A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Elaboração de Projetos Sociais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Elaboração de Projetos Sociais"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Elaboração de Projetos Sociais

2 Conteúdo: 1. Planejamento de projetos sociais 2
Conteúdo: 1. Planejamento de projetos sociais 2. Identificação do problema 3. Proposição de soluções

3 Algumas considerações sobre projetos sociais
Ênfase atual na efetividade das ações; Compromisso ético dos gestores de projetos sociais; Participação dos beneficiários e parceiros; Importância da competência técnica; Importância do bom senso e da criatividade; Tudo parece muito óbvio.

4 Ciclo de vida do Projeto
Elaboração Estruturação Realização Encerramento

5 Considerações iniciais sobre elaboração de projetos sociais
A experiência dos avaliadores mostra que geralmente há debilidade na definição e estruturação do problema a ser enfrentado; Outra deficiência está no estabelecimento de estratégias para a consecução eficaz dos objetivos almejados e para a utilização mais eficiente dos recursos disponíveis.

6 Projeto: planejamento para solucionar um problema
Um projeto social deve ser entendido como um planejamento para solucionar um problema. O que pode significar: a resposta a uma demanda insatisfeita por algum bem ou serviço; a adoção de uma nova tecnologia; etc. O projeto distingui-se de outros tipos de planejamento por ter um prazo determinado. Além disso, são previamente estabelecidos: o público-alvo, os resultados esperados, as atividades a desenvolver e os recursos necessários para executá-lo - tempo, dinheiro, equipamentos e pessoas.

7 Projeto... “Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados” (ONU, 1984)

8 Elaboração do projeto As três etapas da elaboração de projetos
Identificar um problema, uma carência, uma situação sentida como deficiente; Pensar em como solucionar o problema ou carência e nas ações que poderiam contribuir para mudar essa situação; Programar em detalhes o que vai ser feito, o que se espera que aconteça como resultado de nossa ação e o que se necessita agenciar e disponibilizar de modo a assegurar a realização.

9 A definição do problema
“Um problema sem solução é um problema resolvido”. Um problema passível de solução deve indicar uma possibilidade de mudança de uma situação atual, considerada indesejável, para a situação futura, que se deseja atingir. Problemas complexos não podem ser resolvidos a partir de um único projeto. Para a definição do problema é necessário fazer um diagnóstico o mais completo possível, reunindo dados atualizados, que possam descrevê-lo em termos qualitativos e quantitativos. A compreensão do problema varia entre diferentes atores, em função dos interesses diversos.

10 A árvore de problemas Partindo-se do problema central, constroi-se a árvore, elencando os efeitos e as causas essenciais. Efeitos Problema Central Causas Obs: A hierarquização dos problemas ajuda, mas pode resultar numa compreensão equivocada quando há uma simplificação drástica das relações de causa-efeito.

11 O poder da intervenção

12 Caso de Brejo da Cruz (apostila) Árvore de Problemas

13 Alternativa à árvore de problemas
Uma alternativa para a identificação do problema seria a análise dos seguintes aspectos: Situação atual; Indicadores do problema; Meios de verificação; Principais causas; Fatores externos; Contribuição específica do projeto; Situação a médio prazo sem o projeto.

14 Árvore de Soluções Partindo-se da formulação do estado final desejado, elenca-se as principais condições que devem ser satisfeitas.

15 Caso de Brejo da Cruz (apostila) Árvore de soluções

16 Escolha de soluções viáveis
Para a escolha de soluções viáveis e realistas devemos: Definir as condições que permitem afirmar que o problema estaria solucionado em sua totalidade; Elaborar um estratégia global de ação para a solução total do problema; Detalhar os componentes parciais que compõe o problema total, bem como as soluções para eles; Estabelecer uma ordem de prioridade para os componentes parciais Estimar os recursos necessários para solução de cada aspecto parcial; Comparar os recursos necessários com os meios disponíveis; Selecionar os componentes parciais prioritários compatíveis com os recursos disponíveis;

17 Identificação e escolha de soluções
 análise de viabilidade (técnica, financeira e operacional);  relevância para certos grupos sociais;  impactos desejados;  custos de manutenção das atividades pós-projeto;  concorrências / convergências institucionais;  riscos previsíveis;  impactos ambientais.


Carregar ppt "Oficina de Elaboração de Projetos Sociais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google