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Marketing Carlos Freire – 2014.2. Gestão da Promoção Carlos Freire 2013 De maneira geral, a maior parte da verba de marketing, em todo tipo de negócio,

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Apresentação em tema: "Marketing Carlos Freire – 2014.2. Gestão da Promoção Carlos Freire 2013 De maneira geral, a maior parte da verba de marketing, em todo tipo de negócio,"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Carlos Freire – 2014.2

2 Gestão da Promoção Carlos Freire 2013 De maneira geral, a maior parte da verba de marketing, em todo tipo de negócio, será destinada às ações de promoção. Por isso, é fundamental que o profissional de marketing entenda como funcionam as negociações com os veículos de comunicação e assim, otimizar as verbas.

3 Gestão da Promoção Carlos Freire 2013 Negociação e Compra de Mídia:. Mídia impressa – Jornal O jornal comercializa os espaços considerando centimetragem medida em centímetros por colunas. No noticiário, cadernos de notícias, o jornal tem 6 colunas x 53 cm de altura (318 cm/col). O Veículo define o valor unitário do cm x coluna, que será aplicado de acordo com a centimetragem do anúncio.

4 Carlos Freire 2013 Negociação e Compra de Mídia:. Assim teremos: Anúncio de ¼ de página terá 3 colunas x 26 cm ou uma centimetragem de 78 cm/col. Se considerarmos o valor unitário de cm/col = R$ 60,00, o preço desse anúncio será de R$ 4.680,00 Gestão da Promoção

5 Carlos Freire 2013 1/4 78 cm/col R$ 4.680,00 3 x 26 cm/col 80 cm/col R$ 4.800,00 4 x 20 cm/col Gestão da Promoção

6 Carlos Freire 2013 1/4 318 cm/col R$ 19.080,00 Página Inteira 200 cm/col R$ 12.000,00 5 x 40 cm/col Rouba Página Gestão da Promoção

7 Carlos Freire 2013 Negociação e Compra de Mídia:. Assim teremos: Nos classificados o critério é o mesmo, devendo-se considerar, porém, que o caderno de Classificados tem 10 colunas ao invés de 6. Existe variação de preço entre edições de domingo e demais dias, em função da tiragem/circulação. Gestão da Promoção

8 Carlos Freire 2013 Mídia Impressa – Revista: A revista segue o mesmo critério mas ao invés de colunas tem formatos fixos. Página inteira, meia página, ¼ de página, coluna, rodapé etc. Gestão da Promoção

9 Carlos Freire 2013 Mídia Eletrônica Rádio: A mídia rádio é comprada com base em número de inserções, tempo de inserção e programação. Pode-se comprar inserções no rotativo, programação aleatória entre 6 e 22h ou pode-se definir o programa desejado. O Valor de cada modalidade é definido unitariamente e multiplicado pelo número de inserções. Gestão da Promoção

10 Carlos Freire 2013 Mídia Eletrônica Rádio: Ainda existem possibilidades, em rádio, de patrocínio de programas, oferecimento, hora certa, tempo, etc. Outra modalidade utilizada é o testemunhal em que o locutor faz a oferta do produto/serviço. As inserções podem ser de 15”, 30”, 45” ou 60”. Outros formatos podem ser negociados. Gestão da Promoção

11 Carlos Freire 2013 Mídia Eletrônica TV: A mídia TV é comprada por inserção/emissora/ programa. As inserções seguem o padrão rádio, 15”, 30”, 45”e 60” havendo restrições para determinados programas. Há a possibilidade de oferecimento, patrocínio, merchadising e em algumas emissoras a compra de tempos maiores para inserções jornalísticas. Gestão da Promoção

12 Carlos Freire 2013 Mídia Outdoor: Existem os outdoors tradicionais. 32 folhas Veiculação por placa e por bi-semana. Possibilidade de escolha de locais e períodos. Gestão da Promoção

13 Carlos Freire 2013 Gestão da Promoção

14 Carlos Freire 2013 Mídia Outdoor: Outra modalidade outdoor é o Mobiliário Urbano. São veiculados nas calçadas ou em paradas de ônibus. São comercializados por circuitos, de acordo com roteiro de linhas de ônibus. Cada circuito tem 100 placas e a veiculação permanece por duas semanas. Gestão da Promoção

15 Carlos Freire 2013 Painel de LED: Os painéis de LED trouxeram outra possibilidade de mídia outdoor de alto impacto. São vídeos de 10”, sem áudio e com veiculação rotativa. Os períodos são de 2 semanas e os valores oscilam conforme o período. Gestão da Promoção

16 Carlos Freire 2013 Orçamento de Campanha: Cabe ainda ao setor de mídia negociar com gráficas, produtoras de vídeos, produtoras de spots, sites e todo e qualquer tipo de fornecedor para a mídia definida. Gestão da Promoção

17 Carlos Freire 2013 Composição do Orçamento de Campanha:. Custos Internos: custos de criação e finalização baseados em Tabela do Sindicato das Agências do Amazonas;. Honorários sobre serviços de terceiros: 15% sobre o valor dos serviços prestados por terceiros (gráficas, produtoras, fotógrafos etc). Custo de veiculação: definido pelo Plano de Mídia, veículos e programação utilizada. Gestão da Promoção

18 Carlos Freire 2013 Composição do Orçamento de Campanha: Gestão da Promoção

19 Carlos Freire 2013 Apresentação da Campanha: Tudo pronto, marca-se uma reunião para apresentação da campanha. Ideal é que a agência disponha de uma sala especialmente preparada para tal. Deverá ter: projeção de imagem de qualidade, som de qualidade, ambiente agradável. Gestão da Promoção

20 Carlos Freire 2013 Apresentação da Campanha: Pode-se apresentar somente a campanha e posteriormente os custos; Pode-se apresentar ambos, simultaneamente. Gestão da Promoção

21 Carlos Freire 2013 Apresentação da Campanha: Nesse ponto, cabe ao cliente aprovar ou não a campanha. Será analisado o aspecto de criação e também o aspecto financeiro. O Cliente pode aprovar o primeiro e não aprovar o segundo e vice-versa. Gestão da Promoção

22 Carlos Freire 2013 Apresentação da Campanha: Caso o cliente não aprove a criação, volta-se à agência para reiniciar o processo de criação, a partir da reunião de briefing. Gestão da Promoção

23 Carlos Freire 2013 Apresentação da Campanha: Caso não seja aprovada a parte financeira, procede-se uma rodada de negociação, em que são esclarecidos os porquês da opção pelos tipos e volumes de mídia e, com base nessas informações, procedem-se cortes ou não. Gestão da Promoção

24 Carlos Freire 2013 No processo de construção da marca do Quiosque de Doces do 6o andar serão necessárias ações de promoção. Elaborar o Plano de Mídia para isso, considerando:. Público alvo;. Praça;.Alocação de Verba: produção, veiculação (em %). Gestão da Promoção


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