A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCÍPIOS DE DERIVADOS DE LEITE Prof.MSc. Elizonete Peres de Farias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS DE DERIVADOS DE LEITE Prof.MSc. Elizonete Peres de Farias."— Transcrição da apresentação:

1 PRINCÍPIOS DE DERIVADOS DE LEITE Prof.MSc. Elizonete Peres de Farias

2 DERIVADOS DO LEITE Remoção de água: leites condensados, Remoção de água: leites condensados, evaporados. evaporados. Retirada de um ou mais constituintes Retirada de um ou mais constituintes naturais e concentração de sólidos naturais e concentração de sólidos remanescentes: manteiga, Leite desnatado e remanescentes: manteiga, Leite desnatado e desidratado. desidratado. Alteração dos componentes naturais por Alteração dos componentes naturais por ação bacteriana, química e enzimática: ação bacteriana, química e enzimática: queijos, leites fermentados. queijos, leites fermentados. Mistura do leite com açúcar, aromatizantes Mistura do leite com açúcar, aromatizantes e estabilizadores: sorvetes, leites e e estabilizadores: sorvetes, leites e aromatizados. aromatizados.

3

4

5

6

7 Provolone Cheddar Edan Gouda Grana-padano Romano Roqueford Brie camembert Gorgonzola

8 As Proteínas dividem-se em dois grupos:  Proteínas do Coalho  Proteínas do Soro

9 PROTEÍNAS DO COALHO Composta de 85 % do total das proteínas, sendo composto Pelas caseínas, que dividem-se em:  - Caseína (encontrada em menor quantidade)  - Caseína  - Caseína (age como estabilizadora) Estas proteínas podem ser precipitadas de dois método: Pelo ponto isoelétrico (adição ou produção de ácidos) cujo pH é 4,6. Pelo ponto isoelétrico (adição ou produção de ácidos) cujo pH é 4,6. Pela adição de renina Pela adição de renina

10 PROTEÍNAS DO SORO Quando a caseína é precipitada, na solução sobrenadante Restam ainda duas proteínas: Lactoalbumina  Lactoalbumina (0,5 %), formam as natas Lactoglobulina  Lactoglobulina (0,2 %) Ambas formam a ricota verdadeira

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22 1 queijomatic equipado com viga e motor para acoplamento de ferramentas, 2 ferramenta para agitação, 3 ferramenta cortante, 4 coador para ser colocado dentro do tanque, 5 bomba para soro, 6 pré prensa do coalho, 7 suporte fixador de ferramentas, 8 cilindros hidráulicos para pré prensa e 9 faca para corte da coalhada.

23 Prensagem Filagem da massa

24 Salga Armazenamento

25

26

27 Fluxograma de Produção do Queijo Mussarela

28 Fluxograma de Produção do Queijo Prato

29

30

31

32

33

34

35

36


Carregar ppt "PRINCÍPIOS DE DERIVADOS DE LEITE Prof.MSc. Elizonete Peres de Farias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google