento de usuários 6 - Análise da Missão/Visão/Objetivos atuais

4 ETAPAS DO PLANO ESTRATÉGICO
7 - Análise das trajetórias passadas e dos fatores causais internos e externos 8 - Explicitação do cenário de partida, construção do modelo atual 9 - Descrição das possíveis trajetórias futuras do plano 10 - Descrição dos possíveis cenários de chegada 11 – Re(Elaboração) do Plano Estratégico e treinamento dos usuários 12 - Implantação de processos de administração estratégica

5 CONCEITO E ESTRUTURA DO PLANO ESTRATÉGICO
O Plano Estratégico ou Plano de Negócios define o caminho a ser seguido para reforçar a legitimidade de uma organização ao longo do tempo. Pode-se caracterizá-lo, como o conjunto de objetivos e ações necessários ao cumprimento da missão e ao alcance da visão de futuro de cada empresa.

6 MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO FEEDBACK
Definição do Negócio/Segmentação Análise do ambiente FEEDBACK Análise da organizaçao Missão e Visão estratégica Objetivos e Estratégias gerais Objetivos e Estratégias funcionais Plano de Ação

7 MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO
(Re)Definição do Negócio Análise do ambiente Análise da organização Estratégico Missão e Visão estratégica Objetivos e Estratégias gerais Objetivos e Estratégias funcionais Tático Plano de Ação Operacional

8 MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO
Definição do Negócio Escolha do negócio e do mercado Avaliação da rentabilidade Identificação das perspectivas de futuro

9 MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO
Análise do ambiente Análise do macroambiente Ambiente setorial (modelo de Porter) Ciclo de vida do setor (matriz CV) Atratividade do setor (matriz GE)

10 MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO Análise da organização
Competenciais essenciais Análise do ambiente x organização Análise SWOT Matriz produto-mercado Matriz BCG Matriz GE

11 MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO Missão e Visão estratégica
Definição da Missão Definição da Visão

12 MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO
Objetivos e Estratégias gerais Definição a agenda de resultados dos objetivos gerais para a organização indicando resultado esperado e prazo para atingimento Definição dos objetivos gerais nas áreas de finanças, operações, marketing e RH.

13 MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO
Objetivos e Estratégias funcionais Definição das estratégias funcionais de marketing (produto, preço, venda, distribuição e promoção) Definição das estratégias funcionais de operações/produção Definição das estratégias funcionais de RH Definição das estratégias funcionais de Gestão de Finanças

14 MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO
Plano de Ação Documento resultante do processo de planejamento, que apresenta as ações a serem realizadas, os indicadores, os resultados esperados, os responsáveis pela execução, os prazos e os recursos

15 MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO
Plano de Ação Ações Resultados esperados Responsável Prazos Recursos

16 EXPLORANDO O TEMA: Em entrevista ao jornalista Roberto D'Ávila, o idealizador do projeto e plano de negócios do Rock in Rio, Roberto Medina, falou sobre as dificuldades de pré-produção antes da primeira edição do evento em 1985, quando teve que escolher o melhor projeto de negócios e ainda ajustar o tema, o cast das bandas e a pesquisa à sua ideia. Quer assistir novamente?

17 PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS
A. PLANO DE MARKETING Estratégia preliminar de marketing para o seu negócio, baseado nos resultados da sua análise de mercado. 1 - Que estratégia você adotará com relação aos líderes de seu mercado? (quer ser o líder? você os desafiará? Acompanhará? Posso atender uma necessidade que mais ninguém está atendendo?) Lembrando a aula 5: (estratégias funcionais de mkt) Dominância de mercado: Liderança teste, desafiante, seguidor, nicho de mercado.

18 PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS
PLANO DE MARKETING 2 – Como essa estratégia será expressa em: 2.1 – Mix de produtos (quantidade e tipos de produtos oferecidos) 2.2 – Preço: 2.3 – Estratégia de vendas e distribuição: 2.4 – Localização: 2.5 – Propaganda e promoção: 2.6 – Garantia do produto / serviço 2.7 – Atendimento Especial 2.8 – Pesquisa e desenvolvimento

19 PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS
B. PLANO FINANCEIRO 1.1 – INVESTIMENTO INICIAL Constituição da empresa (registros, taxas, advogado, contador) Ponto, caução, contrato. Projetos, equipamentos, utensílios. Reformas, serviços de instalação. Móveis, decoração, paisagismo Custo de inauguração Estoques iniciais (matéria prima, mat.expediente, insumos) Propaganda, publicidade, divulgação Imprevistos / outros TOTAL

20 PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS
1.2 – CUSTOS FIXOS Salário, benefícios Encargos (75%) Pró-labore dos sócios Aluguel ou depreciação e prestação Parte fixa de serviços públicos (fone, energia, água) Seguros Depreciação de ativos Contratos de serviços terceirizados Serviços de terceiros (ex contador) Outros Rateio dos impostos e taxas anuais TOTAL

21 PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS
1.3 – CUSTOS VARIÁVEIS São os custos que só ocorrem para propiciar vendas e/ou realizar a produção ITEM Custo de matéria prima Custo de insumos Custos de transporte e armazenagem Impostos sobre o valor da venda Comissões sobre venda Custos de campanha comerciais Custos de cobranças ou de desconto de cheques ou duplicatas Custos de consultorias pontuais Custos de manutenção não preventiva Seguros pontuais (Ex: SEGURO DE CARGA) Quilometragem, refeições, hospedagens e os custos decorrentes de atividades de vendas, representações e assistência técnica) Materiais de limpeza

22 PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS
1.4 – PROJEÇÃO DE VENDAS MÊS OTIMISTA CONDIÇÕES NORMAIS PESSIMISTA 01 02 03 04 05 06 TOTAL

23 PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS
1.5 – PREVISÃO DE RESULTADOS ANO 1 2 3 4 5 Vendas Custos variáveis de produção MARGEM BRUTA Despesas fixas operacionais MARGEM OPERACIONAL Custos de estrutura Pro-labore MARGEM LÍQUIDA Receitas e despesas financeiras LUCRO BRUTO Impostos LUCRO LÍQUIDO

24 PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS
C. PLANEJAMENTO E GESTÃO DA EMPRESA Gestão Financeira Gestão dos recursos Humanos Gestão do Patrimônio Gestão Operacional Gestão de Materiais

25 TEMAS PARA DEBATE Planos de negócio (planos estratégicos) não devem ser engessados. Isso equivale a dizer que uma revisão periódica deve atualizar o plano como um todo. Como adequar planos de negócio com as janelas de oportunidade do mercado? E quanto aos diversos tipos de empresas? Que diferenças existem em planos de negócio de empresas industriais, comerciais e de serviços?

26 RESUMINDO Nesta aula foram abordados os seguintes assuntos:
Conceito e estrutura do Plano de Negócios Estratégico. Formulação e etapas do Plano Proposta de Plano de Negócios.


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google